Data de criação de um arquivo

Pessoal, estou precisando pegar a data de criação de um arquivo.
Alguém sabe como posso fazer isso ?

Existe o método lastModifield() que retorna a data da última modificação.

Tu poderia manipular este método para verificar qual a data de criação do arquivo

leonardo, acho que nem todos os Sistemas operacionais armazenam a data de criação. O Windows tem, mas acho que nos *nix não tem (ver man stat).
Se vc precisa mesmo saber a data e abrir mão de portabilidade, acho que vc terá que usar JNI e chamar direto uma api de sistema para obter esta informação.

Acho que a API do windows que retorna a ddata de criação é ‘GetFileTime’

Olha, vi algumas respostas em sites externos dizendo que essa opção não está na lib padrão do java para manter a independencia de plataforma, pois em alguns sistemas operacionais simplesmente essa opção não existe (Linux por exemplo).
Vi alguns comentários em que é possivel para o caso de Windows utilizar bibliotecas JNI fazendo referencia à uma lib .dll mas acredito que não sua intenção.
Se eu estiver errado por favor me corrija.

comentario do forum americano http://www.jguru.com/faq/view.jsp?EID=132319

[quote]
Re[2]: How do I get the creation date & time of File?
Alejandro B, Mar 21, 2007
The creation date-time, is only available in windows systems. In linux like system, you only have “lastModified”. From the platform independent nature o java, there is not creation date-time. One workaround is: Create a windows script to generate a txt file with the creation time and filename, using “dir” command. Then read the txt file in java. You can make a “C” program and use the native API too. [/quote]

Muito obrigado a todos pelas respostas.
Acho que vou usar a API do windows mesmo para pegar a data de criação do arquivo, mas vou precisar de mais uma mãozinha…
Andei dando uma pesquisada no google sobre como usar API do windows junto com o java mas não entendi muito bem.
Será que alguém pode me dar uma ajuda ?

Você precisa pegar alguma data que já passou ou pode começar a usar as datas a partir de agora?

Se você não estiver precisando das datas anteriores, você pode criar uma variável que armazene a data da última modificação e alterando-a cada vez que alguém altera-la ou sei lá.

Não lembro de cabeça os métodos que fazem isso, mas se vc fuçar um pouquinho na API do Java vc acha!

Abraços!

Preciso de datas que já passaram.
Tenho alguns arquivos pra inserir em uma base de dados e preciso colocar a data de criação deles também.

Ressuscitando…

via API : FileTimes
via Runtime: link

Se já for Java 7; via java.nio

setLastModified(long time)

http://download.oracle.com/javase/1.4.2/docs/api/java/io/File.html#setLastModified(long)