Tenho 31 anos e agora estou buscando minha GRADUAÇÃO EM INFORMATICA. Pensei em várias instituições: UNIGRANRIO, ESTÁCIO E INFNET.
Minhas condições atuais, não me permitem pagar a mensalidade, mas existe o “tal” FIES.
Sei que depois de 1 ano e meio, após a conclusão da FACUL, passarei 12 anos, aproximadamente pagando a GRADUAÇÃO.
Então vamos as opções:
A 1ª opção: UNIGRARIO:
Sistemas de Informação
Mensalidade aprox. R$ 630,00.
Não pagaria transporte.
Não aceita FIES
A 2ª opção: ESTÁCIO:
Sistemas de Informação
Mensalidade aprox. R$ 700,00
Transporte ida e vinda
Aceita FIES
A 3ª opção: INFNET:
Sistemas de Informação com ênfase em Negócios e Gestão
Mensalidade aprox. R$1250,00
Transporte ida e vinda
Aceita FIES
Minha dúvida éa seguinte:
Na Estacio, meu financiamento de 100% com FIES, vou pagar aprox. em 12 anos R$ 310,00 por mês.
Na INFNET, meu financiamento de 100% com FIES, vou pagar aprox. em 12 anos R$ 570,00 por mês.
Então as perguntas são:
1º - Se eu optar pela instituição / mensalidade de valor mais elevado (nesse caso INFNET), qual seria a vantagem nisso?
2º - Maior a despesa = Maior o salário?
Meu objetivo profissional é trabalhar com gerenciamento de projetos.
[i]
Acho que vou morrer antes de terminar de pagar o FIES rsrsrsrsrs…[/i]
Maior despesa significa maior salário ?
Onde tu ouviu falar sobre algo desse gênero ?
Eu curso universidade pública, custo 0, meu salário não é 0!
Brincadeiras a parte, há muitas coisas que constam para formar um salário e pode ter certeza que o valor que tu pagou na mensalidade da faculdade não entra nessa conta. Obviamente, as “melhores” universidade pagas costumam ser também as mais caras.
Gerência de projetos, entendo. Porque não cursa Sistemas de Informação e busca se especializar (inclusive, durante o tempo de curso) nessa área ?
Você terá uma visão geral (ou não) da área de TI e ao mesmo tempo buscando uma especialização.
De qualquer maneira, se você conseguir ganhar mais que R$ 570,00 / mês depois de terminar o curso (he he he), vale a pena você amortizar parcelas do seu financiamento para não ficar 12 anos preso a ele. Se ainda fosse como um financiamento imobiliário (SAC - sistema de amortizações constantes) - mas a tabela Price é de doer, tanto é que não se usa mais em financiamentos imobiliários.
Até onde eu sei, o FIES não permite o pagamento antecipado das parcelas. São 12 anos corridos mesmo. Contudo, não sei se essa informação procede.
Uma outra pergunta é: Qual é o salário base de um desenvolvedor de sistemas ou analista, que sai fresquinho da faculdade? Porque R$570,00 por mês / 12 anos é uma grana.
Até onde eu sei, o FIES não permite o pagamento antecipado das parcelas. São 12 anos corridos mesmo. Contudo, não sei se essa informação procede.
Uma outra pergunta é: Qual é o salário base de um desenvolvedor de sistemas ou analista, que sai fresquinho da faculdade? Porque R$570,00 por mês / 12 anos é uma grana.
Hoje recebo R$2350,00 e tá na conta! Fala aí. [/quote]
Se você focar exclusivamente no dinheiro, principalmente saindo da faculdade sem experiência profissional, você pode se decepcionar.
Sobre a sua pergunta, a resposta correta ao meu ver é: depende.
A primeira questão que eu levantaria, qual cidade/região?
Se quer seguir a área e tem condições de arriscar, o faça por se interessar e não por exclusivamente a parte financeira.
De fato, você pode amortizar antes - mesmo sendo a taxa de juros bem baixa, porque é um empréstimo subsidiado pelo governo, empréstimos de prazos longos sempre envolvem pagamentos de juros absurdos
[quote=nel]A primeira questão que eu levantaria, qual cidade/região?
Se quer seguir a área e tem condições de arriscar, o faça por se interessar e não por exclusivamente a parte financeira.[/quote]
Não, não é exclusividade financeira. Adoro informatica. Aprendi e estudei com o “doutor” GOOGLE, lógica de programação e passei a desenvolver sites e sistemas em php. Quase que um hobby.
Meu trabalho atual não tem nada haver com isso, mas passo noites acordado estudando programação. No momento estudando aplicativos para Android.
O detalhe, e não um problema, é que tenho uma família para sustentar. Apenas isso!
Moro em Duque de Caxias, Rio de Janeiro…
Nel, agradeço todas as respostas dadas até aqui, mas continuo querendo saber mais opiniões sobre o impacto das FACUL acima,o mercado de trabalho, e despesas com essas mensalidades
estou no 6º periodo de SI (mensalidade ja esta na casa dos R$800) e nesse periodo eu fiz FIES
ou seja… vou utilizar o FIES durante 3 semestre (financiando apenas 50%) assim minha parcela na amortizacao sera de menos de R$100. (MAS PRETENDO PAGAR TUDO A VISTA, a divida no final será de 8 MIL (com juros já inclusos)) Resumindo. se voce puder pagar 50% da parcela… faca isso, irá dar uma quebrada LEGAL na divida final.
Na verdade eu posso inclusive pagar 100%, mas dessa forma eu ficava sem dinheiro pra NADA :shock: . Passava praticamente o ano inteiro em casa sem sair pra lugar nenhum, sem comprar nada. Até a namorada eu perdi por conta da minha lisura :lol:
Passei 2 anos e meio desse jeito (sim, sou um heroi). Mas agora ja deu… fiz o FIES pra ficar mais tranquilo.
E tambem estou pensando em investir num curso de inglês e por isso precisava de uma parte da grana que estava sendo investida na facul.
E a minha ideia não é nem utiliza os tres semestres… proximo ano se a minha condição estiver melhor… CANCELO O FIES NA HORA.
Mas eu pelo menos… nunca faria o FIES 100% durante 4 anos. O valor da divida no final é exorbitante.
[quote=douglaskd]tem o programa escola da familia também,
veja se as faculdades aceitam…
ai você trabalha aos finais de semana 6h/sabado e 6h/domingo em alguma escola e recebe a bolsa como forma de salário.
estou a 3 anos nesse programa, trabalhando atualmente o 4º, só tem um problema, tem que ter muita garra, pois a motivação sempre esta entre 1% e 10%[/quote]
Parabéns! São poucos q vejo neste programa, conheço uma coordenadora de escola q me disse q há vagas sobrando pois os alunos não tem tido tanto interesse, dá pra acreditar?! De qlq. forma anos atrás o programa possuia maior carga horária 8h. Minha opinião é q vale td (FIES, Prouni, EDF, trabalhar na própria facul) qdo. se está começando pra conseguir a tão sonhada faculdade, visto q ganhando como estagiário fica meio difícil conseguir fazer outras coi$a$.