Dá para viver sempre com desenvolvimento?

Sempre tem um pra dizer que o “mercado vai saturar”…

Mercado nunca satura. Pelo menos não de bons profissionais!

Advogado de porta de cadeia tem aos montes no Brasil. E ainda assim direito dá dinheiro. Administrador, tem a rodo. E fazer Adm dá dinheiro. Mas pq tem tanta gente que reclama?

Geralmente os que reclamam são aqueles que acreditam que só o diploma já dá emprego. E não é bem assim!

O diploma facilita muito. Certificação também. Mas quando vejo uma toupeira que acabou de se formar em ciencia da computação e não sabe fazer nem um protótipo no Visual Basic, entendo pq tem gente que reclama que não tem emprego.

E voltando à pergunta do tópico, cara, isso depende da sua postura. Se o cara continuar trabalhando sempre do mesmo jeito, não cresce não. Quem não muda não cresce.

Agora se você quer mesmo ganhar dinheiro, não adianta ser desenvolvedor, gerente, médico, diretor se não aprender duas regras bem simples:

Nunca gastar mais do que ganha
Fazer o dinheiro trabalhar por você (e não você trabalhar pelo dinheiro)

Uma boa leitura sobre o assunto é “Pai Rico, Pai Pobre”. Não me lembro o autor agora.

Vai mudar bastante sua visão sobre ganhar dinheiro e trabalhar.

Boa pedida Josenaldo.

Inclusive se puderem, leiam todos os livros da série Pai Rico, Pai Pobre.
E entrem no site www.richdad.com.

O céu é o limite!!!

[quote=josenaldo]Sempre tem um pra dizer que o “mercado vai saturar”…

[/quote]

Não é saturar cara, mas desenvolvimente como o Luidhi diz vai virar commoditie.
Em 2002 já se dizia isso http://www.mordecki.com/ebusiness/teconlogia_comoditie/teconlogia_comoditie.shtml… imagina hoje.

Sim… dá mesma forma que essas carreiras se banalizaram… desenvolvimente hoje em dia está banalizado. Claro, existem desenvolvedores muito bons, mas existem horríveis também, igual a advogados, médicos, adms etc.

Concordo com você.

Concordo com você quando você se refere á um protótipo em VB. Mas se você for pegar um sistema parrudo, não dá pra enfiar no colo de um recém formado… o cara pode ser o fodão do algoritmo, o nerd dos nerds… Mas o cara vai quebrar a cara pq não tem experiência (claro que existem exceções, em todos os lugares, mas em 99% dos casos é assim)… E é nesse buraco que as empresas acabam caindo… e é isso que torna desenvolvimento uma commoditie.

[quote=josenaldo]
Agora se você quer mesmo ganhar dinheiro, não adianta ser desenvolvedor, gerente, médico, diretor se não aprender duas regras bem simples:

Uma boa leitura sobre o assunto é “Pai Rico, Pai Pobre”. Não me lembro o autor agora.

Vai mudar bastante sua visão sobre ganhar dinheiro e trabalhar.[/quote]

i++

[quote=josenaldo]Sempre tem um pra dizer que o “mercado vai saturar”…

Advogado de porta de cadeia tem aos montes no Brasil. E ainda assim direito dá dinheiro. Administrador, tem a rodo. E fazer Adm dá dinheiro. Mas pq tem tanta gente que reclama?

Geralmente os que reclamam são aqueles que acreditam que só o diploma já dá emprego. E não é bem assim!

O diploma facilita muito. Certificação também. Mas quando vejo uma toupeira que acabou de se formar em ciencia da computação e não sabe fazer nem um protótipo no Visual Basic, entendo pq tem gente que reclama que não tem emprego.

E voltando à pergunta do tópico, cara, isso depende da sua postura. Se o cara continuar trabalhando sempre do mesmo jeito, não cresce não. Quem não muda não cresce.

Vai mudar bastante sua visão sobre ganhar dinheiro e trabalhar.[/quote]

Nossa, me aliviou.

Já fiz alguns (poucos) sistemas em Java q algumas empresas daqui pediram, nunca ouvi reclamações, então, acho q essa é uma área q eu posso me dar bem, talvez a única q eu saiba ser competente, e por isso, fiquei meio preocupado com os depoimentos anteriores.

O q eu sempre pretendi é iniciar como programador, passando pelo analista, engenheiro, arquiteto, e tudo o q eu tenho direito.

Não creio que nossa carreira está banalizada. Tenho observado que aqui no GUJ falam de desenvolvimento como se os únicos empregos estivessem restritos a RJ e SP, o que não é verdade. Não sei como anda aí, aparentemente tem emprego de sobra, mas em boa parte do país, está faltando computeiro! Até menino da lan house é contratato pra fazer site por falta de gente competente pra assumir.

Espaço no mercado ainda tem demais! Tanto tem que tem muitos aqui que tratam a empresa como namorada: basta aparecer uma mais “bonita” que já corre… rsrsrrs

Mercado saturado é o de vendedor. E mesmo assim, os bons sempre adquirem seu espaço.

Resumo da história: não se pergunte se dá pra viver sendo desenvolvedor. Se pergunte o quão longe você é capaz de ir fazendo aquilo que você gosta!

Torça para sua namorada nunca achar este post.

1 curtida

Amo gordura trans!!

