DAOS, Model e JDBC

Estou usando JDBC em um sistema com banco legado (em um sistema comercial Delphi)
(ja usei hibernate mas o mapeamento não foi muito trivial para este banco)

por isso usar JDBC seria a melhor saida.

Mas gostaria de saber vocês pupulam o objecto modelo;

com set um por um ?

Cliente cliente = new Cliente();
cliente.setCD_CLIENTE(rs.getString("CD_CLIENTE"));
cliente.setNM_CLIENTE(rs.getString("NM_CLIENTE"));
// ....

ja que esta tabela por exemplo tem 83 fileds e todo provavelmente serão usados…
é algo que consome algum tempo para fazer as operações dos daos

Cara usando jdbc puro sim, com hibernate vc pega o objeto por completo dai vc vai trabalhando de acordo com a sua necessidade

abrçs

Opá no spring tem uns trem de JDBC bem legalzinho ! de uma olhada acho q pode adiantar teu lado :wink:

http://static.springframework.org/spring/docs/2.0.x/reference/jdbc.html

Vou dar uma olhada…
estava penssando em usar reflection para populalos dinamicamente…

Você pode tentar criar uma solução utilizando Reflexão. Assim você identificaria a classe, criaria uma instância desta, identificaria os métodos a serem invocados e popularia o objeto com base no ResultSet. Acho que isso resolveria o seu problema, se é que eu entendi corretamente.

Abraço.

[quote=maniacs]Vou dar uma olhada…
estava penssando em usar reflection para populalos dinamicamente…[/quote]

Se seus objetos de modelos são espelhos identicos das tabelas do banco de dados, você poderia usar reflection tranquilamente, ainda mais que você tem deixado o nome dos atributos na mesma convenção do banco.

O problema é se você tiver por exemplo, uma classe(leia objeto) que é persistida em varias tabelas ou varias tabelas que são carregadas em um unico objeto. Ai a coisa complica.

Em todo caso você ja tentou usar algum gerador de DAO? Acho que seria bom para seu caso

[quote=ddduran][quote=maniacs]Vou dar uma olhada…
estava penssando em usar reflection para populalos dinamicamente…[/quote]

Se seus objetos de modelos são espelhos identicos das tabelas do banco de dados, você poderia usar reflection tranquilamente, ainda mais que você tem deixado o nome dos atributos na mesma convenção do banco.

O problema é se você tiver por exemplo, uma classe(leia objeto) que é persistida em varias tabelas ou varias tabelas que são carregadas em um unico objeto. Ai a coisa complica.

Em todo caso você ja tentou usar algum gerador de DAO? Acho que seria bom para seu caso[/quote]

Gerador de dao ?
sim classe mapeada / tabela no banco são mesmos nomes de fields…

[quote=maniacs]Estou usando JDBC em um sistema com banco legado (em um sistema comercial Delphi)
[/quote]

O que faltou? Se fosse vc insistiria com Hibernate. Vc apanha um pouco no começo, mas depois é só correr pro abraço.

É que ja fiz uma implementação no hibernate para um modelo parecido de banco de dados (outro sistema da empresa) e foi realmente trabalhoso o mapeamento

mas os DAOS foram faceis, ja que usei um GenericDAO no hibernate que fazia praticamante tudo que eu precisava…
mas ainda assim o Mapeamento era trabalhoso ja que uma unica tabela tinha mais de 100 fields e varios relacionamentos
pior que o banco é bem modelado, mas o sistema é complexo e o mapeamento é grande…

[quote=maniacs]Estou usando JDBC em um sistema com banco legado (em um sistema comercial Delphi)

por isso usar JDBC seria a melhor saida.[/quote]
Só porque você ainda não aprendeu a usar ? :roll:

[quote=maniacs]Mas gostaria de saber vocês pupulam o objecto modelo;

com set um por um ?[/quote]
Sem uma ferramenta de ORM vai ter que setar um por um ou reinventar a roda fazendo reflection. :lol:

[quote=maniacs]ja que esta tabela por exemplo tem 83 fileds e todo provavelmente serão usados…
é algo que consome algum tempo para fazer as operações dos daos[/quote]
Consome tempo porque você não quer aprender a utilizar o Hibernate. O tempo que vai perder fazendo essas coias nesse projeto que você está já vale aprender o Hibernate. Vai ganhar bastante tempo depois :wink:

Não é o meu conhecimento sobre hibernate que me limita, ja que eu o uso em outros tantos sistemas sem problemas
no meu ver o hibernate em casos como esse, com banco legado não é prodututivo e acaba complicando o desenvolvimento
por isso ainda estou convencido que JDBC é a melhor solução para este caso

“Consome tempo porque você não quer aprender a utilizar o Hibernate. O tempo que vai perder fazendo essas coias nesse projeto que você está já vale aprender o Hibernate”

Eu sei usar hibernate e não é essa a questão…

por isso usar JDBC seria a melhor saida.

