Datasource x Classe de Conexão

Qual a vantagem de se utilizar um datasource para se conectar a um banco de dados em vez de uma classe de conexão Java diretamente?
Alguém saberia me explicar…

:wink:

http://www.guj.com.br/posts/list/104654.java

Favor não repetir tópicos

Bom, eu vejo vantagem pelo fato de não precisar ingessar na sua aplicação um codigo de conexao, sendo que fica feio o projeto, outro lado interessante e o fato de deixar toda a sujeira para o servidor sem se preocupar com o resto :smiley:

O tópico já existente não foi muito esclarecedor…
Gostaria de saber em termo de performance, se existiria diferenças?!

Obrigada.

:wink:

bom so pra lembrar que ao inves de criar dois topicos vc pode alterar o seu anterior…

respondendo sua pergunta concerteza o dataSource tem muito mais perfomace, pode investir que nao se arrependera e seu sistema ficara bem mais proficional :smiley:

[quote=diogo soares]bom so pra lembrar que ao inves de criar dois topicos vc pode alterar o seu anterior…

respondendo sua pergunta concerteza o dataSource tem muito mais perfomace, pode investir que nao se arrependera e seu sistema ficara bem mais proficional :D[/quote]

Estou precisando integrar em um mesmo datasource o MYSQL e o Postgres, e a única forma que encontrei para resolver esse problema foi deixar a conexão do MYSQL sendo realizada pelo datasource e a conexão do Postgres ser realizada por uma classe de conexão JDBC padrão. Gostaria de deixar ambas no datasource, mas não estou conseguindo… saberia alguma forma?

Qual application server/container web você tá usando??

Configura 2 datasources, um para cada conexão que resolve…

[quote=rodrigo_corinthians]Qual application server/container web você tá usando??

Configura 2 datasources, um para cada conexão que resolve…[/quote]

Usando Tomcat.
Mas como faço para chamá-los na classe? Terei de criar duas classes de conexão distintas (uma para jdbc/testeMysql e outra para jdbc/testePostgres, por exemplo)?

public class Conexao implements Connection  {

protected static DataSource dataSource;

Connection conn = null;

public Conexao() throws Exception {
		if (dataSource == null) {
			try {
				InitialContext ic = new InitialContext();

Context envCtx = (Context) ic.lookup("java:comp/env");
				dataSource = (DataSource) envCtx.lookup("jdbc/testeMysql");

} catch (NamingException ex) {
				System.out.println(ex.getMessage());
				throw ex;