Data não é persistida utilizando JQuery e HtmlCalendar - Richfaces (Digitada pelo usuário)

Salve ninjas do Guj!

Galera, o meu problema é seguinte:

Temos uma parte em nossa aplicação, onde temos vários itens que compõem um tipo de verificação a ser feita dentro do sistema. Cada um desses itens tem um campo de data onde informamos quando ocorreu tal evento.

Pois bem, esse componente é montado diretamente na classe HtmlCalendar (que faz parte do framework do Rich Faces), que funciona semelhante ao que usamos dentro de uma interface web(rich:calendar).

Vamos ao problema: Foi solicitado que esse campo fosse liberado para que o usuário digitasse a data, ou seja, para que o campo tivesse uma máscara e que essa data pudesse ser digitada ao invés de apenas clicado no icone do calendario e selecionada uma data, sendo que isso também está podendo ser feito. O problema é, quando “digitamos” esse valor no campo de data e salvamos o item, essa data digitada não está sendo persistida. Agora, quando clicamos no item do calendario e selecionamos uma data, a data é persistida.

Alguém já passou por algo parecido? Lembrando que estamos utilizando a classe HtmlCalendar para construir o calendar, direto no ManagedBean…

Obrigado desde já,

[]'s

Também estou passando por isso. Estou utilizando a versão 3.3.1 GA do RichFaces.
Se conseguir a solução, compartilhe conosco.