Date e GregorianCalendar

Pessoal… meu sistema usa Hibernate… para fazer a persistência meus objetos tem atributos Date, mas quando quero exibir algo eu uso GregorianCalendar… ou seja tá uma mistureba de Date com GregorianCalendar. É melhor eu tirar todos os meus Dates e usar só GregorianCalendar? Fiquei sabendo que o Date vai ser deprecated…

vlw

Como é que o Date vai ser “deprecated”?
Apenas alguns construtores e métodos dele são deprecated, mas isso desde o JDK 1.2.

Mas é melhor transformar meus objetos Date em GregorianCalendar, ou não há necessidade?

Normalmente uso GregorianCalendar apenas quando preciso fazer “contas” com datas (por exemplo, quando preciso saber qual é a data atual mais uma semana), ou então quando preciso de um objeto que armazene datas e seja “mutável”. (Objetos da classe java.util.Date ou java.sql.Date são “imutáveis”.)

Mesmo para visualizar datas prefira usar o SimpleDateFormat, não fazer as coisas pela maneira habitual (que não se faz nem em C!) de pegar os componentes da data e concatená-los. (Mesmo em C, onde você tem de fazer tudo no braço, se usa “strftime” em vez de usar “sprintf (”%02d/%02d/%04d")")