[quote=FabricioPJ]Eu acho que posso dar uma opinião relevante, por experiênia própria. Já trabalhei cono analista de sistemas por quase 2 anos, e graças ao último projeto que descobri gostar de banco de dados. Logo eu simplesmente larguei completamente a vida de analista de sistemas e mergulhei em bancos de dados, mais especificamente Oracle recebendo um salario menor (DBA Trainee), no inicio, mas ganhando experiência.
Você pode tentar fazer essa transição de analista de sistemas - DBA dentro da sua empresa mesmo, se for possível. Foi o meu caso, esperei 4 meses por uma vaga de DBA, ai fiz uma prova, gostaram da nota e me chamaram.
Você já deve saber, pois já estudou sobre Oracle, mas não custa lembrar: DBA não é somente administrar um banco de dados (criar usuários, tabelas a etc.). Isso é, com todo respeito, tarefa atribuida aos estagiários, na maioria dos lugares. DBA é ter skills em SQL, Performance Tuning, Backup e restore, servidores de aplicação, PL/SQL, UNIX, Storage, DW, BI, RAC e por ai vai. Você deve ser bom nessas areas, mas se especializar em algumas dessas.
E vai uma dica: A vida de DBA se resume a 70% de rotina e 30% de puro inferno, você deve estar preparado para esses 30% de inferno, cuja pressão é sufocante em certos casos.
Não sou um DBA experiênte, possuo cerca de 2 anos na area, mas já deu para descobrir algumas manhas e tendências. Qualquer dúvida, não hesite em perguntar.
[/quote]
Ok Fabrício, seu comentário foi de muita utilidade, tenho já esse conceito de não somente Administrar o banco de dados, irei buscar mais conhecimentos.
Como informei, ainda estou entrando na área, porém surgiu a grande ideia de estudar para certificação, estou estudando pra isso… creio que ira ajudar bastante.
Abraços,
Samuel Kennedy