DBA Oracle or Programação JAVA

Meu 1º post no Blog GUJ, gostaria do auxilio dos colegas experiente com programação JAVA.

Concluir meu MBA em Banco de dados Oracle em novembro 2011, sou analista de suporte em uma empresa de Médio/Grande porte, porém não gostei de Adm Oracle, aqui na empresa temos um Banco Oracle, porém como sou da área Suporte (GRIFO= O cara só não limpa o banheiro) não tenho muito tempo para desempenhar minha função como DBA, sendo assim estive pensando em Estudar JAVA, talvez fazer um MBA em desenvolvimento para trabalhar na área de desenvolvimento, em outra empresa focada em software.

Gostaria da ajuda dos amigos, estou com bastante dúvida… apesar de está com 24 anos, porém gostaria de me decidir o mais rápido possível, pois tempo perdido não conseguimos achar.

Abraços,
Samuel Kennedy :!:

minha opnião.

É muito dificil todo dia fazer algo que não goste… se não gosta de algo, tente outra coisa o quanto antes.
Agora se o problema é falta de oportunidade para trabalhar como DBA Oracle em sua empresa atual, o mercado esta ai… tente coisas novas… há excelentes oportunidades.
Lembre-se na area de desenvolvimento quase sempre é bastante importante conhecer banco de dados, para criação de coisas novas… você geralmente trabalha mais com projetos e não dia-a-dia…
Já como DBA, é algo mais parecido com “suporte”, mais o dia-a-dia, deixar o negócio funcionando. Claro que também tem projeto e tem lugares que é só projeto, mas isso é excessão.

Eu gosto mais de desenvolvimento do que de banco de dados, mas isso é um gosto pessoal meu… as 2 areas são boas!

PS: Não precisa fazer MBA para trabalhar na área de desenvolvimento. Um bom começo é fazer um curso e colocar a mão na massa. Depois o MBA só terá a agregar!

Entendo Jmmenezes, muito boa sua colocação, estive analisando e como já estou bem encaminhado com os estudos em dia irei proceder dessa maneira, estudando Oracle e pesquisando algumas coisas em JAVA, porém com mais foco.

Tenho outra dúvida, se não for muito incomodo, quanto que um Desenvolvedor JAVA está ganhando no mercado? como Analista de Suporte estou ganhando 2000, já vi vagas de DBA para ganhar 3 a 4 mil…

Abs,
Samuel Kennedy

acho que esta pesquisa (programador) esta bem proximo do que vejo, e tem os varios niveis de salario

Olha, voce fez um MBA em oracle mesmo?? achava melhor voce tentar mudar é de empresa, mas dar mais uma chance ao trabalho como DBA, o salario provavelmente sera melhor, e é uma area muito legal, se eu tivesse feito seu curso tentaria continuar, mas em outra empresa.

Pelo que pareçe, estão é te usando de DBA quebra galho, porque o DBA deveria ser focado nos problemas relacionados ao banco (que nao devem ser poucos), não deveria nem ter tanto tempo assim, pelo que parece voce continua como “cara do suporte” (tambem ja fui sei como é), que tambem entende de Oracle, mas não é DBA mesmo.

Talvez voce ache exagero, mas acho que sera mais trabalhoso voce aprender Java (bem) do que foi estudar para DBA, e a entrada no mercado Java hoje em dia alem de meio dificil não ta com um salario muito bom nao, se voce tem familia pra sustentar é meio arriscado.

Mas é apenas uma opiniao.

Boa sorte e que Deus lhe guie.

Ok emelianenko, Obg pela ajuda… estive também pensando nisso, estudar JAVA seria voltar tudo no inicio, tenho essa visão sua de procurar outra empresa, estou trabalhando justamente nisso, estou preparando meu currículo para prosseguir com a procura.

Creio que minhas dúvidas estão cada vez menores… sei que são opiniões, mas já ajuda bastante.

Abraços,
Samuel Kennedy

sk.arruda o que vc precisa é focar em alguma coisa… Se fez MBA em Banco, e gosta dessa area, foca nela!

Voce é suporte, fez MBA em Banco e ta pensando em programar Java. Seguinte: nao existe emprego que de inicio vao te pagar 4k ou mais… Voce precisa ter experiencias… e quando digo experiencias, sao coisas de 5 anos pelo menos…

Se já fez pos de banco, gosta dessa area, ache um emprego e comece como junior. Se está dificil achar emprego de DBA, tire certificacao OCA DBA, ja vai abrir muitas portas. É facil tirar essa certificacao? Não, mas tb não é impossível… é só estudar… e fará muita diferenca no mercado. Um cara aqui em uns 4 meses tirou essa certificacao, estudando por apenas um livro e fazendo apenas 1 mock de exercicios.

