De portugal para o brasil qual a melhor universidade?

72 respostas
dininha

Boa tarde , eu sou uma aluna de Eng. da computaçao de portugal e queria ir estudar para o brasil um semestre mas nao sei qual o melhor sitio para o fazer (nem a melhor cidade)em termos de condiçoes de vida e ambiente.

Eles dao-nos as seguintes opçoes

Universidade de São Paulo www.usp.br/
Universidade Estadual de Campinas www.unicamp.br/
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho www.unesp.br
Universidade Federal de Rio Grande do Norte www.ufrn.br
Universidade Federal do Piauí www.ufpi.br/
Universidade Federal de Alagoas www.ufal.br
Universidade Federal da Paraíba www.ufpb.br/
Universidade Federal de Pernambuco www.ufpe.br/
Universidade Federal do Rio Grande do Sul www.ufrgs.br/
Fundação Universidade Federal do Rio Grande www.furg.br/
Universidade Federal de Pelotas www.ufpel.tche.br/
Universidade Federal de Santa Catarina www.ufsc.br/
Universidade Federal de Santa Maria www.ufsm.br/
Universidade Federal do Mato Grosso www.ufmt.br/
Universidade de Brasília www.unb.br/

Se puderem respondam-me o mais rapidamente possivel,
conto convosco e obrigada!!! :slight_smile:

72 Respostas

L

Bem espero que não seja spam…

Mas enfim…

Vc tem certeza que quer fazer isso mesmo? Eu querendo ir para aí e vc querendo vir para Lisarb…

Quais são suas prioridades? Segurança? Contato? Polo de Informática?? Custo de Vida?

Responda que fica mais fácil te dar uma resposta…

[]'s

T

Há 10 anos atrás eu escolheria tranqüilamente a Unicamp, mas hoje em dia não sei lhe dizer.
Entretanto, se vier para o Brasil tente alguma das universidades do Sudeste ou do Sul do Brasil.

keller

Eu como catarinense sou meio suspeito pra falar…
Mas IMHO conheci um pessoal que falou muito bem da UFSC, os professores são bons e o ensino é de qualidade…

A infraestrutura da praia opz opz, cidade é muito boa e a cidade é bem tranquila em comparação as outras capitais Brasileiras.
E como você vai estar em Florianopolis no verão podera aproveitar as maravilhosas praias que existem por lá.

gcobr

Eu ficaria com:

USP de São Paulo em primeiro lugar. Onde perdes um pouco na qualidade de vida e segurança.
Ou UFRGS de Porto Alegre em sergundo lugar. Onde a qualidade de vida e a segurança são um pouco melhores.

De qualquer forma, São Paulo é a maior metrópole da América Latina. Diversão para os fins de semana e experiências de vida são algo a considerar.

T

Se é para estudar um semestre apenas, escolha uma “USP” (Universidade, Sol e Praia), não a Universidade de São Paulo. As universidades que ficam no litoral na sua lista são: Alagoas, Paraíba, Santa Catarina, Pernambuco - acho que são essas. Se for efetuar a intersecção dessa lista com a lista que eu dei (Sul e Sudeste) sobrou a que o Keller recomendou (UFSC) - que juntaria o útil ao agradável.

dininha

luidhi:

Mas enfim…

Vc tem certeza que quer fazer isso mesmo? Eu querendo ir para aí e vc querendo vir para Lisarb…

Quais são suas prioridades? Segurança? Contato? Polo de Informática?? Custo de Vida?

[]'s

É uma experiencia de vida…
gostava de ter segurança e baixo custo de vida (de preferencia)…
obrigada a todos pelas dicas… é muito complicado ir para um pais sobre o qual nao sei nada e ter de escolher uma destas universidades que nem sei em que estado sao…mas tou ansiosa de ir para ai!!!

L

dininha:
luidhi:

Mas enfim…

[]'s

obrigada a todos pelas dicas… é muito complicado ir para um pais sobre o qual nao sei nada e ter de escolher uma destas universidades que nem sei em que estado sao…mas tou ansiosa de ir para ai!!!

Putz! Escolheu o País errado!!! Vou logo avisando…

Nossa caríssima moeda (Real), está supervalorizada devido a uma política de juros da equipe comandada pelo nosso dignissimo apedeuta Sr. Presidente da República … Ou seja, vais gastar muitos Euros para se manter aqui.

Segurança aqui é uma coisa que não conhecemos. Estamos vivendo uma sociopatia coletiva, onde valores humanos estão invertidos.

Saúde, esqueça. Procure fazer um ótimo plano de saúde internacional, porque se depender da saúde pública brasileira, tá lascada 2 vezes. Os hospitais privados, em são paulo, são referência mundial.

Transporte, também não é lá essas coisas… O metrô só perde para o de tóquio… em lotação, porque em km de linhas, não é muito mais que uma montanha russa.

Educação, olha, tem faculdades boas… As opções que vc deu são as melhores. Não tem uma melhor ou pior, depende só onde vc quer ficar e o que pretende conhecer. É a única coisa que se salva, mais por empenho dos professores/heróis do que o poder público.

Nós, Brasileiros, maioria descendentes de imigrantes (inclusive eu que sou filho de um cidadão da terrinha aí…), somos grandes pelegos de gringos. Então há uma grande chance de você conseguir um estágio remunerado para manter seus custos aqui em Lisarb (Esse país está tão invertido que já chamo ele ao contrário).

São Paulo é uma megalópole, deve dar umas 4 lisboas com 6 vezes mais carros.

Procure buscar informações sobre as cidades, tem bastante gente que estuda ou estudaram nessas faculdades citadas, e pode te dar uma referência.

E boa sorte, e não ande com bolsas e jóias quando descer do aeroporto…

[]'s

clodoaldoaleixo

dininha:
luidhi:

Mas enfim…

[]'s

Seja bem vinda, também sugiro a USP, ou Unicamp, são ótimas.

