DBDesigner + Postgres

Pessoal,

Pesquisei na web sobre como configurar o DBDesigner para Postgres e encontrei pouca documentação. Optei por fazer uma classe para gerar os sqls a partir do arquivo xml do DBDesigner. Vou compartilhar o jar e após os comentários vou realizar personalizações e disponibilizar os fontes.

–Editado–

Nova versão na página 2 do tópico.

Fred

Cara, o DBDesigner é uma ferramenta de modelagem voltada para o mysql, somente. Existem outras ferramentas que são configuráveis dependendo do banco (power designer, erwin), mas uma que seja free e com essa mobilidade eu não conheço…

[]'s.

Eu sei que é voltada para mysql.

O que fiz foi um “plugin” para gerar código sql para postgresql a partir do arquivo do DbDesigner pois o considero uma boa alternativa para modelagem E/R.

Valeu

Ahh tah, foi mal então…entendi errado o seu post…

[]'s.

[quote=fre_d]Pessoal,

Pesquisei na web sobre como configurar o DBDesigner para Postgres e encontrei pouca documentação. Optei por fazer uma classe para gerar os sqls a partir do arquivo xml do DBDesigner. Vou compartilhar o jar e após os comentários vou realizar personalizações e disponibilizar os fontes.

Fred[/quote]

Fred,

E como ele funciona? É só colocar no DBDesigner e pronto? aparece a opção para gerar o schema para postgres?

Não é um programa separado, vc seleciona o arquivo e as opções que deseja e gera o sql. Não encontrei documentação sobre plugins para o DBDesigner.

Bom dia.
Primeiro, parabéns pela iniciativa, o DBDegigner realmente é uma ótima ferramenta. Pen que não gera código para outros bancos.

Eu tenho um exemplo de modelo aqui e vou testar sua aplicação.

Não tenho muita experiência com tratamento de arquivos, mas se precisar de ajuda avise.

Outra pregunta: será disponibilizado esse componente como open source?

Fred,

Legal, ou baixa e dar uma olhada.

Ela tinha sido descontinuada pelo seu desenvolvedor.
O mesmo foi contratado pela MySQL.ab ( ab = LTDA )
Vale realmente apena usa-lo?

Eu uso a versão 4 e funciona muito bem. Alguem sabe de outra ferramenta free para modelage E/R ?

Nesse link tem várias ferramentas de modelagem UML e E/R pagas e gratuitas.

http://databaseanswers.org/modelling_tools.htm

Eu estou usando o Toad Data Modeler da Quest. Acho mto bom.
Para modelagem de sistemas uso o JUDE que tb gosto mto.

US and Canadian customers, click here to buy Toad Data Modeler for $479.00

Versão beta community Free

e as fontes quando sai

Cara, parebens pelo programinha. Me quebrou um bom galho aqui. Só como sugestão, coloque para quando ele for criar a ordem dos drops das tabelas obdecer a precedencia de chaves estrangeiras.

Exemplo: Se conta tem como sua dependente item de conta, primeiro excluir item de conta depois excluir conta.

Obrigado !!! Não sabia mais onde estava os fontes e tive que descompilar. Vou fazer algumas melhorias e disponibilizar uma nova versão.

Abraço,

Fred

Pessoal,

Implementei a melhoria sugerida pelo ‘brunolrb’.

Se alguém tiver mais alguma sugestão poste aqui !!! Na medida do possível vou implementando.

A princípio o objetivo é gerar o sql para o Postgre mas futuramente posso adicionar outros databases.

[]'s

Fred

Amigo, há problemas na geração do script de chaves estrangeiras.

Como por exemplo:

ALTER TABLE dano_casa ADD FOREIGN KEY (casa_item_casa_id\nitem_id=casa_item_item_id) REFERENCES casa_item;

o certo seria:

ALTER TABLE dano_casa ADD FOREIGN KEY (casa_item_casa_id, casa_item_item_id) REFERENCES casa_item;

Outro problema é a modelagem feita com o uso do tipo DOUBLE. Na versão 8.1 esse tipo de dado não existe. O mapeamento certo seria DOUBLE PRECISION.

Obs: sou iniciante em postgres e estou utilizando o phppgadmin 4.4.2 como base, portanto perdoe qualquer eventual falha.

desculpe a incoveniencia de responder um tópico dessa data…

mas nao pude evitar…

de uma olhadinha nesse aki ó…

http://www.google.com.br/url?q=http://inf.cp.cefetpr.br/ligia/coteia/intbd/modelagem_dbdesigner_postgresql.pdf&ei=aTQoSprGEM_vlAey_IjqBw&sa=X&oi=spellmeleon_result&resnum=2&ct=result&usg=AFQjCNG7uiIl9lun7P8Co2Ww8-SZ9OLmCw

achei no google…e ja ta por aih…

abraxxxx

[quote=fre_d]Pessoal,

Implementei a melhoria sugerida pelo ‘brunolrb’.

Se alguém tiver mais alguma sugestão poste aqui !!! Na medida do possível vou implementando.

A princípio o objetivo é gerar o sql para o Postgre mas futuramente posso adicionar outros databases.

[]'s

Fred[/quote]

Show de bola, tudo o que eu precisava. VLWWW :smiley: