Dados

5 respostas
Orlando

Olá pessoal,

Sou programador DELPHI e estou estudando esta maravilha de ambiente chamado JAVA. Tenho 19 anos de experiência como programador, iniciei meu contato com a programação em um TK-85, com BASIC RESIDENTE, procurei uma faculdade e fiz um curso livre de PROGRAMAÇÃO BASIC e fui aprovado com louvor, eu achava o máximo, pois agora eu era um PROGRAMADOR DE COMPUTADOR, depois estudei COBOL e desenvolvi uma pequena aplicação, mais achei muito trabalhoso desenvolver grandes aplicações em COBOL. Então parti para o DBASE-II, DBASE-III e finalmente o CLIPPER, bem agora eu tinha experiência e uma ótima ferramenta de desenvolvimento, eu usava um editor de textos chamado SPF, (era o máximo, pois ele tinha o recurso de copiar/colar blocos de texto). Neste momento desenvolvi diversas aplicações sobre encomenda e vários sistemas comercializáveis, tais como: SAE-SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (dava para ganhar uma graninha vendendo o SAE e até hoje tem escolas que usam), SGA-SISTEMA DE GESTÃO ADMINISTRATIVA neste sistema eu usei o R&R (um gerenciador de relatórios) assim quando eu precisava mudar um relatório eu não precisava re-compilar o sistema, o SGA é até hoje um sistema de boa aceitação. Neste momento surgiu o Windows 95 e a necessidade de escolher uma linguagem que atendesse o novo padrão (não sei por quais motivos o CLIPPER não evoluiu, digam-se de passagem, muitos programadores ficaram frustrados). Comecei a peregrinação de comprar cópias piratas do DBASE-V, VB, DELPHI e outros, após vários meses de estudo adotei o DELPHI como minha nova LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO, fiz um curso introdutório e comecei a portar meus sistemas para o DELPHI hoje utilizo o DELPHI como linguagem, o FIREBIRD 1.5 como SGDB e CRYSTAL REPORT 9.2 para relatórios (Tudo integrado, pois o DELPHI tem componentes para acesso direto ao SGDB e o CRYSTAL tem componentes para manipulação dos arquivos RPT). Agora veio a nova plataforma da Microsoft o .NET e com ela a necessidade de adequação, isto é, reescrever todos os sistemas para .NET. O DELPHI-8 suporta tranqüilamente a migração das aplicações para a nova plataforma, porém a VCL.NET não cria uma aplicação totalmente nativa da nova plataforma, para isto você tem que criar aplicações Windows Form, com isto você pode esquecer quase tudo que aprendeu e voltar ao cursinho para estudar a nova linguagem. Através de vários artigos que li pude observar que o .NET é uma clonagem do JAVA, eu só não entendi porque o .NET cria uma máquina virtual para executar o código IL se o .NET só esta disponível para o Windows?, Pelo que sei existe um projeto chamado MONO que seria um .NET para LINUX, mais não se sabe se os arquivos IL serão executados normalmente no Linux, além disto às aplicações para Web agora serão direcionadas para o ASP.NET, ficando assim sua aplicação amarrada ao Windows. Baseado nestes estudos e principalmente em uma palestra de introdução ao Java que assisti no dia 14/04/2004 ministrada pelo professor SERGIO HARARI da INFNET, pude concluir que se for para reescrever meus programas, voltar ao cursinho, inscrever-se em novos fóruns e fazer nova assinatura de revistas, porque não em Java? Os pontos que me levaram a esta conclusão são os seguintes: (me corrijam se eu estiver errado)

1- JVM – disponível em Windows, Linux, Mac, etc, isto é, seu arquivo .jar é mult-plataforma.
2- JDK – disponível para Windows, Linux, etc…
3- Eclipse disponível para Windows, Linux, etc…
4- Seu sistema pode rodar como uma Aplicação ou como um Applet.
5- Totalmente GRATUITO, incluindo o Eclipse.
6- Totalmente OPEN.
7- Robusto.
8- Testado e aprovado por milhares de programadores no mundo todo.
9- Maduro, está no mercado desde 1990.

Isto é um resumo, pois existem outras aplicações que eu ainda não conheço, como Servlet, JSP, Tomcat e ai vão, agora eu pergunto, porque não tive conhecimento do Java há mais tempo?. É claro que eu já tinha ouvido falar, porém nunca me interessei, eu achava que o Java não tinha nada há ver com o meu ramo de atuação, que é desenvolvimento de sistemas administrativos, comerciais e industriais e que o Delphi tinha muito mais flexibilidade de desenvolvimento por ser uma ferramenta RAD, eu não queria voltar ao SPF e aos arquivos BAT, para poder desenvolver minhas aplicações, mais o Java evolui de uma tal maneira que estamos sendo empurrados para ele através da Microsoft. Eu acho que os softwares OPEN são muito pouco difundidos pelas empresas que desenvolvem aplicações para eles, com exceção da IBM, que lançou uma campanha ótima sobre o Linux. Bem agora vamos ao que interessa.

1- ACESSO AO BANCO DE DADOS FIREBIRD
2- Por onde começar
3- O Firebird tem um drive JDBC, como funciona este acesso via JDBC.
4- Estou utilizando o Eclipse como IDE, quais os componentes (seria beans?) que devo utilizar nas classes de interface com o usuário.