Pra seu conhecimento a USP fica na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, é uma das melhores do Brasil se não for a melhor, como já foi citado você perde um pouco na questão segurança.

A Unicamp fica na cidade de Campinas, também no estado de São Paulo, eu conheço bem Campinas, é uma cidade até certo ponto tranqüila pra se morar e a Universidade é excelente também.

Não querendo puxar sardinha pro lado de São Paulo, mas se você não conhece, São Paulo é o grande Pólo cultural, gastronômico e econômico do País. :smiley:

Se optar pela cidade de São Paulo, e precisar de acomodações, minha casa está a disposição :smiley:

L

Um texto do grande jornalista Geraldo Tite Simões (motonline) para você saber para onde está vindo…
[i]
Em algum ponto do hemisfério sul existe uma ilha muito curiosa chamada Lisarb. Alguns dizem ser apenas mitológica, outros juram de pés juntos que já viram e até visitaram, mas poucos de fato conseguiram confirmar com exatidão sua localização geográfica.

Tanto faz, porque verdadeira ou não, Lisarb é uma referência quando se trata de comportamento social. Tudo se dá exatamente ao contrário do que nos outros países do mundo. Quer um exemplo? Todo cidadão lisarbiano já nasce estelionatário. Isso mesmo, basta vir ao mundo para que os sistemas legislativo e judiciário o considerem um esteliontário. Então, quando finalmente atingir a idade adulta e quiser comprar uma moto financiada, terá de assinar uma montanha de documentos para provar que não é ladrão, falsificador, sacripanta, trambiqueiro, gatuno ou coisa pior. Depois, quando quiser vender esta mesma moto terá de assinar o documento de transferência na frente de um escrivão e sua assinatura será submetida a um perito que, só depois de confirmada a autenticidade, irá carimbar o papel, atestando que o cidadão lisarbiano não é mais um estelionatário, como no dia em que nasceu. Curiosamente, mesmo com toda esta preocupação, Lisarb é um dos países campeões mundiais de roubo de carros e motos!

Outra manifestação contrária neste curioso país diz respeito aos impostos. Uma moto ou carro novíssimos, com modernos itens de segurança e perfeitamente funcionais devem pagar um imposto de circulação extremamente alto. Tão alto que até parcelam em 3 vezes. Já os veículos velhos, com 10 ou 15 anos de uso, pagam um imposto ridículo para circularem emitindo mais poluentes, som condições de segurança, e invariavelmente quebram no meio da rua, infernizando a vida dos outros cidadãos que rodam de carro novo e pagam um baita imposto.

Na administração do dinheiro público os lisarbianos são campeões. Em uma de suas maiores cidades foi construída uma avenida de 4 km, que liga nada a lugar nenhum, ao custo de 800 milhões de dólares. Ou seja, cada km custou 200 milhões de dólares. Seguramente é o km linear de avenida mais caro do planeta. E a justificativa para este investimento é a qualidade desta avenida: tem quatro faixas, é totalmente iluminada, transmite segurança aos usuários, mas a velocidade máxima permitida é de apenas 60 km/h e existem radares que flagram os motoristas que superam este limite. E se alguém perguntar qual a razão de um limite tão baixo, a resposta é igualmente curiosa: é porque os lisarbianos usam carros mal conservados.

Ainda no trânsito os lisarbianos revelam características interessantes. Os carros mais modernos são equipados com luzes de neblina na frente e atrás, uma preocupação das fábricas com a segurança dos motoristas e pedestres. No entanto, nas noites de céu claro, em ruas bem iluminadas, pode-se ver milhares de motoristas com as luzes de neblina acesas! E sabem o que eles fazem quando a condição de visibilidade cai drasticamente? Esquecem das luzes de neblina! É, ou não é, um país verdadeiramente do contra?

Fictício, ou não, Lisarb é um país de clima ameno, propício aos passeios de moto e que tem lá seu jeito muito especial de manter seus filhos presos à ele. É mais uma de suas contradições: todo mundo acha ruim, mas ninguém sai de Lisarb.

Agora que você já conheceu o significado do país no qual tudo é ao contrário, saiba que a cada dia surgem novas leis, comportamentos e manias que levam a crer que Lisarb está ficando irreconhecível. Quer uma prova? O Brasil ficou chocado com a notícia da modelo que morreu de magreza. Nem na Etiópia uma pessoa com aquele corpo seria considerada gorda, mas no mundo da moda o bonito é ser cadavérico. A mídia ? num excelente exemplo de necrofilia ? estampou a foto da menina nas primeiras páginas de várias publicações.

Aqui começa uma tremenda inversão de valores. A revista Veja pertence à editora Abril, que publica pelo menos uma dúzia de revistas mensais e semanais exclusivamente destinadas a cultuar a beleza. E a Veja colocou a foto da menina na capa com a chamada ?A magreza que mata?. No entanto, a Abril fatura uma fortuna em revistas como Nova, Claudia, Capricho, Boa Forma, Mens Health e outras que nem lembro mais. Em TODAS essas publicações o tema principal é ?emagreça, emagreça e emagreça?. Até o dia em que uma menina de 18 anos morre por excesso de emagrecimento e vira capa da Veja numa reportagem dramática. Que ironia lisarbiana: o mesmo emagrecimento que vende revistas femininas também ajuda a vender a Veja quando alguém morre… de magreza!

Voltando ao assunto que nos uniu, o motociclismo, agora parece que todo político sem uma plataforma dignificante decidiu apontar as armas em direção dos motociclistas. A idéia é a seguinte: já que estão usando as motos para cometer alguns delitos, então é melhor tratar TODOS os motociclistas como marginais. É a base do racismo: primeiro generalizar, depois segregar e finalmente identificar! Pena que os lisarbianos têm péssima memória, pois acabam votando nessa furba de anencéfalos de terno, gravata e tailler que vivem nas tetas do Estado e chafurdam no esgoto de suas representações políticas. Como é possível alguém propor uma insanidade como colar o número da placa da moto no corpo do motociclista?