Minha recomendacao: foque no emprego de DBA, foque na certificacao e siga em frente!
Se ainda estiver mto dificil achar emprego como DBA, entre em uma empresa pra programar em pl/sql mesmo, mas nao fique 2 anos nisso, fique sempre tentando ir pra DBA, pelo menos vc nao fica ‘perdendo tempo’ como suporte.

descubra o que vc gosta de fazer de verdade esse é o caminho. Independente do que vc escolher há sempre alguma coisa que dentro daquela área que certamente não vai gostar, seja java ou db.

Olha, salario varia muito. Mas no geral DBA Oracle na média paga mais que Java porém tem menos oportunidades.
Só que como eu sempre falo, se for um bom profissional e trabalhar em uma boa empresa (Empresa querem pessoas que resolvam problemas e não somente pessoas que dominam as tecnologias do mercado) seu salário pode ser bom em ambos os lados… já conheci DBA Oracle que ganhava 15k por mês… da mesma forma que conheci programador java que tbem ganhava isso…

mas são excessões…

[quote=jmmenezes]Olha, salario varia muito. Mas no geral DBA Oracle na média paga mais que Java porém tem menos oportunidades.
Só que como eu sempre falo, se for um bom profissional e trabalhar em uma boa empresa (Empresa querem pessoas que resolvam problemas e não somente pessoas que dominam as tecnologias do mercado) seu salário pode ser bom em ambos os lados… já conheci DBA Oracle que ganhava 15k por mês… da mesma forma que conheci programador java que tbem ganhava isso…

mas são excessões…
[/quote]
Programador ganhando 15K?
Onde?
Analista até vá lá, mas programador…

[quote=drsmachado][quote=jmmenezes]Olha, salario varia muito. Mas no geral DBA Oracle na média paga mais que Java porém tem menos oportunidades.

mas são excessões…
[/quote]
Programador ganhando 15K?
Onde?
Analista até vá lá, mas programador…[/quote]

Como disse o Waldez Ludwig em um entrevista … Você ganha pela sua raridade, não pela sua importância. Até babás podem ganhar até 15k no mês, desde que você faça o que ninguém mais sabe fazer. O problema é que as pessoas tomam tempo de casa como uma escala automática para ganho de salário. O cara que tem 10 anos de experiência como usador de framework sabe usá-los como ninguém, o grande problema é que usadores de framework existem aos montes, por isso vão ganhar pouco com 10, 20 , 30 anos de experiência.

Geralmente, quando o programador chega num salário desses geralmente ele lidera uma equipe, toma decisões de arquitetura, faz análise, sabe montar ambiente etc., isso não quer dizer que ele deixou de ser programador, a diferença é que ele já deixou há muito tempo de fazer CRUD Web com Struts + Spring + Hibernate. E não é porque ele toma esse tipo de decisão que ele agora é um “analista” “arquiteto” ou qualquer outro nome pomposo.

Quanto ao dilema do nosso colega, como o pessoal disse, depende muito do que você gosta. DBA’s são mais raros que programadores, sendo assim, a tendência é que o mercado pague mais por esses profissionais. Talvez seja o caso de você procurar uma empresa em que você realmente trabalhe como DBA, e não tanto como suporte.

Bem… vamos falar de um desenvolvedor… ou analista programador se preferir… ou se preferir arquiteto que programa… ou melhor… cara que sabe fazer qualquer coisa em Java, mas também sabe levantar requisitos, participar de reuniões e até mesmo “vender” projetos… quase um faz tudo…
e não programador que pega especificação de analista e codifica.

E não estamos falando de sisteminhas de cadastro de banco de dados…

opa… só agora vi o comentário do rmendes!

Esta PERFEITO!

[quote=igor_ks]sk.arruda o que vc precisa é focar em alguma coisa… Se fez MBA em Banco, e gosta dessa area, foca nela!

Voce é suporte, fez MBA em Banco e ta pensando em programar Java. Seguinte: nao existe emprego que de inicio vao te pagar 4k ou mais… Voce precisa ter experiencias… e quando digo experiencias, sao coisas de 5 anos pelo menos…

Se já fez pos de banco, gosta dessa area, ache um emprego e comece como junior. Se está dificil achar emprego de DBA, tire certificacao OCA DBA, ja vai abrir muitas portas. É facil tirar essa certificacao? Não, mas tb não é impossível… é só estudar… e fará muita diferenca no mercado. Um cara aqui em uns 4 meses tirou essa certificacao, estudando por apenas um livro e fazendo apenas 1 mock de exercicios.

