Mas e quando eu tenho muitas tabelas e eu tenho que chamar esse método para várias tabelas diferentes e pra cada tabela eu tenho um bean? o DAO não é a melhor solução?
Você usa generics, para não ter que chumpar esse Contato ai
da uma procurada aqui no forum mesmo sobre dao generico
Eu procurei e só achei com exemplo usando hibernate. Não tem nenhum exemplo sem ser com hibernate?
Tem só com JPA, agora se você não usar nenhum framework ai vai ficar dificil fazer um DAO generico por que cada tabela tem um SQL
O thingol lhe deu um exemplo de uso de generics nesse caso, para vc ver ± como é e implementar na sua necessidade
jason_bourne
ddduran:
eduacsp:
ddduran:
Eu procurei e só achei com exemplo usando hibernate. Não tem nenhum exemplo sem ser com hibernate?
Tem só com JPA, agora se você não usar nenhum framework ai vai ficar dificil fazer um DAO generico por que cada tabela tem um SQL
O thingol lhe deu um exemplo de uso de generics nesse caso, para vc ver ± como é e implementar na sua necessidade
Acho q vou fazer vários daos mesmo, pois preciso entregar isso rápido e não tenho tempo para usar hibernate. Vou usa-lo da próxima vez. Vlw.!
ddduran
eduacsp:
ddduran:
eduacsp:
ddduran:
Acho q vou fazer vários daos mesmo, pois preciso entregar isso rápido e não tenho tempo para usar hibernate. Vou usa-lo da próxima vez. Vlw.!
Bom, você quem sabe
tenta então pelomenos fazer um abstract DAO e centralizar os metodos em comum usando generics
jason_bourne
???Abstract DAO???
BiraBoy
Bom cara, se no objeto Contato e seu conceito no universo orientado a objeto se desmembra em várias tabelas quando vai pro conceito Entidade-Relacionamento. O DAO envolverá quantas tabelas forem necessárias para persistir o objeto Contato.
Tá entendendo? o DAO persiste o objeto. Se para persistir esse objeto é necessário mais de uma tabela, então o DAO envolverá mais de uma tabela.
Outra coisa interessante. É bom vc criar uma Exception específica da sua camada de persistência (DAOException, por exemplo). Porque ideal é que as camadas de cima não saibam que a persistência é em banco de dados, e o SQL exception expoe isso. Valeu?