Só pra dificultar a argumentação da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), a socialite Ana Cristina Gianini Johannpeter foi assassinada por um menor ? que já tinha passagem na polícia - pilotando uma bicicleta. O crime aconteceu a 150 metros de uma delegacia do Leblon, Rio de Janeiro. Como a dona Rose irá reagir? Vai recomendar o uso de um colete com o número do RG e endereço em todos os ciclistas do Rio de Janeiro? Ou vai propor uma redução dos salários, jetons e benefícios dos servirores lisarbianos para relocar a verba aos programas sociais realmente funcionais? Ou exigir do Secretário de Segurança Pública do Rio a garantia de que as pessoas sob sua guarda sobreviverão a mais um dia?

Ah, Lisarb. Uma característica interessante ?deste país? (como diria Lula) é o recadastramento. Nos últimos 10 anos eu recadastrei meu título de eleitor, meu CPF, meu PIS (SUS, INSS, sei lá o nome), meu IPTU e algum outro que não lembro. Sabem por que o Brasil promove tantos recadastramentos? Porque perde o controle da corrupção! É preciso saber se os beneficiários do INSS estão vivos; quantas contas bancárias foram abertas com CPF falsos; quantos eleitores fantasmas existem e quantas casas foram construídas ilegalmente. Em suma, o Estado perde o controle da corrupção (porque quem deveria fiscalizar também é corrupto) e toma uma atitude de macho: apaga tudo e começa do zero! O recadastramento é o maior atestado de incompetência que uma administração pode passar e ninguém vem a público pedir desculpa pela falta de controle. Somos obrigados a suportar o império de burocracia e se nossa memória nos trai e esquecemos de nos recadastrar ainda pagamos MULTAS!

Agora vem a idéia super moderna de implantar chip em todos os veiculos motorizados. Isso me lembra as urnas eletrônicas. Lisarb é um dos países mais pobres e com uma das piores distribuições de renda do planeta, mas quer ser up to date em tecnologia com as urnas e agora o chip de identificação veicular. Muito moderno e eficiente, não fosse uma velha e esquecida questão chamada PRIORIDADE! Imagine se essa tecnologia moderna fosse empregada, por exemplo, para reduzir ao menos um pouquinho a corrupção cometida dentro da administração pública! Sim, porque no dia seguinte à implantação do chip vários camelôs da rua Santa Ifigênia - reduto de contrabandistas de SP - venderão chips com qualquer informação.

Então temos de um lado a completa incapacidade de controlar a corrupção. De outro a necessidade de ?aparecer? diante da comunidade internacional com soluções modernosas como urna eletrônica e chip. Uma boa idéia seria juntar essas duas necessidades com a criação de um chip de identificação de corrupto. Já pensou? Uau! Desde o cara que leva uma caneta esferográfica da repartição pública pra casa, até lobistas que recebem ?gratificações? por um mega contrato de fornecimento de produtos e serviços ao Estado. O chip identificaria o corrupto (ou corruptor) e apareceria seu nome em um enorme painel colocado em Brasília.

Mesmo em um país de piada pronta como Lisarb esse tipo de anedota já perdeu a graça. Cada vez mais acredito que a principal função de uma deputada como essa Rose é desviar a atenção dos assuntos realmente sérios. Enquanto gastam-se tempo e dinheiro para tramitar um projeto ridículo como esse, nos porões de cada representação política os ratos engravatados e de tailler investem tempo e esforço mental para descobrir uma forma de aumentar seus vencimentos, trabalhar menos e se aposentar mais cedo.

Políticos de Lisarb são lutadores sim. Lutam para conseguir o poder. Não é pelo ou para o povo, mas exclusivamente pelo poder. De um simples vereador ao presidente todos almejam o poder. A sensação de poder corrompe, excita, libera endorfinas e vicia. Por isso, no dia seguinte à posse, a preocupação número um das roses neste jardim de lama é uma só: como conseguir se reeleger para prolongar a agradável sensação de poder por oito anos.

Lisarb está ficando tão absurdamente de ponta cabeça, numa inversão de valores sem comparação no mundo, que uma hora destas vai voltar a ser Brasil.
[/i]

dininha

Isso ta mesmo assim tao mau?

estou tentada a escolher UFSC… tenho algum receio da insegurança k existe no brasil mas tenho a ideia que nao esta assim em todo o lado, ha estados mais calminhos e seguros nao ha?

Veronicaaa

Olá
Bom como moro no Rio Grande do Sul posso falar da UFRGS.
A UFRGS fica em Porto Alegre capital do Rio Grande do Sul, uma das capitais mais politizadas do país. Os Cursos de computação da UFRGS foram avaliados pelo MEC(Ministerio da Educação) como um dos melhores do país juntamente com a USP, a UNICAMP, a UFMG e a UFPE.
O custo de vida aqui em Porto Alegre não é dos mais altos, tem muita coisa bonita na cidade para conhecer e muitas opções de lazer também, além do que o Rio Grande do Sul tem muitos lugares bonitos para você conhecer também. Só lembrando que dos meses de maio a setembro faz bem frio aqui especialmente de junho a agosto.
http://www.riogrande.com.br/

dininha

Muito obrigada :smiley:

Veronica de onde eu venho no inverno temos temperaturas negativas para mim ai deve tar smp quentinho :wink: mas como é em termos de segurança rgds?

L

dininha:
Isso ta mesmo assim tao mau?

estou tentada a escolher UFSC… tenho algum receio da insegurança k existe no brasil mas tenho a ideia que nao esta assim em todo o lado, ha estados mais calminhos e seguros nao ha?

