Cvs

4 respostas
K

Alguém aqui conhece ou trabalha com CVS para controlar as versões de software?

Gostaria de saber a integração do CVS com a platarforma JAVA e C++

Gostaria ainda de saber sobre as áreas de aplicação do CVS

4 Respostas

B

Não trabalho com CVS, mas acho que aqui vc encontra boas informações:
http://www.jcvs.org/
http://jakarta.apache.org/site/cvsindex.html

:wink:

J

Trabalho e conheço. Sistema muito evoluido para controle de versões. As vezes, vale usar mesmo que vc esteja programando sozinho. Já estive em projetos que precisa programar em mais de um lugar e usei para evitar fazer confusão entre as versões do codigo. Para times, controles de releases, patches é ainda mais recomendado.

Não entendi muito bem o que vc quis dizer por integração. CVS pode gerenciar codigos Java ou C++ sem muitas broncas. Nas versões mais antigas havia problemas com arquivos binarios mas isso não acontece nas mais recentes. Vc encontra clientes Java para uso do CVS e boa parte das IDEs mais caprichadas trazem algum tipo de integração nativa.

Toda e qualquer onde seja necessario controlar versões de documentos, codigos ou outros artefatos.

“Bleeder”:
vc encontra boas informações:
http://jakarta.apache.org/site/cvsindex.html

Essa pagina se refere aos repositorios do projeto Jakarta e não ao uso de CVS. De qualquer modo, o SourceForge provê um conteudo interessante sobre CVS:
Basic Introduction to CVS and SourceForge.net (SF.net) Project CVS Services

valeuz…

K

Legal seu posicionamento em relação ao CVS.

Agora, estava lendo um material sobre essa tecnologia e deparei-me com algumas dúvidas no q diz respeito à alguns conceitos:

1-pode-se realizar a transferência dos arquivos armazenados no repositório q foram modificados para sua área de trabalho, por meio de uma operação de sicronização. Assim, o q seria de fato essa operação de sicronização?

2-O CVS conta com um mecanismo capaz de controlar os acessos simultâneos e as modificações paralelas, garantindo assim a integridade das modificações e atomicidade das operações. O q seria de fato essa atomicidade de operações?

3-O CVS possui mecanismo capaz de identificar e resolver conflitos. Porém esses conflitos identificados são meramente textuais, não existindo nenhuma análise da consistência lógica. Aqui não compreendi muito bem a expressão conflitos textuais.

Obs: esses conceitos foram retirados do livro CVS do Cristiano Caetano.

J

Opa!

Bom essa sincronização é o seguinte:
Cada projeto tem um diretorio abaixo do CVSROOT, que pode estar em um servidor remoto, quando vc pede pra sincronizar, ele verifica as versões que vc tem no seu desktop, com as versões existentes no servidor, e assim ele conseue controlar, o qeu é novo, ou seja, o que vc precisa baixar para se atualizar, ou o qeu precisa mandar para o servidor para atualiza-lo!

“karkara”:

O q seria de fato essa atomicidade de operações?

Essa atomicidade, seria igual ao controle que Bancos de Dados tem em relação a transações, simplificando essa atomicidade seria:
Uma ação é executada sempre por inteiro, e nunca pela metade, se algo ocorrer no meio, o estado anterior a atualização é mantido, fazendo assim com que a integridade seja mantida!

Oque ele quer dizer aqui é o seguinte, quando duas pessoas estão trabalhando com o mesmo arquivo, e depois atualizam o servidor com esse arquivo, o Server CVS tem a capacidade de deixar o arquivo atualizado com as mudanças das duas pessoas, sem que a segunda sobrescreva a primeira, ele faz um “Merge” dos dois arquivos, porém, ele não consegue tratar, esse merge de uma forma lógica, ou seja, ele não trata a lógica dentro desses arquivos, somente faz merge de texto.
é meio complicado de explicar esse ponto aqui, pq tbm, eu não sei como é que o CVS faz isso, só sei que faz =)

Bom espero te ajudado!

Abraços!

Criado 24 de setembro de 2004
Ultima resposta 26 de set. de 2004
Respostas 4
Participantes 4