funcionou adiciono o dado no textfield... porem quando coloco la "CodCarreira = ?" ele continua dando aquele erro la de cima, preciso de um preparedStatement para passar o valor que ta vindo do combobox certo ?
por isso que eu fiz do outro jeito
usando so o resultset n sei como fazer, pode me ajudar ?
ViniGodoy
Você não deve passar novamente a query no método executeQuery;
Você deve chamar o setInt antes de executar a query (o setInt serve para dizer para o preparedStatement o que é a ?)
Veja:
PreparedStatement stm = conn.getConexao().prepareStatement("SELECT Carreira FROM con_carreira WHERE CodCarreira = ?");
stm.setInt(1, Integer.valueOf(codigo));
ResultSet rs = stm.executeQuery();
String dados = rs.getString("Carreira");
campoCarreira.setText(dados);
kuroneko
vlw vini com o que você falou eu fiz assim
try {
PreparedStatement stm = (PreparedStatement) conn.getConexao().prepareStatement("SELECT Carreira FROM con_carreira WHERE CodCarreira = ?");
stm.setInt(1, Integer.valueOf(codigo));
ResultSet rs = stm.executeQuery();
while(rs.next()) {
String dados = rs.getString("Carreira");
campoCarreira.setText(dados);
}
adicionei o rs.next e agora ta ok vlw pela ajuda
edit: aproveitando o topico, me tira uma dúvida, quando o programa da um exception, ele para totalmente de funcionar ?
ViniGodoy
Ele é desviado para o catch daquela exception.
Se o catch não existir, a exception irá para o método que chamou a função que disparou a exception.
Se esse método também não tiver um try, a exception continua subindo, até que eventualmente chega no main.
Se o main ainda não tiver o try, ele é finalizado e o programa acaba.
kuroneko
entao o programa não para a execução?
digamos assim selecionei um item no combo e ele deu um exception, ai eu pego e seleciono outro item do combo que digamos que esta funcional, então aparentemente é para ele executar normal ?
espero que deu para entender a dúvida
ViniGodoy
Se você estiver tratando com o catch, não para não.
ViniGodoy
Seria uma boa você ler esses artigos:
kuroneko
vou dar uma lida sim obrigado
desculpa as dúvidas de iniciante, eu faço faculdade e tals de SI, mas a parte de java do nosso curso foi bem falha, ja tivemos 6 profs diferentes… e acabou nenhum ensinando bulhufas…