Depende que você chama de “segurança”…
Trombadinhas batendo carteira tem em qualquer lugar do mundo.

Agora, menores de idade com arma de fogo na mão matando no semáforo por 10 reais, só em Lisarb mesmo…

Respondendo a sua pergunta, sim, Santa Catarina é mais seguro sim.

L

dininha:
clodoaldoaleixo:

Não querendo puxar sardinha pro lado de São Paulo, mas se você não conhece, São Paulo é o grande Pólo cultural, gastronômico e econômico do País. :smiley:

Se optar pela cidade de São Paulo, e precisar de acomodações, minha casa está a disposição :smiley:

Veronica de onde eu venho no inverno temos temperaturas negativas para mim ai deve tar smp quentinho :wink: mas como é em termos de segurança rgds?

Ah tá tem mais esse detalhe…

Devido ao aquecimento global, nosso inverno em São Paulo tá batendo 35 graus centígrados. Você não sentirá saudades do vento quente e seco que sobe do Deserto do Saara…

Leozin

Santa Catarina: bela por natureza :slight_smile:
Prós: Bonita, mais segura e custo de vida mais baixo. Tem praias, festas e MUITA gente bonita ;D
Contras: Área de informática ainda está engatinhando, paga-se pouco para desenvolvedores (mesmo! cerca de 1/3 de SP)

São Paulo:
Prós: Diversidade cultural, transporte metropolitano descente, grande polo tecnológico e um centro de conhecimento inimaginável. Empresas como SAP, Sun, Oracle, Microsoft e afins estão tudo aqui. Na verdade, existe empresa que se considera EMPRESA que não tem a sede em SP? :stuck_out_tongue:
Contras: Cidade feia e trânsito maluco. Tirando uns 2-3 bairros de SP, o resto, quando tu olha pro lado tu já fica com medo rsrs. Existem assaltos? Sim. Existem assassinatos? Sim. Mas pelo menos comigo nunca aconteceu nada. O número de crimes que existem em SP é proporcional ao tamanho da cidade. Se Porto Alegre fosse do tamanho de SP, a cidade viveria uma guerra civil (esperam que tenha entendido o meu raciocínio)

Ambos são lugares ótimos de se viver :slight_smile: Lembre-se: Quem faz o lugar é você. Se você vier pro Brasil esperando que as coisas caiam do céu (como muita gente bota culpa no Lula por não ter conseguido fazer algo) nem venha. Venha com a idéia de lutar pelos teus ideais, fazer o que gosta e aproveitar ao máximo :slight_smile:

Veronicaaa

dininha:
clodoaldoaleixo:

Bom acho que não tão quentinho, aqui no sul faz bem frio sim, em Porto Alegre esse inverno chegou perto de 0 grau, na serra faz bem mais frio, com temperaturas negativas muitas vezes!! Mas o verão é bem quente, as praias ficam proximas da capital, mas não são muito bonitas, aí é melhor viajar para Santa Catarina que é perto do Rio Grande!
Quanto a segurança, a capital tem os seus problemas, se você andar descuidada nas ruas, tipo celular aparecendo, bolsa solta na mão, vão tomar a sua bolsa na certa e tu nem vai ver quem foi. Eu morei aqui a minha vida toda e nunca fui assaltada e nem ninguem da minha familia, sorte? Pode ser, mas você tem que ter cuidado, tipo eu não me aventuro a andar sozinha de noite por ruas mais desertas, não fico parada tarde da noite nos semaforos, claro que há os crimes mais sérios mas não são tantos assim como o Luidhi falou. A segurança é tudo uma questão da escolha do bairro onde você vai morar, onde eu moro tem muitos restaurantes, ando na rua tarde da noite bem tranquila tem bastante movimento de pessoas.
O povo do Rio Grande do Sul é muito hospitaleiro, tenho certeza que serias bem recebida aqui! :slight_smile:

Veronicaaa

dininha:
clodoaldoaleixo:

Bom acho que não tão quentinho, aqui no sul faz bem frio sim, em Porto Alegre esse inverno chegou perto de 0 grau, na serra faz bem mais frio, com temperaturas negativas muitas vezes!! Mas o verão é bem quente, as praias ficam proximas da capital, mas não são muito bonitas, aí é melhor viajar para Santa Catarina que é perto do Rio Grande!
Quanto a segurança, a capital tem os seus problemas, se você andar descuidada nas ruas, tipo celular aparecendo, bolsa solta na mão, vão tomar a sua bolsa na certa e tu nem vai ver quem foi. Eu morei aqui a minha vida toda e nunca fui assaltada e nem ninguem da minha familia, sorte? Pode ser, mas você tem que ter cuidado, tipo eu não me aventuro a andar sozinha de noite por ruas mais desertas, não fico parada tarde da noite nos semaforos, claro que há os crimes mais sérios mas não são tantos assim como o Luidhi falou. A segurança é tudo uma questão da escolha do bairro onde você vai morar, onde eu moro tem muitos restaurantes, ando na rua tarde da noite bem tranquila tem bastante movimento de pessoas.
O povo do Rio Grande do Sul é muito hospitaleiro, tenho certeza que serias bem recebida aqui! :slight_smile:

keller

Concordo que para trabalhar com informatica Santa Catarina não é o melhor lugar do Brasil,
tanto é que estou em Porto Alegre, porem ela vem a estudos e vai passar apenas um semestre…
Se fosse para trabalho ai sim, São Paulo ela conseguiria mais facilmente um emprego pagando bem.

