DataVision, JFreeReport, Relatórios - Urgente!

5 respostas
thiagorani

Alguém poderia me ajudar em relação a criação de relatórios em uma aplicação Java?
Dei uma olhada no DataVision-0.5.3 e no JFreeReport. O DataVision eu consegui conectar com a base de dados (Oracle), listei alguns valores, mas rodando o aplicativo. Lendo a documentacao, achei um topico chamado Incorporando o DataVision a sua aplicação Java, parece ser o que procuro, mas estou com dificuldades em implementar o codigo, o exemplo da documentacao da muito sucinto.
O JFreeReport parece ser otimo, mas sua codificacao parace ser mais pesada.

Por favor, se alguém souber algo a respeito e puder me dar uns toque ficaria muito grato.

Sem mais.

Thiago

5 Respostas

dukejeffrie

Ueba!!

Eu uso o JasperReports pra fazer relatórios em PDF. A parte que me interessa muito é justamente o PDF, por isso não sei se ele te serve.

Pra quem interessar, vc pode encontrar no Sourceforge os 3 aplicativos que se complementam:

JasperReports - gera os PDFs, usando o iText.
JasperEdit - é pra editar o XML, mais um progz que usa o sintax highlighter do Jedit. Mas é bem ruinzinho, a parte que importa é o preview.
JasperDesign - esse é um projeto que ainda está engatinhando, mas já dá pra criar um primeiro layout do seu relatório. A parte legal é que vc dá a query, e ele divide o espaço para cada coluna.

O bom do PDF é que as páginas impressas não cortam as linhas no meio, o que pode acontecer com uma saída HTML.

thiagorani

Fiz o download do JasperReports, do Edit e do Designer, descompactei o JasperReport no diretorio, até ae beleza!!!
Como eu faço para rodar? Conectar com a minha base de dados?
Eu preciso rodar o Designer para conectar no banco, ou o JasperReport já faz isso?
Se voce tiver um exemplo da alguma aplicacao chamando o JasperReport voce poderia me passar?
Espero que voce possa me ajudar, existem muitas solucoes Free para a geração de relatorios em Java, mas exigem uma certa complexidade para integracao com aplicacoes pessoais.

Aguardo sua resposta,

Valeu

Thiago

dukejeffrie

Hehehe… é meio chato, mas não é difícil. O Jasper trabalha com XML…

Acho que o quick start é pelo JasperEdit. Tem um wizard pra vc inventar uma primeira query, vc dá a query e ele gera o report pra vc.

a segunda coisa a tentar é realmente brincar com o Designer. Vc pode colocar a query lá, conectar com o BD direto, vai testando os botões todos.

Abaixo segue um pedaço do servlet que envia o PDF ao usuário:

public void service(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response)
        throws ServletException
    {
        try {
            String rootDir = getServletContext().getRealPath("/reports");
            Map parameters = loadParameters(request);

String reportFilename = rootDir + File.separator + request.getParameter("report_file");

File reportFile = new File(reportFilename);
            log("Using file "" + reportFilename + ""...");
            if (!reportFile.exists()) {
                showFileNotFound(parameters, response);
                return;
            }
            Connection conn = (Connection) request.getSession().getAttribute("conn");
            if (conn == null) {
                showNotConnected(parameters, response);
                return;
            }
            log("Connected to the database");

byte[] buffer = JasperRunManager.runReportToPdf(
                reportFilename,
                parameters,
                conn
            );
            log("report generated, sending to user");

response.setContentType("application/pdf");
            //response.setContentLength(buffer.length);
            ServletOutputStream ouputStream = response.getOutputStream();
            ouputStream.write(buffer, 0, buffer.length);
            ouputStream.flush();
            //ouputStream.close();
        }
        catch (Exception e) {
            log("Caught exception", e);
            throw new ServletException(e);
        }
    }
thiagorani

O começo é sempre dificil, depois acostuma!!! rs
Entao, ja ta clareando as coisas aki, mas por exemplo, esse (“report_file”) é um xml certo? Como tem que ser esse xml, nem manjo muito de xml, mas to ligado que pra esse esquema de reports o que rola é xml!!!
Outra coisa que queria saber é como voce integrou as tres ferramentas, tem que descompactar tudo no mesmo diretorio? Eu fiz em pastas separadas, no JasperEdit consegui rodar o aplicativo,conectar no oracle, trazer os campos da tabela, mas na hora de executar o compiler da erro, importei uns jar do JasperReport, e sei que algo diferente aconteceu, mas ainda da erro, voce sabe quais jars tem que importar, ou eu to viajando??
Da mais uma luz!!! ehehe

Acho que mais uns 3 dias uteis de bate bola aki com voce eu consigo marca um gol ehehehe!!!

Valeu cara, desculpe se to enchendo o saco.

Thiago

R

cara, peguei a ajuda q vc estava dando p/ o thiagorani aqui no forum sobre o JasperReport e o iReport…

mas nao consigo calcular a soma (SUM) de um campo do meu BD…dah uns erros mto loucos aqui…

como faco p/ ele reconhecer a funcao (SUM) no iReport??

obrigado

Criado 12 de novembro de 2002
Ultima resposta 28 de nov. de 2002
Respostas 5
Participantes 3