Custo do Software

11 respostas
Vinicius_Zibetti_Res

Olá, gente eu preciso muito da ajuda dos meus colegas do GUJ, eu fui contratado para desenvolver " 7 " pequenos softwares…

Eles são meio simples, será feito em PHP + MySQL e hospedado num proprio servidor da empresa, eu que serei o responsavel por realizar todos os processos, desde hospedar, criar os softwares, etc…

Eu sei que a base para se calcular o proço do software é por uma estimativa assim: (NHT * CH ) + (CHTPANHT);

Só que eu não sei quanto cobrar pela minha hora por que eu vou trabalahr em casa mesmo para fazer os sisteminhas.

OBS:
"NHT : Numero de horas trabalhas.
CH : Custo da hora
CHTPA: Custo da hora trabalhada em projetos anteriores

Preciso muito mesmo da ajuda de voces, agradeço desde ja.

Se prefirir, me sugiram outras maneiras de calcular este preço.

11 Respostas

rsantik

O negócio é calcular com base no valor/hora.

Por vários motivos:

Cliente começa a pedir uma porrada de coisa que não estava no escopo
Começa a dar problemas
Dependendo do levantamento de requisitos, pode ficar algo para trás que você não imaginou que poderia vir a ter que desenvolver
Cliente começa a pedir modificações durante o projeto
por aí vai… inúmeras coisas podem acontecer

Agora, se você definiu muito bem o que vai fazer, sabe o que pode acontecer, sabe todos os problemas que podem vir a ocorrer, o cliente não sairá do escopo do projeto, aliás, o cliente assinou a minuta de contrato contendo o escopo totalmente definido e etc… Se você conseguir fechar o certo totalmente… Então você pode chegar a um valor segundo sua fórmula matemática.

Mas no geral, cliente não sabe o que quer, começa a saber o que quer quando ver o projeto rodando e já construído… quando começa a ver algumas telas funcionando… começa a pedir alterações, inovações e manutenções…se o cliente não conhecer nada de T.I! então meu… é um valor/hora e bem alto. Você joga na mão do cliente o prazo para conclusão do projeto, se ele começar a pedir muitas alterações, então você tem argumento. O problema é que se o cliente não for da área de T.I, irá achar um absurdo te pagar por hora, nesse caso, prefiro nem pegar, é dor de cabeça. Mas cada caso é um caso.

Abs
Rodrigo Santik

alanbrasil1984

acho que cada projeto tem suas particularidades…

análise de acordo com os mesmos.

mateus.cordeiro

Analise o cliente! :lol: Se ele tem o $$! :lol:

C

O valor a ser cobrado por softwares sempre é uma coisa que confunde a cabeça, eu costumo avaliar o projeto antes para saber se fecho um valor com o cliente ou faço um valor por horas de trabalho, como você vai trabalhar da sua casa é bom você ter em mente quantas horas do dia você irá conseguir disponibilizar para os projetos.

Um dos problemas que vejo com valor/hora, são por exemplo, coisas que nunca tinha feito e não conseguia redimensionar quantas horas preciso para fazer tal tarefa.

Avalie bem o projeto para saber qual maneira seria mais indicada no seu caso.

Até mais.

rsantik

É, então… se você for Junior, por exemplo, deve desenvolver rotina para gerar boleto, talvez você nunca tenha feito isso e precisará fazer… como vc vai saber quantas horas você mesmo levará para fazer isso?

Aí complica! O cliente não vai querer saber se sabe ou não fazer a parada… ele quer que vc faça no menor tempo possível. Aí que entra a dificuldade do cliente te pagar e aceitar o valor-hora.

ter empresa de software é complicado, ou vc é muito experiente para saber o tempo de desenvolvimento dos componentes e classes do sistema, ou vc vai ter dificuldade com esse ponto, em cobrar algo que demorará para fazer.

Vinicius_Zibetti_Res

Hmm… Entendi, então, a empresa ela pode pagar pelos meus serviços, mas não vou cobrar tão caro, eu acho que vou fazer uma estimativa da seguinte forma:

Para cada software desses ( como são relativamente simples ), o (Valor Hora * Horas) + RSXXX (XXX -> Depende da complexidade de cada um deles ).

Eu acho que é uma boa, par ao começo. Até mais Obrigado peloes esclarecimentos.

nathanRayden

Cara, eu fiz o seguinte, e acho bom: vc escolhe seu salário…por exemplo:
vc quer ganhar R$3.000,00 por mês
então vc divide esse valor por 20 (dias uteis da semana)
aí vc pega o resultado e divide por 8 (carga horaria de trabalho)
e o resultado vai dar sua hora trabalhada! aí vc calcula qntos dias vc vai gastar e faz os calculas aí.
Claro q vai dar um valor meio alto, com 3mil por exemplo vai dar 15rs/hr, mas é bom q sempre pedem um descontinho…
ps: não tenha medo de cobrar, pois vai dar trabalho!