Bom pra conhecer um pouco mais de Santa Catarina:

http://www.belasantacatarina.com.br/

E um pouco de Florianopolis:

http://www.belasantacatarina.com.br/floripa/

Seria interessante o pessoal de Florianopolis confirmar se é mesmo boa ou não a UFSC, pois ouvi falar muito bem
dela por amigos e conhecidos que ainda moram em Florianopolis ( Floripa ).

E seja bem vinda ao Brasil. :wink:

dininha

Leozin:
Santa Catarina: bela por natureza :slight_smile:
Prós: Bonita, mais segura e custo de vida mais baixo. Tem praias, festas e MUITA gente bonita ;D
Contras: Área de informática ainda está engatinhando, paga-se pouco para desenvolvedores (mesmo! cerca de 1/3 de SP)

São Paulo:
Prós: Diversidade cultural, transporte metropolitano descente, grande polo tecnológico e um centro de conhecimento inimaginável. Empresas como SAP, Sun, Oracle, Microsoft e afins estão tudo aqui. Na verdade, existe empresa que se considera EMPRESA que não tem a sede em SP? :stuck_out_tongue:
Contras: Cidade feia e trânsito maluco. Tirando uns 2-3 bairros de SP, o resto, quando tu olha pro lado tu já fica com medo rsrs. Existem assaltos? Sim. Existem assassinatos? Sim. Mas pelo menos comigo nunca aconteceu nada. O número de crimes que existem em SP é proporcional ao tamanho da cidade. Se Porto Alegre fosse do tamanho de SP, a cidade viveria uma guerra civil (esperam que tenha entendido o meu raciocínio)

Ambos são lugares ótimos de se viver :slight_smile: Lembre-se: Quem faz o lugar é você. Se você vier pro Brasil esperando que as coisas caiam do céu (como muita gente bota culpa no Lula por não ter conseguido fazer algo) nem venha. Venha com a idéia de lutar pelos teus ideais, fazer o que gosta e aproveitar ao máximo :)

Gostei do teu raciocinio leozin…

Eu so vou mesmo ficar por 6 meses, quero conhecer a vossa cultura, as pessoas e o espirito universitario que se vive ai… claro k gostava muito de conhecer SP mas tenho mesmo muito medo de ir la…

Tou mesmo inclinada para santa catarina até porque se o curso de informatica ai for como cá nao tenho tempo de trabalhar em mais nada… nos aqui temos sempre trabalhos mt lixados para entregar e passamos a vida a programar… a unica maneira de eu ver o sol é ir para ai :wink:

T

eu sugiro UFRGS, USP ou UNICAMP

C

Tem Curitiba tb.

Segurança = ?; no Lisarb é uma questão que varia muito!

Estudo no Unicenp, o curso que faço é bom. Tem a PUC também, a UFPR não sei lhe dizer se é bom ou ruim.
Aqui tem um bom transporte coletivo, lugares para passear como: Jardim Botânico, Parque Tanguá e Iguaçu, Opera de Arame e outros.

L

Leozin:

São Paulo:
transporte metropolitano descente

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

L

Banda Colapso

PCC
Renan Calheiros

Truco
Boteco

Moderador, pode me colocar na geladeira… :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Bani

Não, não tem. Ela tem que escolher uma universidade da lista que ela passou e não tem nenhuma de Curitiba lá.
Se tivesse, concordo que seria uma boa escolha.

Eu estudo na USP, e tenho um vizinho que também estuda aqui que há mais ou menos um mês foi pra Portugal por um intercâmbio da USP. Acho que se ela procurar um pouco dentro da universidade dela, deve encontrar algum intercambista daqui que possa conversar com ela pessoalmente para explicar melhor sobre as opções.

foxlaw

luidhi:
dininha:

vossa cultura

Banda Colapso

PCC
Renan Calheiros

Truco
Boteco

Do jeito que você fala parece o pior lugar do mundo. eu to começando a achar que você anda na rua de armadura, seu carro é um tanque de guerra blindado e usa uma camera usb na costas pra nao ser pego de surpresa haha.

violencia, roubo, corrupção tem de fato mas nem só de tragédias vive o Brasileiro.

ramilani12

Bom posso dar um "pitaco " sobre a UFMT me formei no Mato Grosso.
A Universidade é boa não diferente das outras Universidades Federais do Brasil .
Qnto a Cuiabá capital do MT umas das cidades ,mais quentes do pais chega 40º C na sombra 8) , o transporte publico é mediano , o custo de vida não é muito caro mas energia é gastos com ar-condicionado e agua.

Sobre o mercado de IT é mediano apesar de nao visitar Cbá há uns 3 anos talvez o mercado tenha evoluído , foi uns dos motivos da minha mudança para outra cidade: Curitiba.

Bom um conselho descarte a UFMT pelo motivo acima o mercado de IT é fraco a economia do MT é “agrobussines”, atente-se a USP , Unicamp e Universidades do nordeste e sul do pais.

L

foxlaw:
luidhi:
dininha:

vossa cultura

Banda Colapso

PCC
Renan Calheiros

Truco
Boteco

Do jeito que você fala parece o pior lugar do mundo. eu to começando a achar que você anda na rua de armadura, seu carro é um tanque de guerra blindado e usa uma camera usb na costas pra nao ser pego de surpresa haha.

violencia, roubo, corrupção tem de fato mas nem só de tragédias vive o Brasileiro.

Realmente, tenho que admitir, não é o pior lugar do mundo…

Haiti, Timor Leste, Iraque e Afeganistão estão bem pior…

rmarin

O cara pede prioridades:

E depois responde isso:

Quanto a isso:

luidhi:

Você é depressivo-compulsivo-auto-destrutivo? :twisted:

dininha

mas ta me deixando com medo , é bem verdade…

:roll:

Veronicaaa

dininha:

Dininha, por favor não leve a sério tudo o que o luidhi está falando, não é assim, o Brasil é um país lindo sim e tem muitas qualidades, dentre elas principalmente o povo hospitaleiro, tem os seus problemas como qualquer outro país. Mas com certeza não temos aviões caindo dentro de prédios nem ameaças terroristas dentro dos metrôs.

