Eu também fico muito preocupado com isso da SUN estar falindo…
Não adianta aqueles Java Evangelistas virem descarregar um monte de baboseiras aqui no Fórum e os outros da Microsoft idem…
Eu também sempre fico nesta escolha: Java, C#, Ruby… C++…
Faz mais de 6 anos que me formei em Ciência da Computação… nem me lembro como faz mais aquelas coisas como “Polinômio de Taylor”, “Algebra Linear”, “Aquelas derivadas com fórmulas decoreba”, e outras coisas!
Para mim nunca serviu de nada esses matérias, o que pega mesmo na prática é muita Collection(s), Regra de negócio, Manutenção, Interpretar coisas não interpretáveis ditas por pessoas incompreensíveis, Prazos, e lidar com aqueles “é só por um ifezinho aí”!
Por isso que fico com medo, pois um monte de coisa que estou aprendendo que talvez no futuro não use… ou passe em vão…
Mas eu sei que o verdadeiro cara da computação, lida só com Matemática… mas infelizmente ou felizmente(pois Matemática é para poucos) no Brasil o País dos peões… nós só usamos coisas feitas pelos gringos… Ou seja, o “cara que pensa”, provavelmente* não mora no Brasil… o cara que usa o que o cara que pensa faz, este sim está é do Brasil…
Logo, estude JAVA, C++, C#, Ruby… eu sei que é muito difícil aprender tudo isto… mas alguma delas vai sobreviver… e quanto mais difícil for, mais vc será valorizado… eu aprendi um monte de coisa que não uso para nada(no curso de Ciência da Computação)… mas alguma coisa usei… quanto mais aprender, maior a chance de algo ser útil!
Minhas apostas neste momento são JAVA/C++… mas com essas notícias da SUN, já comprei um livro de C#. E estou voltando a estudar Oracle, que sempre uso no dia/dia do mercado… mas tb estou estudando coisas não triviais do Oracle(tunning, modelagem, integração e etc).
*Talvez 1% mora no Brasil! Mas só dá aula e vive frustado! Vendo programadores sem superior completo ganhando mais! Nunca esqueço daquela declaração do cara que fez um jogo decente para os padrões brasileiros… “É muito duro fazer jogos no Brasil, mas estamos apostando nisso… nossos colegas de faculdade estão ganhando bem e levando uma vida boa fazendo aplicações comerciais”. Faz uns 10 anos isso… hoje a empresa(continuum) parece que está falindo…