[DBU] - Nivel confiável dos testes

3 respostas
getAdicted

Boa tarde pessoal,

Eu gostaria da opinão de vocês. Eu estou realizando alguns testes nos DAO’s do projeto, tenho um método que faz um simples select no banco e um trecho em que eu adiciono a seguinte linha:

//Verifica se o metodo next do ResultSet retorna verdadeiro assertTrue(rs.next());

… a duvida, somente isso estaria em um nivel confiável, ou seja, satisfaria os testes necessários? Digo os testes necessários aqueles realizados em um método simples de persistência.

Desde jah, muito obrigado!

[]'s

3 Respostas

Guip08

Eu penso que seria melhor, você quebrar em vários testes pequenos. Por exemplo: fazer um teste pra conexao com o banco, fazer um teste caso algum campo que use no select venha null, pode fazer o teste que você falou também. O ideal eu acho é quebrar em vários testes pequenos, assim você consegue testar o seu DAO como um todo.

getAdicted

Exato, o meu raciocío eh justamente esse, monitorar os pontos críticos, saber se variável local está recebendo o valor de um método, verificar os pontos em que possa ocorrer uma NPE, por exemplo…

[]'s

Guip08

Isso, não só teste criticos de NPE mas testes da lógica também como o valor retornado do select com where esteja certo e etc… Enfim, fazendo isso acho que estaria em um nível confiável sim.

Criado 10 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 10 de fev. de 2012
Respostas 3
Participantes 2