Nunca trabalhei com cvs e estou precisando montar um…como seria, no eclipse conesgui fazer uma conexao com um servidor remoto, no qual criei o arquivo CVSROOT, a partir dai como faco para colocar o codigo nesse diretorio…inclusive se alguem puder dar uma repassada no conceito de cvs eu agradeco pois nao sei se o q sei sobre isso e o suficiente…
eu uso o CVS do Eclipse… bom… como vc sabe vc precisa ter um servidor de CVS para se conectar neh… isso acho que vc ja fez…
bom, tem uma Perspective do Eclipse que permite visualizar os CVS, em Windows -> Open Perspective -> CVS Repository
bom dai vc cria a conexao la pro seu CVS e tal… e dai manda baixar os arquivos… acho que eh sincronize with Team alguma coisa assim… dai ele vai baixar pro seu hd e criar o projeto no seu WorkSpace… dai depois quando vc editar alguma coisa, ele ja aparece pra ti em CVS Sinchronization (uma outra Perspective) dai o que ele faz é mandar os arquivos para o servidor …
bom… basicamente é isso… nao lembro bem certinho os caminhos e tal… pq o projeto que estava usando CVS anda meio parado dai esqueci os nomes e tal…
mas qualquer coisa eh soh pedir… =)
abraço ai.
M
marceloedreiPJ
na verdade eu nao tenho um servidor CVS nao corretamente, eu criei em servidor uma pasta /home/marcelo/cvs coloque os dados necessarios para a conexao gerava o erro q nao existia o arq CVSROOT eu criei esse arq nesse dir ele conecta blz, mas como proceder para colocar o codigo porq eu coloquei nesse dir algumas classes e alguns .java porem ele nao enxerga nenhum…
Obrigado
Marcelo
M
morcegaoPJ
Bom no conceito eu posso ajudar, pois já trabalhei com o SourceSafe… Lá vai:
Conceito: Sistemas de controle de versão são utilizados para desenvolvimento em equipe. No servidor ficam os arquivos do projeto. Quando alguém precisa utilizar aquele arquivo, ele dá um “check-out”. Significa que ele vai alterar aquele arquivo e isso faz com que ninguém mais possa alterar aquele arquivo. Isso evita a sobreposição de alterações que foram feitas por dois programadores (já que eles não podem alterar o mesmo código ao mesmo tempo). Bem, terminadas as alterações o sujeito dá um “check-in”, voltando com as alterações para o sistema de controle de versões (SCV) e liberando aquele arquivo para que as demais pessoas possam utilizá-lo.
Vantagens:
Bom, com o check-out e check-in, as versões com as alterações podem ser armazenadas no SCV e pode-se exibir as alterações que foram feitas nos arquivos (já que tem-se as várias versões do mesmo arquivo).
Com o sistema bem definido, a produtividade é maior, pois haverão várias pessoas desenvolvendo o mesmo projeto.
Não há alterações permitidas sem o check-out, o que deixa claro onde foram feitas as alterações;
Desvantagens:
Er… hum… bom… e… Tem alguma desvantagem??? Acho que uma dela é quando um sujeito mais distraído não dá check-in nos arquivos alterados, barrando o andamento do projeto…
Clareou :?:
M
marceloedreiPJ
realmente eu estava longe de ter um servidor cvs rodando eu encontrei esse tutorial q explica bem como configurar um:
agora falta aprender como trabalhar nele atraves do eclipse!??
Ate mais…
B
baronePJ
Olá, estou com a mesma dúvida…
Como instalo o servidor CVS…onde posso fazer o download e existe algum tutorial ensinando configurar???
aguardo retorno,
Obrigado!
M
marceloedreiPJ
Ate mais!!!
R
RafaelJPJ
Eu utilizava o SOurceSafe e to tentando utilizar o CVS agora.
No SourceSafe eu tinha aopção de check-out, onde eu reservava o arquivo para mim, e ninguém mais poderia editá-lo até eu dar um check-in, no CVS eu tenho essa opção?
B
baronePJ
Obrigado pelo retorno, mas eu uso WINDOWS e o tutorial é pra LINUX…sabe onde posso ver algum tutorial para WINDOWS??
valeu!
J
jack_ganzhaPJ
Desvantagens em usar um sistema para gerenciamento de versões tambem não consigo ver. Mas, talvez, uma comparação com outros sistemas do genero possa mostrar alguns pontos do CVS que podem melhorar. Em especial, configura-lo no Windows é um SACO!
valeuz…
B
baronePJ
Poxa, que legal…
R
rashiPJ
da onde que o cvs bloqueia arquivo?
aqui na empresa deu o maior rolo, pq tinha 3 pessoas no projeto, 1 usando eclipse (eu), 1 usando netbeans e outro usando JBuilder. Em nenhuma das três ferramentas havia opção de chek-in ou check-out, ou seja, bloquear e desbloquear arquivo, somente atualizar e enviar.
O pior é que, duas pessoas mexendo no mesmo arquivo, deu o maior fuzuê. O CVS colocou caracteres diferentes em um arquivo javascript para indicar quem tinha mudado o quê. Resultado: um site inteiro deixou de funcionar por causa disso, porquê os browsers eram incapazes de processar o js.
se alguém souber como faezr estas 3 ferramentas exibir opção de bloquear arquivo, agradeço.
P
pcalcadoPJ
Olá,
Use Subversion. Alémd e ser melhor que o CVS, mesmo sua versão windows funciona melhor que o cvsnt, os plugins para eclipse e clietnes standalone são ótimos. Tem um tutorial no GUJ
nem todo SCM bloqueia arquivos diretamente, geralmente você tem que fazer um lock explicito (perforce e Subversion trabalham assim). Não necessariamente isso é ruim, basta fazer um merge.
Se sua empresa trabalha com ]integração contínua, você não costuma ter muitos problemas. Se faz integração big-bang… boa sorte