Dar aulas de outra linguagem

10 respostas
L

Olá pessoal,

Desenvolvo em Java/Oracle. Porém além de trabalhar com análise/desenvolvimento (Arautus), trabalho também com educação numa intituição de porte nacional.
Nessa instituição surgiu a necessidade de um professor de C#. “Sobrou” para mim. Porém tenho pouquíssimo contato com C# e tecnologias da microsoft.

Desenvolver no dia-dia com uma linguagem e depois dar aula de outra, pode atrapalhar uma ou outra? No sentido de termos que definir uma tecnologia a adotar. (Java ou C#).

Alguem mais passa por essa experiencia? O que acham?

10 Respostas

marcoslogan

Bom, meu caro, eu não tenho tanta experiência quanto você. Acho que não. Se você não conhece muito mesmo de C# e .NET. sugiro que vc baixe um livro chamado C# e .NET para desenvolvedores. Ele é muito bom para quem está começando. As duas tem suas vantagens e desvantagens. A linguagem Java, veio acabar com a dependência de plataforma, ou seja, com o Java podemos com o mesmo código programar um pc, notebook, uma geladeira, qualquer coisa, além de ser uma linguagem robusta, etc…, não vou ficar repetindo esses argumentos de professor de faculdade. Mas o C# e a .NET, foram além disso, com .NET também tem a independência da plataforma, mas existe também a independência da linguagem de programação. Que eu acho também muito interessante, em um projeto .NET, você não precisa aprender outra linguagem, se a linguagem que você programa seguir os padrões .NET (não me lembro se é assim que se chama), é só você colocar o seu código no projeto que vai funcionar. Acho o C# mais fácil de programar do que o Java. É mais simples, não que o C# seja melhor do que o Java, mas em alguns quesitos como o foco em algum componente da gui por exemplo, no C# é só você fazer uma comparação simples, no Java é mais complicado. Mas, pelo menos na minha opinião, o que mais me faz preferir o Java, é que o Java não é pago, o C# sim. Imagina quanto isso custaria em um projeto, você teria que colocar valor do Projeto + o valor da licença do C#. Espero ter ajudado de alguma forma. Aos mais experientes, me desculpe se eu cometi alguma falha ou erro. Eu só coloquei aqui, o que eu vivenciei programando com essas duas tecnologias.

J

acredito que você não terá problemas, pois as duas são parecidas.
e conhecer uma linguagem, nada mais é do que você conhecer seus paradigmas, sua sintaxe, e suas API’s.

Eu já desenvolvi aplicações oracle, e conheço bem o PL/SQL, e um pouco do Forms & Reports.

Atualmente, estou sendo um severino.
Desenvolvo aplicações diferentes na mesma empresa utilizando as seguintes linguagens:
Java (SE, EE e ME)
ExtJS
C++
Objective-C

A que mais me encomoda, é Objective-C, sua sintaxe é muito diferente se comparada ao Java, que é a que mais utilizo, e também não conheço muito de Objective-C, o que dificulta.

[]'s

marcoslogan

Objective-C não conheço essa linguagem.

admsilva

Objective-C é uma linguagem usada por exemplo no iPHONE.

fantomas

:shock:

Lucas Emanuel:
Desenvolvo em Java/Oracle. Porém além de trabalhar com análise/desenvolvimento (Arautus), trabalho também com educação numa intituição de porte nacional.
Nessa instituição surgiu a necessidade de um professor de C#. “Sobrou” para mim. Porém tenho pouquíssimo contato com C# e tecnologias da microsoft.

Desenvolver no dia-dia com uma linguagem e depois dar aula de outra, pode atrapalhar uma ou outra? No sentido de termos que definir uma tecnologia a adotar. (Java ou C#).

Minha opinião:

Primeiro: Alguem que se propõe a ministrar aulas deveria estar mais preocupado com os alunos; no sentido de transmitir informações de alta qualidade da melhor forma possível. Porque certamente é isto que os alunos esperam de um professor, ao menos deveria.

Segundo: Ministrar uma aula sobre um tema baseado em uma leitura rápida no dia anterior é no mínimo sórdido; espero que não seja o seu caso. Já presenciei isto e foi muito nojento. O “professor” ainda perseguia o aluno que questionasse. Neste caso vale aquela máxima: “O professor é aquele que leu o livro antes.”

Mas já que é assim, eu espero que você tenha alguns dias antes para estudar bem os pré-requisitos do conteúdo das aulas; o fato de vc conhecer outra linguagem deve lhe ajudar bastante neste sentido.

O conhecimento de outras linguagens não atrapalha, muito pelo contrario ajuda bastante. Aliás, quando você tem um bom domínio do conceito sobre processamento de dados linguagem é apenas um detalhe.

Espero ter entendido bem o seu post.

flws

chun

E alguma outra COISA que não seja da Apple usa Objective C ?

lina

Lucas Emanuel:
Olá pessoal,

Oi,

Não daria aulas de um conteúdo que tenho pouquíssimo conhecimento. Pense bem…

Tchauzin!

fabiocsilva

Se for uma turma esperta, invariavelmente você vai entrar numa saia justa. Vai ser um detalhe do Visual Studio, um truque do ASP.net, uma palavra reservada que não tem em Java e você não conhece. Enfim, se não estiver preparado é uma grande roubada.
Só daria essa aula se tivesse pelo menos 2 meses pra me preparar. E seria uma aula bem basicona… Você deveria refletir também que se não há ninguém na empresa que saiba C# é porque ele não foi relevante até agora. E provavelmente ninguém sabe quais são as vantagens em relação ao Java.

lrpfeliciano

É só se preparar antes.

Pois se você deixar para aprender durante o curso, você não irá render tanto no seu emprego fixo quanto na sala de aula.

É um conselho de quem já passou por isso.

ManoJava

Bom dia

Só não vale preparar a aula através do google, uma certa ocasião um professor da facul tava dando aula de assembler e mostrando o programa Abacus pra gerenciar os registradores de memória e quando percebemos o professor tava q nem loko procurando material sobre assembler no google, aquilo foi péssimo pra imagem dele, final do semestre foi demitido após reclamações dos alunos, não digo que irá acontecer com vc mas é um exemplo do que pode acontecer nesses casos.

Att.

Criado 3 de março de 2010
Ultima resposta 3 de mar. de 2010
Respostas 10
Participantes 10