Dá para viver sempre com desenvolvimento?

Opa :smiley:

Acabei de ler a discussão sobre a ‘troca’ de profissionais experientes por estags e queria saber a opinião da galera do fórum.

Alguém pretende ficar na parte de programação por mais um bom tempo? Acredita que dê para tirar uma grana boa quando tiver uma família e filhos?

E para qm for sair, o que pretende fazer?

[]'s

Cara… se voce é bom desenvolvedor, comprometido, entrega tudo no prazo, criativo, tem titulos (faculdade, pos, certificacao) etc… vai ganhar muito bem, mas muito bem mesmo (mais que o suficiente pra sustentar familia), porque a carência no mercado é muito grande… como disseram em outros posts, hj em dia as empresas tao catando qq coisa pq o mercado nao tem muita gente qualificada.

Agora obviamente penso que ng quer viver de desenvolvimento a vida inteira… talvez depois dos 30 tu pensa em fz um mestrado pra dar aulas ou um cargo de gerencia de projetos… ai so Deus sabe… []s

[quote=caduengenheiro]Cara… se voce é bom desenvolvedor, comprometido, entrega tudo no prazo, criativo, tem titulos (faculdade, pos, certificacao) etc… vai ganhar muito bem, mas muito bem mesmo (mais que o suficiente pra sustentar familia), porque a carência no mercado é muito grande… como disseram em outros posts, hj em dia as empresas tao catando qq coisa pq o mercado nao tem muita gente qualificada.

Agora obviamente penso que ng quer viver de desenvolvimento a vida inteira… talvez depois dos 30 tu pensa em fz um mestrado pra dar aulas ou um cargo de gerencia de projetos… ai so Deus sabe… []s[/quote]

Eu acho que o mercado vai estar com mais gente em breve! E quando estivermos com nossos 40, 50 anos, não será tão fácil achar uma vaga que nem é hj, independente de ter títulos ou outras características!

E tb penso que deve ter aquele que quer programar sempre! hehe

David,

Eu penso parecido com o cadu. Primeiramente eu não pretendo sair da área do desenvolvimento, mas sim crescer dentro dessa área, e atingir um cargo de gerência (Ex. Gerente de Projetos).

Dar aula, é uma experência muito legal, tive algumas oportunidades e gostei bastante. Pretendo seguir em frente.

Mas acredito que não conseguiria viver fora da área de desenvolvimento de software.

David.

Sempre bato na mesma tecla, mas vamos lá…

Quantidade não é sinônimo de Qualidade, atualmente já existem vários profissionais de TI, mas infelizmente a maioria são picaretas, fizeram uma faculdade lá que não agrega em nada e estão aí…

Como disse o cadu, se fizer tudo certinho, comprometer-se ao seu trabalho efetivamente, ser criativo, inovador e persistente, nós desenvolvedores vamos ganhar bastante sim.

E eu penso assim, desenvolvimento não é só saber de Java ou linguagens afins, mas sim ter a visão empreendedora e estrategista, fazer com que seu estilo de desenvolvimente seja único, para que não cometamos erros dos mais antigos, que sabem bastante da linguagem e nada de negócios…

Meu sonho é abrir uma empresa de desenvolvimento, muitos vão criticar e criticam pq dizem que já existem muitos, mas isso não faz com que eu desista. Então se gosta de desenvolvimento tire o máximo de proveito dela, procure entender gestão de projetos, eng.software, gestão de pessoas, linguagens de programação(tem cliente q exige padrão MS) e seja o “CARA”!!!

Mas essa é uma questão natural na vida de “TODAS” as pessoas oras, não só de informática.

Aqui no Brasil principalmente há um grande preconceito contra pessoas mais velhas, principalmente acima de 40 anos.

O ideal seria juntar uma boa grana, imóveis, investimentos, agora enquanto somos jovens, pq como um colega nosso disse, quando chegar a idade, não adianta ter 435 certificações e 782 pós-graduações.

Mas isso é natural em quase todas as profissões.

[quote=clodoaldoaleixo]Mas essa é uma questão natural na vida de “TODAS” as pessoas oras, não só de informática.

Aqui no Brasil principalmente há um grande preconceito contra pessoas mais velhas, principalmente acima de 40 anos.

O ideal seria juntar uma boa grana, imóveis, investimentos, agora enquanto somos jovens, pq como um colega nosso disse, quando chegar a idade, não adianta ter 435 certificações e 782 pós-graduações.

Mas isso é natural em quase todas as profissões.

