Sei que eu nem devia estar perguntando isto pq é errado, mas é mais por curiosidade que eu queria saber:
Fica algum fiscal com a gente na hora do exame ?
Você fica sozinho na sala ou tem mais gente ?
Será q tem como fazer uma “colinha” c/ algumas anotações mais importantes num papelzinho e colocar no bolso p/ “dar uma consultada” hehehe ?
Não me xinguem por favor, eu sei q tenho q aprender de verdade sem ter que colar para ser um bom profissional. Mas é mais uma curiosidade, não estou dizendo q vou fazer… Mesmo pq é muita coisa q cai no exame e se eu for fazer papéizinhos vão ser centenas !!!
Obrigado
Franklin
Sinceramente, não conheço ninguém que programe Java sem consultar algo, nem que seja a pagina de help da API, isso quando não usamos vários livros. Exames que testam a sua memória, e não o seu conhecimento e raciocínio, para mim, não provam nada. Ou melhor, provam que quem fez exame teve muita preguiça de pensar para fazer questões decentes…
(Resumindo: eu acredito que DEVE-SE ser feita uma colinha para qualquer exame, contanto que tenha sido você quem tenha feito)
E o pior é que eu nem respondi a sua pergunta…
DEUS SEJA LOUVADO!
Olha… eu nao fiz a prova ainda, mas ate onde eu sei, na hora da prova voce fica sozinho, com uma camera vigiando todos os seus movimentos.
:roll: Na verdade, quando você faz o exame você fica numa sala com um vidro atrás de você, onde pessoas podem ver o que você faz, além de uma câmera com infrared que pode até te ver no escuro se faltar energia, fora os eletrodos grudados no seu corpo que monitoram cada movimento do seu corpo, avisando o moderador do exame sobre movimentos suspeitos e mais um compreendedor de voz, feito em java que grava sua respiração e o que você fala.
Melhor você estudar bem, amigo!
:evil:
Os caras tmb nao deixam um policial com uma metralhadora pra te fuzilar caso faca algum movimento brusco?
Concordo com o Andre, exames que testam a memoria sao uma piada. Faculdade eh uma piada, ainda mais de informatica. Eh irreal exigir que alguem saiba tudo de cabeca.
Mas, infelizmente, a historia eh diferente. E o pessoal fica te vigiando com uma camera mesmo ( ate onde sei ).
[]'s
Rafael Steil
DEUS SEJA LOUVADO!
Esse sistema atualmente utilizado realmente não é dos mais corretos. Mas imaginem se fosse liberado levar papéis com “cola”? Seria uma bagunça.
Temos que nos submeter a gastar milhares de reais com uma faculdade (isso para aqueles que nao conseguem adentrar em uma faculdade federal) e fazer estes testes de certificação, porque a sociedade é falsa e dá mais valor a quem tem um pedaço de papel pendurado em uma parede do que quem tem mais inteligência. ( Falo isso porque nao tenho faculdade e já perdi vaga de emprego para cada pessoa burra que não sabiam nada de informática).
Por isso estou agilizando minha entrada em uma faculdade.
Então galera, o lance é estudar mesmo e tirar o máximo de certificações possíveis.
Só lembrando… pelo que me disseram, quem tenta colar numa prova de certificação, fica em uma espécie de lista negra que as empresas tem acesso e a pessoa que colou não pode mais tentar tirar a certificação. não sei se isso é verdade , mas foi o que me disseram.
[]s
queria deixar claro: a prova do SCJP nao eh decoreba nao, a nao ser pela java.awt e java.io, coisa que hoje em dia nem cai mais, porque eles perceberam que o melhor dos programadores, programa com a API aberta…
passar no teste mostra se voce tem algum conhecimento do assunto sim. e se voce colar e passar, sendo que voce nao iria passar, um profissional java descobre isso em 1 minuto de conversa com voce, ou menos.
é verdade isto,
você tem que ter apenas o basico decorado, 99.% do exame é raciocinio, verificar o que vai acontecer executando um trecho de codigo, ver se código mostrado contem erros, …
muito poucas questões do teste não são sobre um trecho de código mostrado, perguntando o comportamento do código java.
o teste verifica se você sabe utilizar os requisitos, e não se você decorou o texto do help ou dos manuais.
achei o teste muito bem formulado, um dos poucos que acho que realmentetesta se você sabe alguma coisa 
Pois é. Eu até ia falar que uma colinha podia ser legal
, mas depois de todo o pessoal falando que não precisa decorar nada… 
Acho que tem até outro fator que conta.
A gente gosta de java! Por algum motivo maluco achamos legal, então acho que não é uma tortura estudar. 
[]'s