Daqui pra onde?

13 respostas
J

Eu to meio sem saber pra onde vou.
Eu tenho SCJP,SCMAD,SCWCD e agora eu tava estudando pra SCBCD
So que como todos sabem a Sun ja nao eh mais aquela e eu to com receio de botar todo o meu esforco somente em certificacoes Sun e no fim das contas a Sun acabar falindo/sendo comprada ou qualquer outra coisa. Afinal eu tenho algumas certs da Sun.

Eu tenho tres opcoes:
-Continuo c SCBCD Sun e depois eu vejo outra coisa
-Pulo o barco e comeco a estudar certificacoes de outras empresas mas em Java ainda. Exemplo, estudo o equivalente de SCBCD mas da Oracle.
-Comeco outra tecnologia (comecei a ler sobre umas linguagens de script mas elas nao tem certificacao prometric), Microsoft, Oracle DB, IBM…

E ai? Alguem ja passou pela mesma coisa? E fez o que?
Ficar parado eh que nao da… Ficar dependente de tecnologia de uma empresa somente nao eh uma boa coisa tambem.

13 Respostas

B

você trabalha? só por curiosidade

acho que poderia partir para tecnologias microsoft, que são amplamente utilizadas no mercado e pra quem sabe java são uma baba (digo vb, c#).

J

Trabalho.

Pois eh, pensei microsoft muito. Cheguei a pesquisar umas certs basicas e diga-se de forma como sao organizadas essas certs eh uma zona total.

Marcio_Nogueira

Acho que obter qualquer certificacao é uma boa, pois aumenta o valor do seu “passe”. Estou pensando em obter certificacoes em Java (SCJP e SCWCD) e certificaoes em Linux (LPI 1 e LPI 2). :wink:

maior_abandonado

eu acho que algo que iria agregar muito seria alguma certificação de banco de dados da oracle…

certificações da microsoft poderia ser legal pq c# tb tem bastante mercado mais… me pareceu que tua praia é java mesmo, você tem interesse em usar c#/vb nos proximos 3 anos?

edilson_x

Esses dias lendo um post do Luca http://lucabastos.blogspot.com/2007/06/todo-programador-java-ruim-que-eu.html fiquei interessado em saber mais sobre http://www.scala-lang.org/ e http://www.erlang.org/index.html;

Não sei se é do seu interesse, mas esta ai a dica

F

Depois que tirar a SCWCD penso em diversificar um pouco. Não ficar somente preso em uma única tecnologia. Pensei em Oracle, Microsoft… sei lá, não decidi ainda, mas acho que é bom diversificar.

Fica aí minha opinião…

ricardo13

eu já ouvi falar muito bem tb para o mercado de trabalho as certs da IBM em Java, processos de desenvolvimento, etc.

A IBM possui certs grátis (recebi há 3 meses atrás um email dizendo isso e era fonte segura).

Ricardo

J

@maior_abandonado mas eh justamente isso que to pensando, terminar essa de java por alguma empresa (oracle/ibm/sun), dar fim e ir direto pra outra tecnologia. ficar so em java tb nao da. eu ja pensei em c# e cheguei ate a olhar como eh organizada e se tem material. pode ser uma aposta p o futuro.

@edilson_x pois eh. em projecto de mestrado e, so por diversao mesmo, eu dei uma olhada muito basica em python e groovy. cheguei ate a procurar cert em python, ja q groovy eh mais acoplado a java e learning curve pode ser menor por causa das bibliotecas que podem ser re usadas e nao existe ainda groovy cert, so achei uma cert em python e nao achei que fosse de uma instituicao convicente. existindo cert de alguma dessas duas com certeza eh algo a se pensar :slight_smile: obrigado pela dica.

@ricardo13 vc lembra que certs eram gratis? se puder me dizer ficaria bastante grato

Coisa que eu sempre tento ver eh:
-Existe material? Livros e mocks, sem falar de draft que a empresa lanca pois ali nao existe forma didatica nenhuma.
-Eh por alguma instituicao? Prometric?

A maior dificuldade pra mim pra SCBCD eh a falta de um bom livro que seja direcionado a prova.

