Custom Tags x Velocity

Não tenho experiência com o Velocity, mas recentemente me envolvi com custom tags do JSP em um novo projeto.

Apesar da API pouco amigável (doAfterBody, doStartTag, etc e tal), nada te impede de simplificar bastante a coisa criando classes abstratas como ConditionalTag, LoopTag, etc e tal. Feito isso, fica bastante fácil criar as suas próprias TAGs e organizá-las em vários TLDs.

O resultado é que toda a lógica das páginas JSP fica bem clara através de TAGs, e o designer pode entendê-las e reutilizá-las em todos os lugares do site.

Então fica a pergunta. O que é melhor Custom Tags do JSP ou Velocity ???

Hmmmm custom tags seria uma boa. Para lógica dependendo da empresa custom tags seria melhor que velocity, vamos ver alguns pontos:

Tempo:
Voê teria que criar a livraria e isso usaria tempo de desenvolvimento e teste, sem contar que podem haver erros / bugs que seriam descobertos no meio do desenvolvimento e isso gastaria mais tempo ainda.
Haveria uma prévia análise para se definir quais seriam todas as tags que vocês teriam que criar para suprir todas as necessidades do projeto?
A livraria seria para a empresa ou para o projeto?

Rotatividade:
Sa equipe não tem rotatividade de profissionais fica tranquilo usar pois raramente você vai ter que perder tempo dando treinamento pra outra pessoa que chegou agora e tem que aprender as suas tags. Com o tempo a equipe fica madura e acostumada e então pode-se haver um ganho real de tempo em outros projetos.

Falar que um é melhor que o outro não da, depende muito do contexto, por isso leve em consideração esses pontos e analise o que é melhor para sua empresa.

[quote=“Flin”]Haveria uma prévia análise para se definir quais seriam todas as tags que vocês teriam que criar para suprir todas as necessidades do projeto?
[/quote]