[/quote]

imagino que a maioria quer chegar nos 40 como doutor dando aulas ou emprreendedor ou gerente de TI … chegar nos 40 procurando softwarehouse pra ser desenvolvedor pra mim é sinal de derrota.

[quote=caduengenheiro]
imagino que a maioria quer chegar nos 40 como doutor dando aulas ou emprreendedor ou gerente de TI … chegar nos 40 procurando softwarehouse pra ser desenvolvedor pra mim é sinal de derrota. [/quote]

E chegar aos 40 com softwarehouses disputando seu “passe” de desenvolvedor a tapa, seria derrota também?

Garanto que virar um doutor, empreendedor ou gerente não significa sucesso na carreira, ao contrário do que muitos acreditam.

[quote=s4nchez][quote=caduengenheiro]
imagino que a maioria quer chegar nos 40 como doutor dando aulas ou emprreendedor ou gerente de TI … chegar nos 40 procurando softwarehouse pra ser desenvolvedor pra mim é sinal de derrota. [/quote]

E chegar aos 40 com softwarehouses disputando seu “passe” de desenvolvedor a tapa, seria derrota também?

Garanto que virar um doutor, empreendedor ou gerente não significa sucesso na carreira, ao contrário do que muitos acreditam.[/quote]

ola … quando mencionei sinal de derrota… .quis dizer que uma pessoa aos 40 anos com certeza vai querer uma vida estável, nao ficar pulando de galho em galho como alguns de nós hoje fazemos saca?

Virar doutor nao siginifica sucesso, mas com certeza te dá uma grande chance pra isso

Geralmente, significa cabelos brancos (ou falta deles), ataques cardíacos e altos níveis de stress.

Ou eu estou confundindo com gorduras trans.

Na minha opinião a pessoa deve fazer o trabalho que esteja adequado ao seu perfil, e que seja algo de que goste, não importando muito a idade.

Por exemplo, aqui onde trabalho há várias pessoas com mais de 50 anos que programam em Cobol,Cics e Db2, e que estão muito satisfeitas com suas atividades atuais. Acredito que algumas dessas pessoas chegam a ganhar mais do que alguns gerentes.

Se você perguntar a essas pessoas se querem ser coordenadores ou ter algum cargo maior na hierarquia da empresa, alguns não vão aceitar porque simplesmente não tem o perfil adequado. Talvez não gostem de participar de toda a politicagem que esse tipo de posição exige, e, também, já estão tão acostumados com seu serviço que pra eles já faz parte da rotina.

Concordo com o q li por ai que diz q quantidade é diferente de qualidade. Hj vc ter certificacoes já não comprova que vc realmente é bom quando precisa aplicar a tecnologia. Assim como faculdade ou pós-graduação também só comprovam que vc estudou quando precisou. Experiencia conta, mas tb não é td. Mtas vezes é preciso tb ter QI(isso mesmo, quem indica) para atingir sucesso profissional.
Quanto a gostar do que faz… conheço gente mto mais nova que isso que trabalha com essas tecnologias. Apesar de elas serem consideradas “arcaicas” ainda existe mto mercado para seus profissionais.
Sem duvida se vc pretende ser pos graduado vc precisa se empenhar nisso, o que traz stress. Mas vcs jah trabalaharam em algum projeto “bomba” pra ver o q eh stress na area? seja como programador ou analista, os cabelos caem!
Se pretendem continuar como programadores… apos tanto tempo ao menos se tornem senior.
:smiley:

flw.

Interessante ter abrido este topico, pq já estava com uma dúvida cruel também.

Um cara veio e me disse: “Olha cara, sabe, quem tá fazeno essas faculdades do ramo de informatica e softwara, vai se ferrar daqui 5 anos, quando o mercado tiver saturado e tal, pq eu vejo, tem muita, mas muita gente fazeno essas coisas.”.

Vos pergunto se ele tem razão.

[quote=duvidante]Interessante ter abrido este topico, pq já estava com uma dúvida cruel também.

Um cara veio e me disse: “Olha cara, sabe, quem tá fazeno essas faculdades do ramo de informatica e softwara, vai se ferrar daqui 5 anos, quando o mercado tiver saturado e tal, pq eu vejo, tem muita, mas muita gente fazeno essas coisas.”.

Vos pergunto se ele tem razão.[/quote]

Eu acho que sim! Foi por isso mesmo que eu abri o tópico.

Hoje a gente tem seus 20, 25 anos e ganha bem acima da média do que as pessoas de nossa idade em outras áreas. Temos esse padrão de vida e quando estivermos com nossas famílias, isso não será o suficiente. Será que essa nossa média vai ser suficiente quando estivermos mais velhos?

