Curva de aprendizado em uma linguagem backend

Olá pessoal, sou novo por aqui, fiquei na dúvida se essa seria a categoria correta (caso não seja, peço desculpas desde já). Bom, estou estudando para ser um desenvolvedor web, já tenho um conhecimento em HTML, CSS e JS, mas gostaria de um norte dos mais experientes.
O que seria mais tranquilo de entender e conseguir aplicar: PHP ou Nodejs?
Sei que o node usa JS, mas parece que é mais complicado de entender do que PHP.

PHP é infinitamente mais fácil. Mas como nao é muito usado por grandes empresas, estará menos presente nas vagas que pagam melhor. Entao o fácil pode acabar nao valendo a pena. PHP é mais pra freela.

O ideal é não colocar tecnologia na frente. Primeiro observe as demandas, pesquisando vagas, escolhe o tipo de vaga que mais interessar e estude os requisitos obrigatórios que pedirem.

Nao se limite só a vagas de PHP ou Nodejs, tem vários outros meios bem requisitados pra atender backend no mercado. Exemplos: ASP.NET Core, Java, Python, Ruby on Rails.

Entendi, realmente o PHP se mostra mais simples para aprender, mas por questão de mercado me vejo nesse impasse… Obrigado pelas dicas, vou fazer uma pesquisa de mercado e tentar me apegar aos requisitos não só na tecnologia (o que as vezes é um pouco difícil kkk)