Dataprev - Caso de uso

Ola pessoal,

Cai uma questão na dataprev, que dava uma figura de um diagrama de caso de uso e dizia : Os atores gerente e vendendor herdam o caso de uso Pesquisar cadastro.

O item estava correto !!!

Existe sentido em dizer que o ator HERDA um caso de uso ??
valeu …

Cara eu olhei o diagrama e cheguei a seguinte conclusão.

Isto foi uma pegadinha.

Olha a pergunta:

Os atores Gerentes e Vendedores herdam o caso de uso Pesquisar cadastro…

Sendo que Gerente e Vendedores herdam de Funcionario ao qual tem um relacionamento com o caso de uso Pesquisar cadastro. Ficou meio confuso, más analisando bem a pergunta seria o mesmo dizer que:

Os atores Gerentes e Vendedores herdam de funcionario o caso de uso pesquisar cadastro.

Agora se a pergunda fosse assim:
Os atores Gerentes e Vendedores herdam “do” caso de uso Pesquisar cadastro…

ai sim eu diria que ISTO NONE EXISTE. :lol:

[quote=gulira]Cara eu olhei o diagrama e cheguei a seguinte conclusão.

Isto foi uma pegadinha.

Olha a pergunta:

Os atores Gerentes e Vendedores herdam o caso de uso Pesquisar cadastro…

Sendo que Gerente e Vendedores herdam de Funcionario ao qual tem um relacionamento com o caso de uso Pesquisar cadastro. Ficou meio confuso, más analisando bem a pergunta seria o mesmo dizer que:

Os atores Gerentes e Vendedores herdam de funcionario o caso de uso pesquisar cadastro.
Agora se a pergunda fosse assim:
Os atores Gerentes e Vendedores herdam “do” caso de uso Pesquisar cadastro…
ai sim eu diria que ISTO NONE EXISTE. :lol: [/quote]

Cara,

O elaborar da prova não pode querer que a gente “adivinhe” o que ele quis dizer !!! Prova de concurso não pode possuir um caráter subjetivo !!!
Ele tem que se basear nas normas de UML . Na UML não existe um ator herdando de um caso de uso, isso é um absurdo !!!

Da forma que vc falou acima : “Os atores Gerentes e Vendedores herdam de funcionario o caso de uso pesquisar cadastro.”
Ainda continuaria errado !!!

A maneira certa seria : Os atores Gerentes e Vendedores herdam de funcionario a funcionalidade de pesquisar cadastro. Ai sim estaria correto !!!

vou entrar com recusro nesse item, tenho certeza que vou ganhar !!!

valeu …

Fala pessoal, blz?!

Também vi o diagrama e nem achei que foi pegadinha não.
A questão afirma que:
“Os atores ‘Gerente’ e ‘Vendedor’ herdam o caso de uso ‘Pesquisar cadastro’”.

Apesar de não dizer de qual ator (o caso ‘Funcionario’), a afirmação está correta, acredito eu.

Agora, sobre qual termo utilizar no caso de herança, acredito que seja “herança de caso de uso” ao invés de “herança de funcionalidade”, veja mais detalhes neste texto do Scott Ambler:
http://www.agilemodeling.com/artifacts/useCaseDiagram.htm