Minha recomendacao: foque no emprego de DBA, foque na certificacao e siga em frente!
Se ainda estiver mto dificil achar emprego como DBA, entre em uma empresa pra programar em pl/sql mesmo, mas nao fique 2 anos nisso, fique sempre tentando ir pra DBA, pelo menos vc nao fica ‘perdendo tempo’ como suporte.[/quote]

OK Igor, já tinha pensado nisso, estou estudando para retirar OCA… obrigado pelo comentário…
Graças ao blog estou obtendo muitas respostas.

Pessoal, como já definido irei proceder com os estudos em Oracle, agradeço a todos que me incentivaram, não foi tão difícil como pensei. estarei em busca de uma vaga como DBA junior, sei que o salário não será igual o de hoje, até porque estou como analista de suporte em uma empresa muito boa por sinal, mas temos que procurar nossa melhoras.

Abraços a todos!

Eu acho que posso dar uma opinião relevante, por experiênia própria. Já trabalhei cono analista de sistemas por quase 2 anos, e graças ao último projeto que descobri gostar de banco de dados. Logo eu simplesmente larguei completamente a vida de analista de sistemas e mergulhei em bancos de dados, mais especificamente Oracle recebendo um salario menor (DBA Trainee), no inicio, mas ganhando experiência.

Você pode tentar fazer essa transição de analista de sistemas - DBA dentro da sua empresa mesmo, se for possível. Foi o meu caso, esperei 4 meses por uma vaga de DBA, ai fiz uma prova, gostaram da nota e me chamaram.

Você já deve saber, pois já estudou sobre Oracle, mas não custa lembrar: DBA não é somente administrar um banco de dados (criar usuários, tabelas a etc.). Isso é, com todo respeito, tarefa atribuida aos estagiários, na maioria dos lugares. DBA é ter skills em SQL, Performance Tuning, Backup e restore, servidores de aplicação, PL/SQL, UNIX, Storage, DW, BI, RAC e por ai vai. Você deve ser bom nessas areas, mas se especializar em algumas dessas.

E vai uma dica: A vida de DBA se resume a 70% de rotina e 30% de puro inferno, você deve estar preparado para esses 30% de inferno, cuja pressão é sufocante em certos casos.

Não sou um DBA experiênte, possuo cerca de 2 anos na area, mas já deu para descobrir algumas manhas e tendências. Qualquer dúvida, não hesite em perguntar.

[quote=FabricioPJ]Eu acho que posso dar uma opinião relevante, por experiênia própria. Já trabalhei cono analista de sistemas por quase 2 anos, e graças ao último projeto que descobri gostar de banco de dados. Logo eu simplesmente larguei completamente a vida de analista de sistemas e mergulhei em bancos de dados, mais especificamente Oracle recebendo um salario menor (DBA Trainee), no inicio, mas ganhando experiência.

Você pode tentar fazer essa transição de analista de sistemas - DBA dentro da sua empresa mesmo, se for possível. Foi o meu caso, esperei 4 meses por uma vaga de DBA, ai fiz uma prova, gostaram da nota e me chamaram.

Você já deve saber, pois já estudou sobre Oracle, mas não custa lembrar: DBA não é somente administrar um banco de dados (criar usuários, tabelas a etc.). Isso é, com todo respeito, tarefa atribuida aos estagiários, na maioria dos lugares. DBA é ter skills em SQL, Performance Tuning, Backup e restore, servidores de aplicação, PL/SQL, UNIX, Storage, DW, BI, RAC e por ai vai. Você deve ser bom nessas areas, mas se especializar em algumas dessas.

E vai uma dica: A vida de DBA se resume a 70% de rotina e 30% de puro inferno, você deve estar preparado para esses 30% de inferno, cuja pressão é sufocante em certos casos.

Não sou um DBA experiênte, possuo cerca de 2 anos na area, mas já deu para descobrir algumas manhas e tendências. Qualquer dúvida, não hesite em perguntar.

[/quote]

Ok Fabrício, seu comentário foi de muita utilidade, tenho já esse conceito de não somente Administrar o banco de dados, irei buscar mais conhecimentos.
Como informei, ainda estou entrando na área, porém surgiu a grande ideia de estudar para certificação, estou estudando pra isso… creio que ira ajudar bastante.

Abraços,
Samuel Kennedy

Olá.
Aproveitando esse tópico, um curso dessas escolas de treinamento de DBA Oracle ajuda, ou melhor estudar pra prova oficial da Oracle DBA?
Bom receber opiniões…

Qual dessas escolas que oferece o curso de DBA Oracle 10g é melhor, Veris, Kasoluction ou Senac?

[quote=bsatrianim]Qual dessas escolas que oferece o curso de DBA Oracle 10g é melhor, Veris, Kasoluction ou Senac?

[/quote]

Pegando carona… tambem gostaria de saber quais os melhores centros de treinamento para DBA/Java.