Abraço!

rsantik

Se o cliente achar caro, isso quer dizer que ele não valoriza seu trabalho, então é melhor nem pegar, porque no meio do projeto… ele vai te ligar, vai querer modificações, vai te cobrar perguntando se está concluído o projeto, vai perguntar quando você irá terminar… pois você está cobrando por hora, ele vai ficar em cima de você, tenha certeza.

Em São Paulo, por menos de 45 ou 50 reais a hora PJ, eu não fecho com empresa nenhuma, pois sempre tem cliente que paga o seu preço, que entende seu trabalho e precisar do seu produto desenvolvido. Se você não cobrar o justo… vc vai se arrepender depois… experiência própria, se o cliente não aceitar seu preço, não feche… pois o cliente não tem a menor noção do que é desenvolver um software.

maior_abandonado

rsantik:
Se o cliente achar caro, isso quer dizer que ele não valoriza seu trabalho, então é melhor nem pegar, porque no meio do projeto… ele vai te ligar, vai querer modificações, vai te cobrar perguntando se está concluído o projeto, vai perguntar quando você irá terminar… pois você está cobrando por hora, ele vai ficar em cima de você, tenha certeza.

Em São Paulo, por menos de 45 ou 50 reais a hora PJ, eu não fecho com empresa nenhuma, pois sempre tem cliente que paga o seu preço, que entende seu trabalho e precisar do seu produto desenvolvido. Se você não cobrar o justo… vc vai se arrepender depois… experiência própria, se o cliente não aceitar seu preço, não feche… pois o cliente não tem a menor noção do que é desenvolver um software.

é bastante provável que ele diga que está caro… mesmo que ele não ache isso, é até para negociar e especialmente se ele não sabe o como é que se produz um software, a necessidade que se tem coisas como testes e analise (tempo este que você deve considerar na hora de cobrar, mesmo que cobre menos por essa hora, é um erro comum de iniciantes se esquecer de embutir isso no preço).

caso ele ele seja leigo quanto a como se faz software, você precisará ser firme na sua posição e em seus argumentos, mostra-lo que fazer software é caro, explicar por que e não correr atras dele, ele precisa saber que você não está cobrando caro e que se ele não quiser pagar você arruma outro que pague…

drsmachado

nathanRayden:
Cara, eu fiz o seguinte, e acho bom: vc escolhe seu salário…por exemplo:
vc quer ganhar R$3.000,00 por mês
então vc divide esse valor por 20 (dias uteis da semana)
aí vc pega o resultado e divide por 8 (carga horaria de trabalho)
e o resultado vai dar sua hora trabalhada! aí vc calcula qntos dias vc vai gastar e faz os calculas aí.
Claro q vai dar um valor meio alto, com 3mil por exemplo vai dar 15rs/hr, mas é bom q sempre pedem um descontinho…
ps: não tenha medo de cobrar, pois vai dar trabalho!

Abraço!

Engraçado,

drsmachado

São simples?
Qual o conceito de simples?
Existem técnicas para isto, dentre as mais utilizadas está a técnica de pontos por função (PPF).
Há algumas ferramentas online que permitem esse cálculo.
Se você apenas der uma estimativa, o cliente certamente irá retrucar, dizendo que é caro, que já propuseram x% a menos, que você está louco.
Se você chegar lá e mostrar um gráfico, cálculos bem estruturados, terá mais argumentos.
O problema começa aí.
Você estará sozinho nessa. Provavelmente não conhece PPF.
Provavelmente não conhece a fundo toda a estrutura de cada aplicativo, nem a complexidade real deles.
PPF considera, entre outros, complexidade de cada caso de uso (quantidade de flows, main e alternativos, regras de negócios, exceptions possíveis), experiência da equipe, quantidade de recursos na equipe, etc.

Negociar valor fechado pode ser um problema, também.
Suponhamos que você estime cada um em 30 horas. E que a tua hora tenha o valor R$ 20. Cada aplicativo vai render aí uns R$ 600.
Porém, se você ultrapassa as 30 horas de um, terá que trabalhar dobrado no outro período, para não perder mais tempo.

Sugiro, realmente, que você estime valor por hora, considere uma margem de 10 a 20% de excedente, afinal, você pode ser surpreendido pelos riscos (ir muito mal e demorar, ir muito bem e terminar em metade do tempo previsto).

Criado 22 de dezembro de 2011
Ultima resposta 23 de dez. de 2011
Respostas 11
Participantes 8