Não adianta se iludir pq hj o valor hora de um senior é R$40 - R$50, mas a tendência é abaixar. O mercado vai ficar saturado e novas tecnologias irão surgir. Sim, devemos aprender novas tecnologias e tudo mais, mas depois de ralar durante 20 anos, alguém acha que vai qrer aprender uma nova tecnologia e continuar programando?

Alguém ai em cima falou de virar Sr., eu descordo pq se vc continuar apenas como analista, vc vai morrer analista e vai estagnar sua vida antes do que imagina. Não sei onde cada um aqui pretende chegar, mas eu não quero trabalhar 30 anos e ver que ainda sou um analista, a mesma coisa que eu era 30 anos átras qdo eu comecei. Só muda que ao invés de junior, sou senior.

Eita. Então digamos, que eu vou me ferrar, já que irei começar faculdade ano que vem. :shock:

[quote=duvidante]Eita. Então digamos, que eu vou me ferrar, já que irei começar faculdade ano que vem. :shock:

[/quote]

Esse é meu ponto de vista. Minha facul trancada ( Sistemas de Informação ) e to pensando em ir para outro curso.

A discussão está boa…

Por isso que é sempre bom você focar seu negócio, eu mesmo estou investindo em Marketing, fazendo pesquisas mercadológicas, estudando web semântica, data mining, web mining e áreas afins, pois devemos ter foco!!!

Por favor gente, não desistam da faculdade por causa disso, a culpa é nossa, se estagnamos no cargo é por falta de iniciativa. Falta legislação em nossa profissão, CRM, CRF, OAB??? Qtos advogados e médicos são formados por ano? E qtos deles conseguem serem aprovados no Conselho Regional?

Tem um monte de faculdade barbante por aí, formando bastante “profissionais” de mão de obra barata. Se alguns reclamam aí em São Paulo que é grande o mercado e pagam bem, vcs não viram nada aqui no Paraná!!!

Façam uma pesquisa… Vejam as pessoas que abrem softhouses(as boas msm) e perguntem a formação deles… A maioria é administrador, engenheiro civil, publicitário, marketeiro… Por isso que na minha opinião, nós somos culpados pela nossa visão restrita de mercado. Desenvolver todo mundo desenvolve, resolver não são todos que resolvem.

[quote=davidpadilha][quote=caduengenheiro]Cara… se voce é bom desenvolvedor, comprometido, entrega tudo no prazo, criativo, tem titulos (faculdade, pos, certificacao) etc… vai ganhar muito bem, mas muito bem mesmo (mais que o suficiente pra sustentar familia), porque a carência no mercado é muito grande… como disseram em outros posts, hj em dia as empresas tao catando qq coisa pq o mercado nao tem muita gente qualificada.

Agora obviamente penso que ng quer viver de desenvolvimento a vida inteira… talvez depois dos 30 tu pensa em fz um mestrado pra dar aulas ou um cargo de gerencia de projetos… ai so Deus sabe… []s[/quote]

Eu acho que o mercado vai estar com mais gente em breve! E quando estivermos com nossos 40, 50 anos, não será tão fácil achar uma vaga que nem é hj, independente de ter títulos ou outras características!

[/quote]
Programar vai virar commodite, aliás já é… O que vai dar $$$ é ser analista de negócios e sistemas, entender no negócio e saber conversar tanto com o programador como com o cliente.

Geralmente, significa cabelos brancos (ou falta deles), ataques cardíacos e altos níveis de stress.

Ou eu estou confundindo com gorduras trans.[/quote]
Sim vc se confundiu, gordura trans é mais saudável.

[quote=luidhi][quote=davidpadilha][quote=caduengenheiro]Cara… se voce é bom desenvolvedor, comprometido, entrega tudo no prazo, criativo, tem titulos (faculdade, pos, certificacao) etc… vai ganhar muito bem, mas muito bem mesmo (mais que o suficiente pra sustentar familia), porque a carência no mercado é muito grande… como disseram em outros posts, hj em dia as empresas tao catando qq coisa pq o mercado nao tem muita gente qualificada.

[/quote]
Programar vai virar commodite, aliás já é… O que vai dar $$$ é ser analista de negócios e sistemas, entender no negócio e saber conversar tanto com o programador como com o cliente.[/quote]

Não vejo a hora de parar de escrever código… é sempre onde a bomba estoura. É sempre o cara que fica até mais tarde é sempre o cara que precisa perder feriados e fins de semana…