Dao

14 respostas
A

Sou programador ASP, e estou indo para o JAVA, porem ja sei hibernate e sei fzr DAO sem ele.
Mas lah no trabalho optei nao usar frameworks

1. É loucura desenvolver Web sem framework de persistencia?!

E hoje peguei as tabelas mas longas que ja vi, cada uma com + de 40 campos, e tive que fzr
td na mao, perdi o tesao.
2)So existe essa maneira de usar o DAO?

3)Neste caso seria interesante o uso do Hibernate?

14 Respostas

nadilsons

Bem, quanto as suas perguntas:

1. Na minha opinião, não vejo motivos para desenvolver para Web sem frameworks de mapeamento Objeto-Relacional (O/R) como o hibernate etc. Só em casos muito especiais se justifica a não utilização do mapeamento O/R, mas geralmente estes casos fogem do escopo da Web.

2. DAO é pattern e, como qualquer pattern, só existe uma maneira pré-estabelecida e largamente testada de ser implementada.

3. Tabelas com mais de 40 campos? Será que a modelagem destas tabelas nao teria que ser repensada? Vocês estão seguindo todas as regras de normalização?

Espero ter ajudado.

Nadilson

Insonia

Concordo com o Nadilson mas gostaria de complementar uma informacao que pode ser util:

Existem plugins para o Eclipse que fazem o mapeamento da tabela para o hibernate. Ou seja, vc nao precisa fazer na “mao”.

Eu utilizo o hibernate synchronizer… Sugiro que vc utilize algum.

Existem outros… eu citei este pois é o que eu uso :slight_smile:

W

Olá afsrj,
O idel seria vc. estudar alguns mecanismos de “persistencia”, hoje temos alguns frameworks ORM que acredito possa atende-lo muito bem.:

http://www.oracle.com/technology/products/ias/toplink/jpa/download.html
http://www.hibernate.org/397.html

E quem sabe os POJOS não atenderia as suas necessidades de persistencia, ou um outro framework como iBATIS que é muito bom e possui muitos recursos. Mais a sua necessidade somente vc. conhece o ideal é analizar algums ferramentas e ver qual será melhor para a sua produtividade e desempenho.

Thiago_Senna