F

Eu também fico muito preocupado com isso da SUN estar falindo…

Não adianta aqueles Java Evangelistas virem descarregar um monte de baboseiras aqui no Fórum e os outros da Microsoft idem…

Eu também sempre fico nesta escolha: Java, C#, Ruby… C++…

Faz mais de 6 anos que me formei em Ciência da Computação… nem me lembro como faz mais aquelas coisas como “Polinômio de Taylor”, “Algebra Linear”, “Aquelas derivadas com fórmulas decoreba”, e outras coisas!

Para mim nunca serviu de nada esses matérias, o que pega mesmo na prática é muita Collection(s), Regra de negócio, Manutenção, Interpretar coisas não interpretáveis ditas por pessoas incompreensíveis, Prazos, e lidar com aqueles “é só por um ifezinho aí”!

Por isso que fico com medo, pois um monte de coisa que estou aprendendo que talvez no futuro não use… ou passe em vão…

Mas eu sei que o verdadeiro cara da computação, lida só com Matemática… mas infelizmente ou felizmente(pois Matemática é para poucos) no Brasil o País dos peões… nós só usamos coisas feitas pelos gringos… Ou seja, o “cara que pensa”, provavelmente* não mora no Brasil… o cara que usa o que o cara que pensa faz, este sim está é do Brasil…

Logo, estude JAVA, C++, C#, Ruby… eu sei que é muito difícil aprender tudo isto… mas alguma delas vai sobreviver… e quanto mais difícil for, mais vc será valorizado… eu aprendi um monte de coisa que não uso para nada(no curso de Ciência da Computação)… mas alguma coisa usei… quanto mais aprender, maior a chance de algo ser útil!

Minhas apostas neste momento são JAVA/C++… mas com essas notícias da SUN, já comprei um livro de C#. E estou voltando a estudar Oracle, que sempre uso no dia/dia do mercado… mas tb estou estudando coisas não triviais do Oracle(tunning, modelagem, integração e etc).

*Talvez 1% mora no Brasil! Mas só dá aula e vive frustado! Vendo programadores sem superior completo ganhando mais! Nunca esqueço daquela declaração do cara que fez um jogo decente para os padrões brasileiros… “É muito duro fazer jogos no Brasil, mas estamos apostando nisso… nossos colegas de faculdade estão ganhando bem e levando uma vida boa fazendo aplicações comerciais”. Faz uns 10 anos isso… hoje a empresa(continuum) parece que está falindo…

Cris_Finholdt

http://correiotec.com/oracle-compra-a-sun-microsystems/

Agora pode continuar tranquilo com as certificações Sun, e caminha pras Oracle…

F

Cris Finholdt:
http://correiotec.com/oracle-compra-a-sun-microsystems/

Agora pode continuar tranquilo com as certificações Sun, e caminha pras Oracle…

ÓTIMA NOTÍCIA!

ORACLE NÃO VAI FALIR NUNCA!

O LARRY ELISON É ANIMAL, UM DIA ASSISTI UM DOCUMETÁRIO DELE E PAGUEI UM PAU!

L

Depois das certificações, eu investiria mais na parte das metodologias ageis (scrum, xp), algum mestrado ou graduação (mesmo nao tecnica, algo relacionado a liderança ou finanças) ou ateh alguma tecnologia que eh mais dificil achar pessoas capacitadas (voip, multimidia por exemplo)

J

Nao sei se fico tranquilo ou nao com a compra da Sun pela Oracle. Menos uma empresa para botar Java pra frente mas em compensacao a Sun tambem deixava muito a desejar. Enfim…

Ja estou perto de terminar o mestrado, ou eu tento me enganar dessa maneira :wink: . Ja pensei em tentar estudar essas metodologias tambem mas o problema que nao existe uma forma de oficializar conhecimento nessa area a nao ser com curso superior ou experiencia no mercado mesmo. Por mais que uma pessoa leia sobre scrum na pratica eh totalmente diferente. Coisa que, pelo menos superficialmente, eh diferente da pessoa dizer “tenho tal certificacao”.

Criado 17 de abril de 2009
Ultima resposta 22 de abr. de 2009
Respostas 13
Participantes 10