Dados passados ao BD incorretos

Gostaria de resolver um problema na hora de salvar os dados no banco de dados.

Esta tudo perfeitamente funcionando, mas os dados que contem caracteres especiais como acentuação.
Exemplo, São Paulo, José, etc <-- estes não estão sendo passados ao banco de dados corretamente, fica umas letras estranhas no lugar da letra acentuada.

Algum modo de corrigir isso?

[quote=makecio]Gostaria de resolver um problema na hora de salvar os dados no banco de dados.

Esta tudo perfeitamente funcionando, mas os dados que contem caracteres especiais como acentuação.
Exemplo, São Paulo, José, etc <-- estes não estão sendo passados ao banco de dados corretamente, fica umas letras estranhas no lugar da letra acentuada.

Algum modo de corrigir isso?[/quote]

Ola, depende do sgbd que vc está usando, qual é?

QQ coisa procure como configurar isto, acho que no mysql por exemplo, o default charset é latin 1, se não me engano:

http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/charset-charsets.html

Ola Bruno. Obrigado pela sugestão

Eu estou usando SQL SERVER 2005 , no caso então vc esta dizendo que o problema seria uma config no bando de dados e não na inserção de dados no java?

Saberia onde mudo a config no SQL?

[quote=makecio]Ola Bruno. Obrigado pela sugestão

Eu estou usando SQL SERVER 2005 , no caso então vc esta dizendo que o problema seria uma config no bando de dados e não na inserção de dados no java?

Saberia onde mudo a config no SQL?[/quote]

Isto, pois em Java tudo é unicode, geralmente vejo este problema quando a string “sai” do Java, dai entra no banco que não “entende” o caracter e coloca uma coisa maluca no lugar, entende?

entendi sim.

Obrigado. vou verificar aqui no meu BD como eu corrigo isso

makecio Boa Noite…

O que você pode fazer também, é criar uma rotina que troque caracteres especias e acentos por padrões, ai você não se preocupa com configuração do bancod de dados.

abraços espero ter ajudado!