"Curva de aprendizagem" é jargão de cascateiro?

“Curva de aprendizagem” é jargão de cascateiro? Porque é um negócio que eu sempre ouvia de líderes e gerentes, mas nunca parei pra pensar sobre ela.

Aparentemente, a idéia dessa curva é que o funcionário, recém-contratado, não tem muito conhecimento sobre o sistema para a qual está trabalhando. E que, com o passar do tempo, esse conhecimento vai aumentando até chegar a 100%, que é quando o funcionário é capaz de desempenhar sua função como seus colegas mais antigos.

Não há uma falha nisso? Pois isso parece fazer mais sentido quando o trabalhador realiza atividades repetitivas. Num caso de um trabalhador do conhecimento, este não estaria sempre aprendendo? este não possuiria conhecimentos prévios? E com isso, a tal curva não deixaria de ser algo tão simples quanto uma linha reta ascendente?

Cara, praticamente tudo em gestão de pessoal é ‘aproximado’.

Né não? 8)

Nunca se chega a 100% de conhecimento, mas como você deve ter visto, é uma curva assintótica - até o ponto em que você se enche daquela tecnologia e vai buscar conhecimentos em outra. Ou você acha que sabe 100% do Java, por exemplo?

Acho que quando se usa este termo esta se referindo a um conhecimento especifico e não todo o aprendizado da vida pessoal.

[quote=thingol]Nunca se chega a 100% de conhecimento, mas como você deve ter visto, é uma curva assintótica - até o ponto em que você se enche daquela tecnologia e vai buscar conhecimentos em outra. Ou você acha que sabe 100% do Java, por exemplo?
[/quote]

Mesmo porque a imensa maioria das tecnologias está sempre em desenvolvimento

Jargão certamente não é. O dia em que você vir um júnior entrar e produzir mais do que um Sênior, troque de empresa. O RH dessa que você entrou é péssimo.

Mesmo que depois de um tempo você se encha da tecnologia, vai ser muito mais fácil para você corrigir o código do que aquele cara que acabou de entrar. Aí o seu problema de rendimento não será na curva de aprendizado, mas na motivação… outro departamento.

É jargão sim (Michaelis: 4 Fraseologia peculiar a qualquer classe, profissão etc. 5 Calão, gíria.)!

Concordo 99,999999999% com o que o thingol (um dos caras mais sensatos do GUJ) disse.