Data java postgresql

olá pessoal
tenho um campo no postgresql => data_emissao date NOT NULL DEFAULT ‘0001-01-01’::date,
e no java, uso o componente DateField para o usuário dar entrada nas datas

mas algumas datas, como data_emissao, data_pagamento, só podem ser preenchidas quando forem informadas
como no postgresql está NOT NULL DEFAULT ‘0001-01-01’ aparece a data 01/01/01 em alguns campos
neste caso preciso que o campo fique em branco
como resolver
obrigado

Não pode alterar o tipo da coluna?
Faz uma busca por ALTER TABLE que você vai achar algumas coisas falando sobre isso.

Se não, sugiro fazer um tratamento antes de jogar no banco, tipo colocar uma data padrão muito antiga e na hora que receber do banco verificar se for a data que você não quer, não mostra.

o problema é que tenho varias datas no sistema …

Como você não disse se pode ou não alterar o banco, eu diria: ALTER TABLE na cabeça!
Caso contrário, coloque a lógica numa classe - dentro de um método por exemplo - e use-o. A lógica que eu tinha falado (usar uma data fixa).

pois eh o que o kra ae disse…

alguma coisa tem q ir pro banco ja que o campo é NOT NULL ( não vazio )

ou vc altera o campo pra aceitar valores NULL ou vc coloca uma data que não tem como alguem colocar sei la… e depois trata no sistema

ola
de eu tirar o not null sem problemas
o problema é que o componente datefield nao deixa passar nada em branco
nem null
é um campo obrigatorio

Mas porque colocou o campo como obrigatório se ele não é obrigatório?
Precisa tirar isso também.

eu não coloquei

o componente datefield que consegui na web que é obrigatorio

Se o padrão é required, deve ter como mudar. Não? Leu a documentação do componente?

entao o objetivo seu eh permitir que o usuario não informe uma data no sistema… eh isso neh?

tem varias maneiras de se fazer isso…

vc pode procurar no componente onde deixa ele como obrigatorio e sobrescrever o metodo ou modifica-lo…

ou entao no seu proprio formulario dar um remove ou disable valid no componente e criar suas proprias validações de data e máscaras

ou melhor ainda… criar seu proprio campo data e passar a usar esse campo