E trabalho em um softwarehouse de TEFDedicado… que por sinal meu patrão tem uns 40 anos, é o melhor programador que eu já vi na minha vida… e o ramo ta dando muito dinheiro!

por isso desconsidero a derrota já falada =)

Gente, pelo amor de Deus! Gordura Trans é PÉSSIMO para o organismo!!!

http://www.anvisa.gov.br/faqdinamica/asp/usuario.asp?usersecoes=28&userassunto=104

Tanto que foi criada uma lei que obriga todos fabricantes de alimentos manter no rótulo de seus produtos a quantidade de gordura trans presente. E os alimentos que têm gordura trans zero costumam deixar isso bem destacado na parte frontal da embalagem.

Eu costumava brincar com meus amigos que “Bacon é vida, disposição e energia”. Agora vou ter que mudar a frase para gordura trans pra ficar atualizado.

Falando do tópico, é aquela velha história de sempre: se você quer se realizar profissionalmente, faça o que gostar. Se você quer ganhar dinheiro, vá ser patrão. Se você gosta de mandar nos outros, é uma situação win-win.

[quote=lina]

…que por sinal meu patrão tem uns 40 anos, é o melhor programador que eu já vi na minha vida… e o ramo ta dando muito dinheiro!

por isso desconsidero a derrota já falada =)[/quote]

ele é o que seu? Entenda que a derrota nao é programar aos 40 anos, mas sim chegar aos 40 na mesma escada que uma bela jovem como voce. Agora como ele é seu patrão, provavelmente ele evoluiu, entao nao é um derrotado.

O problema do país é que não possuímos a cultura da carreira Y. Veja o caso de profissionais como Gavin King, Martin Fowler …

Quantos de nós se tornará um profissional como eles ? Exatamente por essa visão de que um programador aos 40 é um derrotado.

Outra coisa, aqui no Brasil faltam empresas que desenvolvem softwares para o mercado global, como Adobe, Emagic, BEA, Oracle, Vignette e por aí vai …

Acho que está na hora dos novos empreendedores começarem a tentar esboçar a possibilidade de competir no mercado global de software, exportando capital intelectual não somente como OffShore, mas sim, empregando uma marca e agregando valor.

Eu até concordo, kenobi, mas qual país possui cultura de carreira em Y?

King é consultor para um produto, exatamente como os da Oracle, IBM e demais. Fleury não me aprece mais técnico hoje em dia (quer dizer, quando estava no comando do JBoss) do que Schwartz, por exemplo.

Concordo com o shoes - nao conheco nenhum pais onde carreiras em Y sao encorajadas culturalmente. Isso eh uma coisa que varia da cultura da empresa, nao do pais.

Na ThoughtWorks, por exemplo, a gente tem esse esquema (Martin Fowler, Rebecca Parsons, Neal Ford e Fred George sempre foram tecnicos, ora ou outra partindo pra algo mais showman), mas na grande maioria das empresas que eu conheco, bom…

Isso me lembra de um velho texto sobre carreira em Y…

http://www.wikidoido.com/Carreira_em_y

Exato caduengenheiro, era isso que eu estava falando!

josenaldo,

Gostei muito do que vc escreveu, mas eu acho que sua idéia é válida para hoje em dia e não para um mercado daqui alguns anos! Algúem falou sobre o mercado estar banalizado, eu concordo pq temos muitos ‘micreiros’ e ‘programadores’ por ai.

As vezes dá medo de ocorrer uma banalização com Java do mesmo jeito que ocorre com PHP e outras linaguagens, ou uma banalização maior em nossa área.

Essa banalização ocorreu com Visual Basic. No entanto, bons programadores continuam ganhando bem.

Hoje temos uma situação onde as empresas estão à procura de funcionários. Tanto que algumas chegam a contratam gente sem experiência, para depois treinar.

Se a oferta por profissionais crescer mais do que a demanda, coisa que não acredito que vá ocorrer nos próximos 10 anos, ainda assim os bons terão seu espaço. Os que vão sofrer com a diminuição das ofertas de emprego são os mais acomodados.

Tem outro fator que me intriga nessa relação de criação de mão de obra: aparentemente, o brasileiro não gosta de estudar disciplinas das áreas de exatas. Vejo muita gente entrar na faculdade de tecnologia por ser o curso da moda e tal, mas acaba abandonando depois que descobre como é. Parece que o abandono é maior que em outras áreas. Não tenho dados estatísticos. Como disse, é apenas uma impressão

[quote=josenaldo]…aparentemente, o brasileiro não gosta de estudar disciplinas das áreas de exatas.[/quote]Teorias também não.

[quote=josenaldo]
Tem outro fator que me intriga nessa relação de criação de mão de obra: aparentemente, o brasileiro não gosta de estudar disciplinas das áreas de exatas. Vejo muita gente entrar na faculdade de tecnologia por ser o curso da moda e tal, mas acaba abandonando depois que descobre como é. Parece que o abandono é maior que em outras áreas. Não tenho dados estatísticos. Como disse, é apenas uma impressão[/quote]

Não é uma impressão, é a realidade. Eu fazia S.I. e começamos com quase 60 alunos, no 2º semestre ciau para 40 e no 3º tinha 35. Uma boa parte que desistia era o mesmo motivo “acho mto difícil” ou “não gosto disso”.

Como vc falou, tem gente que gosta de cursar o que está na moda!

Posso consertar essa frase?

Posso consertar essa frase?

[/quote]

Concordo com você… rssrs

E considerando que computação é uma das áreas do conhecimento que exige mais estudo, principalmente devido à voraz atualização, alguém ainda acha que teremos um mercado saturado em breve?