Da uma olhada nesse ranking:
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT940174-1664-6,00.html

ramilani12

Tem certeza?

Acho que luidhi demonstrou de forma irônica a descrença que nos brasileiros temos pelos nossos “POLITICOS” …

Leozin

Olá

dininha:

Gostei do teu raciocinio leozin…

Eu so vou mesmo ficar por 6 meses, quero conhecer a vossa cultura, as pessoas e o espirito universitario que se vive ai… claro k gostava muito de conhecer SP mas tenho mesmo muito medo de ir la…

Tou mesmo inclinada para santa catarina até porque se o curso de informatica ai for como cá nao tenho tempo de trabalhar em mais nada… nos aqui temos sempre trabalhos mt lixados para entregar e passamos a vida a programar… a unica maneira de eu ver o sol é ir para ai ;)

É, como falaram anteriormente. Se for pra estudar, tudo bem, Florianópolis é uma boa pedida :slight_smile: Mas devemos salientar algumas coisas:

• Você quer vim estudar no Brasil pra que? Pra simplemente aumentar seus conhecimentos ou lhe preparar pro mercado de trabalho?
  • ACREDITO, mas não tenho certeza, que as faculdades que estão situadas em SP são as melhores do Brasil, por motivos óbvios.

Ninguém citou as universidades federais do nordeste. Eu não conheço o nordeste, mas olha, o que eu tenho ouvido falar bem das faculdades de TI de lá (como por exemplo a faculdade federal do Ceará).
Aqui em SP você tem o ITA (na verdade é em São José dos Campos), a FIAP (que apesar de particular, foi a faculdade que, na minha opinião, tem a melhor grade curricular de TI) e também tem a lendária USP.

Não quero dizer que a UFSC é uma faculdade ruim, pelo contrário :stuck_out_tongue: Acho que esqueceram de citar algumas coisas mais punks :slight_smile:

keller:
Concordo que para trabalhar com informatica Santa Catarina não é o melhor lugar do Brasil,
tanto é que estou em Porto Alegre, porem ela vem a estudos e vai passar apenas um semestre…
Se fosse para trabalho ai sim, São Paulo ela conseguiria mais facilmente um emprego pagando bem.

Exatamente :slight_smile:

Hmmm então vamos lá…

Deixa eu adivinhar… Você mora em SP certo? E só trabalha de carro… Certo?
Apesar de haver poucas linhas de trem e metrô, temos que admitir que os mesmos dispõem de um serviço invejável em muitos lugares do mundo. Para tua informação, o metrô paulista é considerado o segundo melhor metrô do mundo no quesito segurança, serviços prestados e limpeza (perdendo somente para o metrô de Hong-Kong). Metrôs em outros lugares do mundo, além de serem mais caros, muitos tem um período certo para trabalhar e, geralmente, nos finais de semana não funcionam (como o de Londres, o CV podia confirmar a veracidade dessas informações). Tu ja fez Turismetro? Lá eles dizem bem certinho a história do metrô de SP e falam desses dados :slight_smile:

Pelo jeito você não gosta de pegar metrô… Mas por que? Porque é sempre cheio?!

Poxa como a galera gosta de meter pau em SP, pelamor. Eu ADORO essa cidade, no inicio tava meio com medo de vim pra cá, porque a minha visão de SP (e de quase o Brasil todo) é a rede Globo (canal de televisão, a dininha acho que não conhece). Que tipo de visão você tem de SP se tu ter somente isso como fonte de informação? Boa que não é.

São Paulo é uma cidade mágica, apesar de haver seus defeitos, acho que é a cidade cujo qual existe a maior fusão/diversidade cultural do mundo, onde através disso se vê que o povo realmente é muito batalhador e prestativo. Apesar de todos os problemas, o povo ainda continua acreditando no futuro daqui, e, querendo ou não ela (a cidade) está melhorando :slight_smile: Pelo menos aparece propagandas de projetos na TV, de re-urbanização de favelas e afins (isso existe de fato). Não devemos esquecer que metade do PIB do Brasil está localizado aqui :smiley:

Pode ser que eu esteja delirando e dizendo isso porque até agora não aconteceu nada de errado comigo aqui, desde quando cheguei pra cá. Mas gostaria de deixar claro que isso é MINHA opinião :slight_smile:

mueller

bem, eu sou formado pela UFSC então posso falar um pouco…

Em Florianópolis (praticamente toda Santa Catarina) a média salarial é consideralvelmente mais baixa, entretanto o custo de vida também é mais baixo.

a UFSC tem cursos e professores excepcionais, mas tb tem alguns professores que são lamentáveis… a qualidade de ensino é boa, mas eu não acho que seja entre as 5 melhores do país, por exemplo (entre as 15 melhores talvez sim)

A cidade é bastante tranquila pra morar, a violência é muito baixa comparada com os grandes centros urbanos e a cidade é realmente muito bonita, com varias opções de lazer :smiley:

Proteu_Alcebidiano

dininha:

Tente a unicamp. Ela fica situada em um dos distritos de campinas (barão geraldo), morei um ano em barão Geraldo e posso lhe falar que é bem tranquilo e seguro…nunca sofri nada por lá.

Uma alternativa legal, caso voce possa escolher o instituto que voce vai ficar é tentar a FEEC (Faculdade de Eng. Elétrica e de Computação), IMECC (Inst. Matematica, estatística e computação cientifica), ou IC (Instituto de Computação). As linhas de pesquisa são excelentes, pode fazer você pensar em ficar para tentar algo acadêmico, no futuro. Estudantes que moram em outras cidades, estados ou países costumam morar juntas e dividem despesas da casa, não vai sair caro para alguém que vem apenas para estudar.

