Opa!
Bom, pessoal! Meu professor de BDII da universidade solicitou, mesmo sem a gente ter estudado algo sobre isto ainda, um trabalho que consiste, resumidamente, no seguinte:
- Conectar a um BD (firebird, mysql, etc) e extrair a estrutura e alguns registros deste banco para XML;
- Agora, a partir deste mesmo XML, criar de volta o BD com a estrutura e registros que constam no XML;
Eu sei, Google it. Então, tive lendo alguma coisa sobre o que o pessoal considerou mais simples de se trabalhar, Xstream.
http://xstream.codehaus.org/tutorial.html
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.144.1.guj
Só para frizar, sou iniciante e não trabalho com Java mas tenho desenvolvido os trabalhos solicitados neste, por acreditar que se é pra dedicar algum tempo estudando alguma tecnologia de desenvolvimento que seja esta. Voltando, eu até consigo pegar um objeto e gerar o XML, exemplo:
String burro = “Eu sou burro”;
XStream xstream = new XStream();
String xml = xstream.toXML(valor);
Resultado: <string>Eu sou burro<string>
Mas, pelo resultado que ele pede em XML, ficaria assim (exemplo):
<?xml version="1.0" standalone="yes">
<DATAPACKET Version="2.0">
<METADATA>
<FIELDS>
<FIELD attrname="tableProdutos" fieldtype="i4" required="true"/>
<FIELD attname="nome" fieldtype="string" required="true" WIDTH="40"/>
<FIELD attname="valor" fieldtype="fixed" DECIMALS="2" WIDTH="9"/>
</FIELDS>
<PARAMS LCID="0"/>
</METADATA>
<ROWDATA>
<ROW CODCLI="1" NOME="Tiago"
VALOR="10" />
<ROW CODCLI="2" NOME="Joao"
VALOR="20" />
</ROWDATA>
</DATAPACKET>
Bom, considerando a minha saida: <string>Eu sou burro<string>… Eu teria que personalizar TODAS as tags manualmente para gerar como o dele, aqueles cabeçalhos ali tudo?
Sei que se eu conseguir exportar os dados DDL do BD e alguns registros para XML e depois conseguir importar isso tudo para BD, ele também vai considerar… Mas não tem alguma classe pronta ou procedimento, que conecte ao meu BD e já dê uma saída com tudo isso, sem muito trabalho?
Manualmente, isto seria conectar ao BD, obter nome de colunas, tipos de dados, etc… depois pegar as tuplas de registros, e então montar uma string e jogar pra XML… Para o inverso, teria que LER o arquivo XML token por token encontrando as coisas e fazendo o que é preciso. Trabalhoso demais para o momento da faculdade e o que estou estudando!
Se por acaso alguém puder ajudar, eu agradeço. Abração!