DBF, dBASE

Olá a todos. Estou precisando fazer uma aplicação para um trabalho de faculdade que lê arquivos dbf, e a resposta de qualquer uma das perguntas seria de grande ajuda.
Honestamente sou muito novo com banco de dados, com muita dificuldade instalei MySQL e postgres no meu pc e note book para conseguir usar a única coisa que sei mais que são os comandos SQL ~^.
Por isso tenho umas questões. Pesquisei aqui e ali mas ainda não entendi direito o que exatamente são esses arquivos dbf / dBASE.
Ele é como os arquivos.sql ? É só um arquivo formatado com os padrões dBASE contendo os dados sem nenhuma informação extra ?

É possível (como ?) ler ele usando comandos SQL normais ?
Vi gente recomendado Hxtt para poder acessar o dbf pelo JDBC mas agora ele tá pago e não entendi bem como funciona esse ODBC (que parece funcionar só no windows e isso não seria bem vindo). Tem algum outro driver (free) que vocês conhecem para acessar pelo JDBC ?

Olá

[quote=CrOnNoS]… lê arquivos dbf,… Pesquisei aqui e ali mas ainda não entendi direito o que exatamente são esses arquivos dbf / dBASE.
Ele é como os arquivos.sql ?[/quote]

Não sei que tipo é este de arquivo .sql porque nunca li. Se eles existem que os trata é algum sistema gerenciador de base de dados do tipo MySQL ou PostreSQL

Os arquivos .dbf não saõ acessados via SQL. O formato deles você pode conferir em (acheiu no google e lá tem outros links): http://www.dbf2002.com/dbf-file-format.html

[quote=CrOnNoS] É só um arquivo formatado com os padrões dBASE contendo os dados sem nenhuma informação extra ?

É possível (como ?) ler ele usando comandos SQL normais ?[/quote]

O que contém está explicado no link que passei. Ou você faz um programa na raça para ler o arquivo ou usa alguma coisa já pronta como pode ser encontrado em http://www.google.com.br/search?q=read+dbf+file+java

[]s
Luca

Está dizendo que eu teria que abrir o arquivo como um arquivo de texto normal e aprender como é sua formatação ?
De qualquer forma vou ler os links que você me passou e com o que você falou já vai me ajudar bastante a dar uma re-pesquisada. Obrigado.

Olá

De qualquer forma TEM que aprender como é a formatação e não vai demorar mais do que 10 ou 15 minutos nisto. O que eu quiz dizer é que ou você usa algum driver pronto ou você mesmo faz (o que não é difícil para alguém que conheça Java e DBF, que talvez não seja seu caso)

[]s
Luca