Atualmente estou em um dos laboratórios da FEEC e não tenho do que reclamar, a infra-estrutura é muito boa =)

T+

L

rmarin:
O cara pede prioridades:

E depois responde isso:

Quanto a isso:

luidhi:

Você é depressivo-compulsivo-auto-destrutivo? :twisted:

Sou brasileiro e não desisto nunca…

Vc’s ainda estão me levando a sério???

maior_abandonado

ele foi um pouco além do que isso, e descreveu algo em que também acredito, alem de ja ter falado nisso certa vez por aqui… também falo do “povo” brasileiro, que é tão corrupto, ignorante, antietico de uma forma geral, e ironicamente reclama dos politicos que tem… aliais ele falou de certas leis absurdas que tem nesse pais e sim, também citou os politicos…

olha dininha, praticamente tudo o que ele falou é relaticamente verdade, relativamente que eu digo pro que certas coisas foram um pouco aumentadas, certas coisas como moleke de 10 anos com arma na mão matando por causa de uma nota de 10, existe sim, mais é restrito a certos bairros de sp capital, possivelmente de mais uma ou duas capitais, sp por exemplo é uma cidade enorme e cheia de pessoas hospitaleiras além de pontos turisticos (apesar de q eu acho que os que tem más intenções ainda sejam maioria)… é tudo uma questão de onde vc esta e ques cuidados vc toma (quando uma pessoa de fora ouve de sp fica mesmo com medo de vir e ao vir pra ca ve que foi exaero, isso acontece mto, mais dependendo de onde vc fica essas marginalidade que foram citadas ai acontecem mto mais…).

sobre o que foi dito do brasil (talves a expressão seria o lisarb) tem seus contras (um monte) e seus prós (que também valem bastante), o texto falo de muitos contras (por incrivel que pareça não falou de muitos) mais parece ser esse inferno pq só falo dos contras, certos pros como hospitalidade contam mto…

eu moro em Santo André, cidade que fica ao lado de sp, e trabalho nessa ultima, eu moraria em sp e acho que seria mto bom pra mim, inclusive ando fazendo planos de junta uma grana pra compra uma casa em sp perto do metro, ou tentar daki a 3 anos ir pra Australia(não sei como ta o mercado de TI por la…).

reforçando só o que ja foi dito, sp seria o ideal pra vc se seu interesse fosse mercado de trabalho, querer vir aki pra fica, pra trabalha, ou mesmo pra estuda e pega uma vivencia academica que seja um diferencial, mais sendo sua prioridade algo como turismo sem dexa de lado os estudos, eu aconselho SC, pegando como base pra prioridade o q vc falo…

L

Sim meu amigo, sou paulistano de nascimento e fora uma temporada de intercâmbio em Bournemouth-UK e 2 anos morando em Jundaí, moro aqui desde que nasci. ponto.

E não, não utilizo carro para vir trabalhar. Primeiro porque não cabe mais carro nessa cidade, segundo porque manter um carro está pela hora da morte e terceiro porque carro polui. ponto.

Utilizo moto para vir trabalhar, porque gasta menos (meu dinheiro e do país em razão de energia), ocupa menos espaço e polui menos (sim, polui menos sim, porque joga menos toneladas de gás nocivo na atmosfera, é só fazer a conta). ponto.

Não utilizo transporte público em são paulo porque um tal de JK e seus sucessores resolveram eleger o transporte rodoviário como prioritário em relação a outros modais de transporte (metrô por exemplo). Ou seja, em São Paulo, existe um carro para cada 2 habitantes. São mais de 5 MILHÕES DE CARROS, SENDO QUE 3,6 MILHÕES CIRCULAM TODOS OS DIAS PELA CIDADE. Coloque esse número e veja a idade da frota, qualidade de manutenção e imagine como nosso ar é puro. Enfim, voltando ao foco do transporte público, simplesmente não o utilizo porque gasto 2 horas para vir de bumba trabalhar e 40 minutos de moto. Simples assim, tempo é qualidade de vida. ponto.

O metrô de São Paulo tem pouco mais de 50 Km de linhas, o que é ridículo, pensando que o metrô da cidade do méxico (outra cidade-inferno) tem muito mais que o dobro disso. O metrô de São Paulo já FOI o melhor do mundo. E quando você fala em mais caro, deve levar em conta o poder aquisitivo da população, o que torna o valor do metrô de são paulo sim um dos mais caros do mundo. Os problemas estruturais da construção da linha 4 faz um engenheiro civil ter vergonha de contar que se formou em engenharia. Além de muitas vidas perdidas por economias bestas e cálculos mal feitos. Que mais? Ah sim… sei te falar de cór todas as estações, além de conhecer a antiga CMA, hoje Auston, que é a empresa que fazia os sistemas de controle de composições. Sabia que um metrô pode simplesmente andar sozinho? ponto.

Sou um amante de veículos automotores. Meu hobby é estudar como as coisas funcionam. Por consequencia, passei um pouco para filosofia e sociologia, para entender como as coisas e as pessoas funcionam. Tudo que se movimenta por sua própria força motriz, eu já estudei como amador (procurem no google o verdadeiro significado da palavra “amador”). Se quiser tomar cerveja, posso te explicar todos os sistemas automatizados do metrô. Já fiz visita no terminal de manutenção do Jabaquara. Ah, a composição mais antiga do metrô é a 1174, que começou a circular em fase de teste em 1972, no trecho do Jabaquara até Ana Rosa e ainda hoje presta serviços na linha Verde, que liga a Vila Madalena ao Alto do Ipiranga. No lançamento do metrô, em 1972, nosso então presidente militar, Garrastazu Médici, não quis andar na composição com medos de subversivos, mais precisamente pessoas como José Jenoíno, Dilma Russef, José Dirceu e Franklin Martins (te lembra alguma coisa esses nomes???). Ponto.

