Data no Oracle

3 respostas
rochribre

Estou ultilizando o Oracle 10g e o formato de data do banco está como

dd/MMM/yyyy -> 01/MON/2009

Criei uma Tabela de Teste
ID - NUMBER
DATA - DATE

Queria ultilizar o SimpleDateFormat para formatar minha data com o formato nescessario e depoi inserir essa data com o setDate() no oracle, estou passando o código logo abaixo pois está dando error da inserção da data, alguem poderia me ajudar com isso?

public class Teste {

private static Connection conn;

//Criando um Construtor de Conexão

public Teste()throws Exception{

try{

Teste.conn = ConexaoOracleDAO.getConnection();

}catch(Exception e){

throw new Exception("Erro: " + :\n + e.getMessage());

}

}

public static void main(String args[]) throws ClassNotFoundException, SQLException, Exception{

PreparedStatement ps = null;
Connection con = null;

try{

String SQL = INSERT INTO SYS_TESTE(ID, DATA) values (25, ?);

con = Teste.conn;

ps = con.prepareStatement(SQL);

ps.setDate(1, new java.sql.Date(new Date().getTime()));

ps.executeUpdate();
}catch(SQLException sqle){

throw new Exception("Erro ao inserir dados -> "+sqle);

}catch(NullPointerException ex){

System.out.println(ex);

}finally{

ConexaoOracleDAO.closeConnection(con, ps);

}

}
}

O Erro = java.lang.NullPointerException

3 Respostas

T

ConexaoOracleDAO.getConnection() está lhe retornando null, portanto o seu problema não é de datas no Oracle e sim de pegar uma conexão. Talvez você tenha configurado incorretamente o nome do servidor na sua classe que cria conexões.

rochribre

Éra isso mesmo, fiquei tão preocupado com a questão de inserir a data que esqueci de colocar a coneção no método principal.
Obrigado.

T

Dica: quando for tratar uma exceção, use sempre “ex.printStackTrace()” em vez de “System.out.println (ex)”. A primeira mostra o “stack trace” completo, o que normalmente lhe ajuda a saber ONDE ocorreu o erro (já que mostra o número da linha do programa onde a exceção foi disparada, entre outras coisas). A segunda é muito pobre e não mostra nada, exceto o nome da exceção, que normalmente não ajuda muito.

Criado 20 de março de 2009
Ultima resposta 20 de mar. de 2009
Respostas 3
Participantes 2