Mas gostaria de saber vocês pupulam o objecto modelo;

com set um por um ?

Cliente cliente = new Cliente();
cliente.setCD_CLIENTE(rs.getString("CD_CLIENTE"));
cliente.setNM_CLIENTE(rs.getString("NM_CLIENTE"));
// ....

[/quote]

Se os seus objetos cumprem essa regra de que o nome da coluna é igual ao nome da propriedade
ou seja setXYZ seta a coluna XYZ vc pose usar reflection.

public void populate(Object objectoAPopular, ResultSet rs){

//obtém todos os métodos da classe

Method[] methods = objectoAPopular.getClass().getDeclaredMethods();
//itera todos. e aqueles que começam com set invoca 
for (int i = 0 ; i < methods.length; i++){
          Method m = methods[i];
          if (m.getName().startsWith("set")){
                   //obtem o resto do nome
                 final  String coluna = m.getName().subString(4).toUpperCase(); // tudo depois de set
                 final Class tipoDeDado = m.getParameterTypes()[0]; // só tem um parametro
                 m.invoke(  objectoAPopular , readFromResult(coluna, tipoDeDado);
          }   

}

}

private Object[] readFromResult(String coluna, Class tipo){

// aqui existem outras formas só para dar uma ideia

if (tipo.equals(String.class)){
                  return new Object[]{rs.getString(coluna)}; 
          }  else if (tipo.equals(Integer.class)){
                  return new Object[]{rs.getInt(coluna)}; 
          } // etc...

}

Se os nomes das colunas são são exactamente iguais aos dos métodos, pode incluir um mapeamento simples num arquivo properties, por exemplo.

tem scripts que geram automaticamente o mapeamento e a classe persistente… não lembro de cabeça o nome mas isto pode lhe ajudar… dai não precisa gerar os mapeamentos na mão… apenas colocar o hbm no hibernateconfig…

Eu sendo você continuaria a insistir no mapeamento por Hibernate.
Você pode perder o mesmo tempo, ou até mais, se decidir por JDBC.

Vou estudar a possibilidade do hibernate / JPA então…
Assim que eu puder eu posto minha solução

É que ja fiz uma implementação no hibernate para um modelo parecido de banco de dados (outro sistema da empresa) e foi realmente trabalhoso o mapeamento

mas os DAOS foram faceis, ja que usei um GenericDAO no hibernate que fazia praticamante tudo que eu precisava…
mas ainda assim o Mapeamento era trabalhoso ja que uma unica tabela tinha mais de 100 fields e varios relacionamentos
pior que o banco é bem modelado, mas o sistema é complexo e o mapeamento é grande…[/quote]

As suas classes tambem possuem +/- 100 atributos ?? :shock:

pior que o banco é bem modelado, mas o sistema é complexo e o mapeamento é grande…[/quote]

As suas classes tambem possuem +/- 100 atributos ?? :shock: [/quote]

Em alguns casos como Cliente sim, depende a tabela mapeada, ja que os dados controlados pelo sistema são muitos obrigatorios

[quote=maniacs]

Gerador de dao ?
sim classe mapeada / tabela no banco são mesmos nomes de fields…[/quote]

Isso, como Skenp, DAO4J, DAOGENERATOR, etc

eles fazem os DAOs e o TOs para você

Bom o primeiro passo foi facil e simples
Adicionar HNDAOFactory
Adicionar HNGenericDAO

Como o controle é feito pela DAOFactory não tive problemas para adicionar o HN
agora vou ao mapeamento…

[quote=maniacs]no meu ver o hibernate em casos como esse, com banco legado não é prodututivo e acaba complicando o desenvolvimento
por isso ainda estou convencido que JDBC é a melhor solução para este caso[/quote]
Já considerou o uso de IBatis ? Poderia se uma alternativa interessante. Pelo menos ficar dando setXXX toda hora não vai precisar. O fato é que JDBC na unha somente em casos extremos. Não acho que seja o seu.