Datasource- usuário, senha e url

1 resposta
Rafael_Nunes

Bom dia,
Estou utilizando o datasource do Tomcat, e me surgiu uma dúvida.
O usuário, a senha e a url de conexão com o banco, eu já deixei fixo na configuração do Tomcat. Há alguma forma de eu deixar isso variável, por exemplo na classe que eu retorno o objeto DataSource eu ‘setar’ o usuário, senha e url?

Grato.
Rafael

1 Resposta

T

Rafael Nunes:
Bom dia,
Estou utilizando o datasource do Tomcat, e me surgiu uma dúvida.
O usuário, a senha e a url de conexão com o banco, eu já deixei fixo na configuração do Tomcat. Há alguma forma de eu deixar isso variável, por exemplo na classe que eu retorno o objeto DataSource eu ‘setar’ o usuário, senha e url?

Grato.
Rafael

Acho um pouco difícil, porque normalmente datasources implementam connection pooling (e é por isso que eles são altamente recomendados em aplicações de produção), e connection pooling normalmente requer reaproveitamento de conexão (o que normalmente implica em deixar pelo menos a URL fixa; muitos bancos de dados ainda exigem que o usuário e senha fiquem fixados na conexão também.)

Olhando o javadoc de javax.sql.DataSource, há dois métodos getConnection, sendo que o primeiro aceita usuário e senha, e o segundo não requer usuário e senha (é o que você deve estar usando). É bom testar para ver se é possível usar o getConnection com usuário e senha.

Criado 25 de janeiro de 2005
Ultima resposta 27 de jan. de 2005
Respostas 1
Participantes 2