É isso ai meu amigo, tudo grátis! O pagamento só ocorre se vc tiver a necessidade de por exemplo tornar o MYSQL como um produto de sua empresa fazendo alterações no MYSQL para por exemplo se adequar ao seu produto. Se desenvolver uma aplicação usando MYSQL e JAVA sem alterar as características dos mesmos, é free.
Bani
Do ponto de vista do Java, sim, sem nenhuma restrição. Já do MySQL, depende. Ele está disponível por GPL, o que significa que se você concordar com os termos da GPL, é totalmente gratuito. Porém GPL tem aquela cláusula que obriga que outros códigos que utilizem partes GPL também devam estar licensiados de forma compatível. Se a sua aplicação não for GPL, é necessário verificar com mais detalhes se você poderia estar usando o MySQL dessa forma ou se você precisa da licença comercial dele. Isso é importante principalmente em relação a forma que você vai distribuir sua aplicação e como irá “incluir” a instalação do MySQL nela. Se for algo bem separado provavelmente não há problema. Também é necessário verificar qual é a licença do driver JDBC utilizado. Usar GPL em algo não GPL acho pouco provável que cause problemas com a ABES, mas mesmo assim é um fator a ser considerado.
marciolx
alguém pode dizer qual a situação do firebird ou postgresql neste caso?
kuchma
A principio eu pensei que caso voce fosse usar o MySQL apenas como repositorio de dados (uso tradicional que vemos por ai), nao seria necessario adquirir uma licenca comercial, MAS, agora estou com duvidas:
Alguem sabe com certeza se para usar o MySQL em produtos nao-GPL apenas como base de dados (sem alterar fontes, criar novos produtos em cima do codigo, etc - inclusive distribuindo os fontes do MySQL, se fosse o caso) eh necessario uma licenca comercial?
Eu acredito que o MySQL exige uma licenca na grande maioria dos casos onde seu programa não é distribuido sob GPL …
O unico caso que isso nao eh verdade é se vc desenvolve um site que usa o MySQL no servidor Web e vende o servico do site.
Agora se vc vende o site em si (por exemplo um gerenciador de conteudo) ai tem que ter licenca do mySQL (mesmo que ele continue no seu webserver ou em qq cenario).
Se forem aplicacoes stand-alone a maioria precisa, só não precisa se 1) o servidor mySQL estiver na internet E 2) seu programa rodar com qq banco de dados e a escolha pelo MySQL é pura coincidencia :roll: