DAO quando se tem dezenas de beans, não é a melhor opção?

12 respostas
jason_bourne

Pessoal,

Tenho uma nova dúvida sobre DAO. Neste exemplo eu jogo dentro da assinatura do método o bean respectivo, ex:

public void adiciona(Contato contato) throws SQLException {

Mas e quando eu tenho muitas tabelas e eu tenho que chamar esse método para várias tabelas diferentes e pra cada tabela eu tenho um bean? o DAO não é a melhor solução?

12 Respostas

ddduran

Você usa generics, para não ter que chumpar esse Contato ai

da uma procurada aqui no forum mesmo sobre dao generico

jason_bourne

ddduran:

Eu procurei e só achei com exemplo usando hibernate. Não tem nenhum exemplo sem ser com hibernate?

T

O que o dduran lhe disse é algo como:

public void adiciona(BaseDAO dao, Class<? extends BaseDAO> daoClass) throws SQLException {  
...

....adiciona (new Contato(...), Contato.class);
...
jason_bourne
thingol:
O que o dduran lhe disse é algo como:
public void adiciona(BaseDAO dao, Class<? extends BaseDAO> daoClass) throws SQLException {  
...

....adiciona (new Contato(...), Contato.class);
...

Esse BaseDAO é o q? :S

ddduran

eduacsp:
ddduran:

Eu procurei e só achei com exemplo usando hibernate. Não tem nenhum exemplo sem ser com hibernate?

Tem só com JPA, agora se você não usar nenhum framework ai vai ficar dificil fazer um DAO generico por que cada tabela tem um SQL

O thingol lhe deu um exemplo de uso de generics nesse caso, para vc ver ± como é e implementar na sua necessidade

jason_bourne

ddduran:
eduacsp:
ddduran:

Tem só com JPA, agora se você não usar nenhum framework ai vai ficar dificil fazer um DAO generico por que cada tabela tem um SQL

O thingol lhe deu um exemplo de uso de generics nesse caso, para vc ver ± como é e implementar na sua necessidade

Acho q vou fazer vários daos mesmo, pois preciso entregar isso rápido e não tenho tempo para usar hibernate. Vou usa-lo da próxima vez. Vlw.!

ddduran

eduacsp:
ddduran:
eduacsp:
ddduran:

Acho q vou fazer vários daos mesmo, pois preciso entregar isso rápido e não tenho tempo para usar hibernate. Vou usa-lo da próxima vez. Vlw.!

Bom, você quem sabe :stuck_out_tongue:

tenta então pelomenos fazer um abstract DAO e centralizar os metodos em comum usando generics :slight_smile:

jason_bourne

???Abstract DAO???

BiraBoy

Bom cara, se no objeto Contato e seu conceito no universo orientado a objeto se desmembra em várias tabelas quando vai pro conceito Entidade-Relacionamento. O DAO envolverá quantas tabelas forem necessárias para persistir o objeto Contato.

Tá entendendo? o DAO persiste o objeto. Se para persistir esse objeto é necessário mais de uma tabela, então o DAO envolverá mais de uma tabela.

Outra coisa interessante. É bom vc criar uma Exception específica da sua camada de persistência (DAOException, por exemplo). Porque ideal é que as camadas de cima não saibam que a persistência é em banco de dados, e o SQL exception expoe isso. Valeu?

Seria legal ler isso aqui

e isso aqui

P

Eduardo!

Estou tentando desenvolver uma classe DAO Genérica, não se importando com a tabela e conexão usada, porém não tenhoa muita prática em JAVA, podemos então nos ajudar. Se for de sei interesse posso disponibilizar aqui no grupo minhas idéias já prontas.

Estou precisando muito de terminar essas classes.
P

Dê uma olhada em http://www.guj.com.br/posts/list/72905.java

P

Dê uma olhada em http://www.guj.com.br/posts/list/72905.java

Criado 29 de outubro de 2007
Ultima resposta 29 de out. de 2007
Respostas 12
Participantes 5