Pessoal,
Estive observando e verifiquei q a curva de aprendizado para o HQL do hibernate é um pouco alta. Alguém que domine o HQL poderia me dizer se levou mt tempo para domina-lo? incluindo querys mais complexas.
Pessoal,
Estive observando e verifiquei q a curva de aprendizado para o HQL do hibernate é um pouco alta. Alguém que domine o HQL poderia me dizer se levou mt tempo para domina-lo? incluindo querys mais complexas.
Caro eduacsp, ja passei e passo pelos mesmos “problemas” que vc, por isso decidi usar Query Nativas em meus projetos. Devido a isso que vc citou, “query mais complexas”.
[quote=mateusprado]Caro eduacsp, ja passei e passo pelos mesmos “problemas” que vc, por isso decidi usar Query Nativas em meus projetos. Devido a isso que vc citou, “query mais complexas”.
[/quote]
isso é realmente um problema…é como se vc tivesse que aprender sql tudo novamente.
concordo com vcs… eu uso sql nativo para consulta… uso o hibernate só para inserções… a menos em querys simples dai da pra usar hql… mas em querys complexas o melhor mesmo e sql nativo… e tbm vc pode executar no console de seu SGDB e depois verificar se esta certo… ja HQL não… tem o hibern8IDE onde vc pode testar seus HQLS la mas ele não é tão rapido e preciso qto aos consoles dos SGDBS como PL/SQL, Oracle Developer…
acho bem mais pratico usar querys nativas para consulta…