Pessoal, estou customizando um JPanel no netbeans a fim de construir um componente para eu poder usar sempre que precisar.
A ideia é arrastar esse componente JPanel para tela e nele aparecer os outros componentes que estão inseridos neles sem que eu precise inserir e editar o código deles, já que esses componentes são do tipo JComboBox que são alimentados pelo banco de dados…
Vamos ao problema…
Acontece que no netbeans esses componentes que estão sendo adicionados na minha classe JPanel não são mostrados, já fiz um teste sem usar o GUI do netbeans e deu certo. alguém poderia me ajudar me informando poque os componentes não são carregados e como eu poderia reverter essa situação…
Abaixo segue o código da minha classe JPanel
public class JPanelEndereco extends JPanel {
private JComboBoxCidade jComboBoxCidade;
private JComboBoxEstado jComboBoxEstado;
public JPanelEndereco(){
jComboBoxCidade = new JComboBoxCidade();
jComboBoxEstado = new JComboBoxEstado();
super.add(jComboBoxEstado);
super.add(jComboBoxCidade);
}//end contruct
Como está fazendo para adicionar este JPanel customizado no Net Beans?
Porque se mandar add pelo código da janela não vai aparecer mesmo.
O que deve ser feito é compilar sua classe (JPanelEndereco) e arrastá-lo para a janela. O próprio arquivo na aba projetos (fica geralmente à esquerda da tela), clica em “JPanelEndereco.java” e arrasta para dentro de sua janela que ele aparece. Só não pode esquecer que a classe deve estar compilada.
Para adicionar minha classe JPanelEndereco eu adiciono um componente JPanel utiilizando o GUI do netbeans e em seguido vou na propriedades alterar código e altera a instancia da classe JPanel para JPanelEndereco.
Vou compilar minha classe JPanelEndereco e vou fazer o que tu disse se der certo eu aviso…
E me desculpe pelo código, eu realmente não sabia formatar. Vou dar uma olhada no post e da próxima eu posto o código formatado…