db4o - Alguem já usou

Olá todos,

Estou iniciando um projeto e uma dos requisitos é utilização do db4o, alguém tem alguma experiencia com ele?

Sabe da performance com dados persistidos, e nas busca.

Obrigado.

Janio

é muito relativo dizer sobre a performance, usei pra alguns estudos e to pensando em fazer um micro-sistema com db4o. No site deles tem um benchmark em comparação com outros bancos, mas você pode baixá-lo e fazer uns testes, principalmente com os tipos de operação que você vai precisar. Uma coisa é fato, é bemmmmmmmmm fácil de usar e tratar persistências do que a bizarrice do jdbc, hibernate etc…

Legal Fabricio,

Mas a minhas principal dúvida é sobre segurança nos dados persistidos. Possibilidade de corrupção do arquivo em uso multi-usuário;

Janio.

kra, db4 se nao me engano foi um aperfeiçoamento do prevayler, foi ate um brasileiro que fez, como ele eh bem simples, e possui um tutorial em portugues ate, tenta cria alguma coisa com ele primeiro, depois parte pro db4…agora, não do nenhum dba, mais oq torna o banco mtu mais rapido que sql server, oracle etc, eh essa de segurança, se o projeto for caseiro eu usaria db4, agora não arriscaria em um projeto grande que dependesse mto de bd

[quote=Janio.Barros]Olá todos,

Estou iniciando um projeto e uma dos requisitos é utilização do db4o, alguém tem alguma experiencia com ele?

Sabe da performance com dados persistidos, e nas busca.

Obrigado.

Janio[/quote]

Eu estou fazendo meu projeto final em cima desse banco de dados (Db4). Sou iniciante em java. E gostaria muito de aprender a programar nela. Vcs poderiam me ajudar, a como instalar o db4, criar banco, etc …
uso o linux (ubuntu) … ja baixei e descompactei agradeço… só q não sei como usar ?

desde já agradeço.

Pra usar o db4o você nao precisa instalar nada, basta adicionar os JARs que vem com ele no seu classpath, para criar um banco voce pode usar algo como:

 ObjectContainer objectBag = Db4o.openFile("seubanco.yap");

Este arquivo yap é o local de seu banco, onde estao todos os objetos persistidos, se o Db4o nao encontrar o arquivo ele o cria.

Puxa vida eu tb andei olhando esse cara
e aproveitando alguem tem algum exemplo simples
ou onde posso arrumar.

abraço

Tenho um projeto opensource em andamento que está usando o DB4O, ainda temos poucos códigos, O Glaucio Guerra aqui do guj, esta participando e nos ajudando muito com o banco, ele tem alguns artigos excelentes sobre o banco, vejam a documentação no próprio site do DB4O, tem um material muito bom lá.

Aliás, estava rolando um debate bem legal no infoQ sobre ODBMS vs O/R Mapping - &gt http://www.infoq.com/news/2007/06/orm-obms-debate

Esse site é de um cara que ganhou até um “diploma” da Db4o por incentivar o uso para os brasileiros, vale a pena dar uma olhada na parte 1 pelo menos para se ter uma noçao de como funciona o banco.

http://www.virgula.etc.br/secao/db4o.aspx

Hi Janio!

db4o supports encryption of the database file and recovers from failures (database corruption is minimized). We work hard to maintain the DB integrity and consistency (db4o complies to ACID).
As db4o is also used on devices we have tests that simulate all sort of abnormal situations (such as suddenly turning off the device).

When it comes to concurrency, we support it through optimistic locking (and we provide custom semaphores). However you should note that the db4o core is not multithreaded yet.

Resources in Portuguese:

http://www.db4o.com/portugues/

http://developer.db4o.com/forums/18/ShowForum.aspx (Portuguese Forum)

Best regards!

German from db4objects