De novo o Eclipse!

4 respostas
cezbatistao

Fala Galera, blz??

bem com todos comentando sobre o eclipse, eu naum pensei 2 vezes e jah baixei ele e jah to mexendo nele, bem mas tenho algumas dúvidas básicas de qq pessoa q tenta novas aventuras…ahhahah :slight_smile:

como faço pra instalar os plug in, se possível o de interação com o tomcat dele e tem algum site em portugues q fale sobre o eclipse, pq meu inglês eh pessimo, bem qq ajuda q vcs possam me dar eu agradeço e muito…

valeu

:twisted: CarloxXx

4 Respostas

R

É só descompactar no diretório plugins do eclipse e abrir o editor. Vá em Window-> preferences e configure o seu plugin.

Rafael_Steil

Basta descompactar os plugins dentro do diretorio “plugins” do Eclipse. Porem, alguns ja vem com o diretotorio “plugins” no pacote ( por exemplo, ao inves do diretorio a ser criado ser apenas “org/seila/nomedoplugin/blabla”, o nome vem como “plugins/org/seila/nomedoplugin/blabla”) entao nesse caso tem que descompatar um diretorio antes do diretorio “plugins” to Eclipse, para que caia no diretorio correto… para ver é facil, eh so abrir com algum programa que leia .ZIP e ver la.
É importante salientar tambem que, para que um plugin possa ser usado, o eclispe precisa ser restartado, caso esteja aberto no nomento de isntalacao.

O melhor plugin para o Tomcat é o do endereço http://www.sysdeo.com/eclipse/tomcatPlugin.html.

Muitos plugins precisam ser “ativados” para funcionar. Alguns aparecem disponiveis no momento em que voce vai criar um novo projeto e outros, como o tomcat, precisam ser adicionados na barra de icones ( clique com o botao direito do mouse na barra de icones de vai nas configuracoes, dae eh so achar o do tomcat - ou algum outro que deseje - la e marcar como disponivel ).

Algumas configuracoes tambem podem ( ou devem ) ser feitas na janela de preferencias ( Window->Preferences ), como no caso do tomcat, onde é preciso selecionar qual versao que voce esta usando, qual o diretorio home do tomcat e mais alguma outra coisa.

Para usar o plugin do tomcat é necessario iniciar ele diretamente pelo Eclipse ( parece que o eclipse ja vem com suporte a tomcat, onde é possivel registrar os processos externos do tomcat diretamente no eclipse, mas pessoalmente nao sei como fazer isso ). No menu “Tomcat” basta clicar em “Start Tomcat”… entao o sistema vai comecar a iniciar ele, e vc vai ver os processos aparecendo numa janela do Eclipse.
Depois, para debugar algum Servlet/JSP, eh so colocar os break points onde voce deseja e acessar normalmente pelo navegador. Assim que o processamento chegar na parte que voce quer debugar, o Eclipse vai interceptar a chamada e voce podera entar fazer o que quiser.

Para uma explicacao passo-a-passo, na propria pagina do plugin tem isso.

Rafael

R

Rafael Steil obrigado pela resposta. Por acaso eu tinha conseguido configurar e depois de editar minha mensagem recebi sua mensagem. Valeu mesmo!

cezbatistao

valeu galera pelas explicações…

:twisted: KaRloxXx

Criado 23 de dezembro de 2002
Ultima resposta 24 de dez. de 2002
Respostas 4
Participantes 3