Grato
Orlando César Martins

5 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

“Orlando”:

1- JVM – disponível em Windows, Linux, Mac, etc, isto é, seu arquivo .jar é mult-plataforma.
2- JDK – disponível para Windows, Linux, etc…
3- Eclipse disponível para Windows, Linux, etc…
4- Seu sistema pode rodar como uma Aplicação ou como um Applet.
5- Totalmente GRATUITO, incluindo o Eclipse.
6- Totalmente OPEN.
7- Robusto.
8- Testado e aprovado por milhares de programadores no mundo todo.
9- Maduro, está no mercado desde 1990.

(…)

2- Por onde começar
4- Estou utilizando o Eclipse como IDE, quais os componentes (seria beans?) que devo utilizar nas classes de interface com o usuário.

Grato
Orlando César Martins

Legal. Mas Java não existe desde 1990. A primeira versão pública foi lançada em 95/96. Java não é “Totalmente OPEN”, mas Java é padronizado através de especificações que são abertas, disponíveis para quem quiser. Porém, para algo poder ser chamado de Java, é preciso passar por um processo de certificação de compatibilidade.

Sobre acessar o Firebird, você o faz como faria com qualquer outro banco de dados: através de JDBC. E o firebird possui um driver especifico para ele, mas, caso você não o tenha, é possível acessá-lo através de ODBC, usando JDBC-ODBC. Para começar, veja a seção de artigos do GUJ :wink:

Ironlynx

Só para constar,Java foi lançada oficialmente em 23 de maio de 1995,perto de fazer portanto,9 anos de idade.

E realmente Java não é totalmente open(Se fosse poderia ser uma zona!).
Por exemplo:Não se pode distribuir uma aplicação Java com uma VM inclusa(Me corrijam se eu estiver enganado!).Mas obviamente seu cliente pode baixá-la no site da Sun,ou de algum licenciadao pela mesma.

pcalcado

“Orlando”:
iniciei meu contato com a programação em um TK-85, com BASIC RESIDENTE,

Saudades do meu TK-83…depois o maravilhoso TK-2000 Color… :cry:

CLIPPER realmente é muito utilizado…no Brasil e na Rússia.

Basicamente, a CA perdeu interesse pelo produto.

Já adiantando algumas dúvidas, Orlando: Pára tudo e estuda Orientação a Objetos. Eu sei que Delphi Language possui OO, mas é muito difícil encontrar um programa Delphi feito com boas práticas, geralmente o que mais se vê é lógica de negócios dentro dos OnClick da vida :stuck_out_tongue:

Fico pê da vida com a Borland…aquela promessa toda em cima da CLX, abaixo a VCL… e agora VCLdotNot? Putz…

Bom, usando Delphi você acaba esbarrando em MFC mesmo…

Me fiz muitoe sta pergunta, até saber que a M$ quer colocar aplicações dotNot em todo tipo de dispositivos. Para não corrr o riscod e perder market share nos servidores para Java, ela está “supporting” o Icaza e sua turma para produzir o Mono.

Mas o pulo do gato é o Longhorn. Este SO vait er !Net tão profundamente intricado que qualquer problema de rodar sobre outra VM além do SO cai por terra, a VM do SO já é dotNot por natureza…

Agora, o Mono, ao que parece, está tendo bastante sucesso. Aplicações !Net já devem ser portáveis, eles estão com dificuldades em alguns aspectos que a M$ não libera, como o Avalon. Ah, e ASP.Net rodaria na boa no Mono.

Bom, palestras de institutos como o InfNet, AOPEC, etc. são sempre tendenciosos. Se você assistir outra, falando de dotNot, na mesma instituição, vai ver como é a coisa…

Porque a moda das 3 camadas foi solenemente ignorada pela maioria dos programadores e emrpesas, até que as grandes-grandes começaram a seguir a onda internacional, e a Internet e brosers explodiram como clientes eficientes e baratos. Aí viram que ASP é uma droga e decidiram que precisamos de camadas melhor definidas.

Orlando, dê uma olhada em arquitetura web primeiro [seja HTML ou não]. Começar a desenvolver Cliente/Servidor com Java não será muito útil, procure entender o que são camadas e como você pode dividir sua aplicação.

[]s

pcalcado

“Ironlynx”:

E realmente Java não é totalmente open(Se fosse poderia ser uma zona!).

Odeio discordar [mentira: eu adoro! :smiley: ] mas a história não msotra isto não, pelo contrário. Não quero “invadir” o tópico com este tema, ams não pude ficar quieto :X

[]s

Jair_Rillo_Junior

“Orlando”:

2- Por onde começar

Grato
Orlando César Martins

Vou deixar apenas uma dica aqui.
Como o Daniel já disse, existem drivers JDBC para o Firebird e caso você queira aprender a fazer seu acesso, tem um tutorial aqui do GUJ que mostra como trabalhar com Drivers JDBC.

Agora caso você queira maior produtividade, menos dor de cabeças com Inserts, Updates, Deletes da vida, quer um sistema totalmente OO (inclusive trabalhando com o banco de dados pensando em Objetos invés de tabelas), e principalmente ficar independente de banco da dados, ou seja, hoje você usa Firebird, amanhã pode mudar para PostgreeSQL sem precisar recompilar o código ou mudar algum componente, Estude camadas de persistência (Pelo que eu conheço de Delphi, não existe nenhuma camada de persistência em Delphi). E você vai ver que maravilha que é isso. No GUJ tem um artigo sobre o Hibernate, muito bom por sinal :wink:

Criado 25 de abril de 2004
Ultima resposta 25 de abr. de 2004
Respostas 5
Participantes 5