Pessoal, blesma?
O seguinte, estou estudando o struts (MVC) e vi que o autor recomenda utilizar Data Access Object ao invés de utilizar métodos de banco de dados dentro do método execute de um Action.
Vocês teriam um tutorial, ou um exemplo de como se deve accessar o banco de dados com o DAO utilizando MVC2?
:snipersmile: :2gunfire: :shock:
e ae Wanderson
Realmente não é aconselhável usar métodos do banco de dados nas Actions, mas porque? porque quebra totalmente o MVC. As Actions do Struts são os Controller da sua aplicação, e a responsabilidade do Controller é apenas fazer uma ponte entre o Modelo e a View, assim não podendo possuir regras de negócio.
Para acessar o DAO dentro da action é normal, você pode instanciar esse DAO e chamar seus métodos, como por exemplo DAO.save(Object…).
O mais difícil aqui, é você implementar seu DAO. Caso você queria algo pronto, de uma estudada firme no Hibernate, senão você pode estudar esse Pattern e tentar criar o seu próprio DAO.
Valew’s galera…
vou dar uma estudada neste pattern e tb no hibernate…
Abraços
:snipersmile: :2gunfire: :shock:
Na verdade, acessar DAO dentro de uma Action atropela a camada de negócios.
Apresentacao -> Negocios -> Dados
Sua camada de negócios deveria permitir métodos para gerenciar o que é persistido e quando, e isso deveria ser transparente para a Apresentação. Se criar um Objeto X implica em salvar, você poderia ter um método criarOIbjectoX() que instancia, popula (seta os atributos e tal) e salva seu objeto, aí sim usando DAOs.
[]s