Darlan eu n quero perder esses objetos que estão com situação fechada,quero apenas não carrega-los.Nesse caso em remover os itens com um bloco for já pensei sim!Vou Continuar pesquisando sobre, se eu achar a solução venho mostrar para vc,obrigado!
No mundo acadêmico a abstração e orientação a objetos é lindo tudo maravilhoso, agora vc foi pra um sistema que baixa 6 milhôes de notas / mês pra 780 empresas, daí a coisa começa a mudar um pouco de figura
Acabei de testar de uma forma parecida como a do @blayd2015.Fiz o seguinte:
Utilizei o componente row para as colunas e coloquei a condição no atributo rendered,mas como eu sou iniciante pensei que não carregaria os dados,paciencia,kkkk.
Sim, dai você utiliza recursos mais interessantes, como paginação ou faz o filtro na query, não é mesmo?
Atualmente, você esquece do JSF e de toda sua burocracia e parte para um thin client, como angular ou vuejs mesmo.
lazy loading? Você acabaria tendo que mudar a abordagem de acesso ao banco de dados, principalmente se utiliza um ORM como hibernate, pois o lazy forçaria você a utilizar o open session in view.