[DBU] - Nivel confiável dos testes

Boa tarde pessoal,

Eu gostaria da opinão de vocês. Eu estou realizando alguns testes nos DAO’s do projeto, tenho um método que faz um simples select no banco e um trecho em que eu adiciono a seguinte linha:

//Verifica se o metodo next do ResultSet retorna verdadeiro assertTrue(rs.next());

… a duvida, somente isso estaria em um nivel confiável, ou seja, satisfaria os testes necessários? Digo os testes necessários aqueles realizados em um método simples de persistência.

Desde jah, muito obrigado!

[]'s

Eu penso que seria melhor, você quebrar em vários testes pequenos. Por exemplo: fazer um teste pra conexao com o banco, fazer um teste caso algum campo que use no select venha null, pode fazer o teste que você falou também. O ideal eu acho é quebrar em vários testes pequenos, assim você consegue testar o seu DAO como um todo.

Exato, o meu raciocío eh justamente esse, monitorar os pontos críticos, saber se variável local está recebendo o valor de um método, verificar os pontos em que possa ocorrer uma NPE, por exemplo…

[]'s

Isso, não só teste criticos de NPE mas testes da lógica também como o valor retornado do select com where esteja certo e etc… Enfim, fazendo isso acho que estaria em um nível confiável sim.