Bem já falei de metrô, política (sim falei, só prestar atenção), ah sim vamos falar de São Paulo…

Grande metrópole da América do Sul, com seus 16 milhões de habitantes contando a área da grande São Paulo. Uma cidade cosmopolita, considerada a capital gastronômica do mundo. Centro financeiro da américa latina, locomotiva do país. Pontos turísticos a se visitar de dia: Av. Paulista (com o MASP e seus prédios comerciais), centro velho (não deixe de subir no mirante do Banespa e dar uma passada no municipal). A tardezinha, dê uma passada na vila madalena, com seus ótimos botecos e depois vá curtir a vida na Vila Olímpia. Não deixe de visitar o Mercado Municipal e comer o ótimo pão com mortadela que fazem lá. Também é essencial conhecer o parque do ibirapuera e o instituto butantã, que para quem não sabe, agora tem cobras para serem acaraciadas (não corre perigo). ponto.

Se for para Santa Catarina, não perca um passeio de carro ou moto pela serra do espigão, é lindo. ponto.

Bem chega de educação e vamos ao ataque…

O Brasil está enfrentando uma sociopatia e isso vem de anos de falta de investimento em educação e cidadania. Para grande parte da população, o que interessa, é o EU e não o nós. Nosso povo está encrustada com uma coisa que se chama lei de Gérson. Estamos cada vez piorando. Aquele que sonega imposto, trabalha de “PJ”, joga lixo na rua, atravessa um farol vermelho, não devolve o troco errado a mais, estão tudo no mesmo saco. Isso é o início de tudo. A passagem de valores. A consequencia são menores de idade com armas na mão, ameaçando a vida em cada farol por 5, 10 reais para comprar cola para cheirar, e tirando a vida de pais de família honestos que lutam dia a dia para sustentar sua família. Porque acusá-los? Ninguém ensinou para eles o que é certo ou errado. Quando um cara desse é preso, com certeza ele se assusta. Assusta não arrependido pelo que fez, mas sim da forma que foi tratado porque pelo ponto de vista dele, não tem nada de mais matar alguém…

O problema “deste país”, como diz nosso representante apedeuta, é a “ignorantização” do povo.

Cadê o investimento em infra-estrutura, educação, saúde??? A máquina do estado só aumenta, só aumenta os impostos e não vemos retorno disso. O país vai parar porque não existe educação, infra-estrutura, saúde, coisas elementares que países de pós guerra privilegiaram.

Enquanto isso temos uma coisa chamada assistencialismo. Qualquer anecéfalo que tenha o cerebelo funcionando é capaz de entender que isso não passa de uma prática eleitoreia.

Meus amigos, estamos perdendo o bonde do crescimento. Por causa dessa falta de infra estrutura, acredito eu, seremos no futuro, um país com uma imensa plantação de cana-de-açucar ou soja para produção de biocombustíveis. E de valor agregado zero.

Se alguma coisa não for feita, e em curto espaço de tempo, nossos filhos só terão chance como bóia-fria.

Meus caros minha revolta tem fundamento. Tem fundamento na quantidade de vagas que estão abertas por falta de mão de obra qualificada. De outro a massa de desempregados sem qualificação.

Muitos só tem interesse de sentar a bunda numa estatal e ficar encostado o resto da vida… É só exercitar o dedo e procurar na pesquisa a quantidade de pessoas que procuram concursos públicos. Ser empreendedor, não passa de dois gatos pingados.

E muitos não passam de Fachidiot (vai procurar no google…). Não sabem ver o mundo por outra ótica que não seja a de bits e bytes.

Minha amiga, se quiser vir para o brasil venha. Não vai se arrepender… Vai ver que somos um povo alegre, que rí até das desgraças…

Mas a principal lição que levará de volta é de como não se administrar um país. E como um povo não se deve agir.

Ponto Final.

P.S.: Obrigado aqueles que defenderam meu ponto de vista.

Leozin

luidhi

Entendo o seu ponto de vista e a sua revolta (que eu também tenho). Talvez você conheça mais os podres do que muita gente que já está acomodada com a situação em que anda o nosso país hoje, principalmente no que se diz sobre a má administração dos recursos públicos e corrupções em massa no congresso

A minha crítica sobre o que você disse é que, basicamente, você somente atacou o país quando pediram opinião a respeito de vir pra cá ou não. Pode ter certeza que, por exemplo

eu sou um desses que defendem o teu ponto de vista, mas não SOMENTE o mesmo.

Não sei o que é pior no Brasil: Pessoal da classe média que bota a culpa no lula e no governo por não conseguir algo (um emprego descente) ou pessoal que não faz nada além de ganhar uma grana do bolsa família. Todas essas merdas que tão rolando não tem um culpado só, como você disse

luidhi:

O Brasil está enfrentando uma sociopatia e isso vem de anos de falta de investimento em educação e cidadania. Para grande parte da população, o que interessa, é o EU e não o nós. Nosso povo está encrustada com uma coisa que se chama lei de Gérson. Estamos cada vez piorando. Aquele que sonega imposto, trabalha de “PJ”, joga lixo na rua, atravessa um farol vermelho, não devolve o troco errado a mais, estão tudo no mesmo saco. Isso é o início de tudo. A passagem de valores

isso acaba sendo um resultado de vários anos de uma cultura que podemos explicar com duas palavras famosas: “jeitinho brasileiro”. Acho que o pessoal não tem noção de que, do mesmo jeito que tem muita gente que faz o jeitinho brasileiro, lá no senado tem gente que faz o jeitão brasileiro (e ainda acham que tem o direito de reclamar).

A minha crítica sobre o povo brasileiro é que, os que reclamam geralmente são os caras que mais fazem coisas “feias”, como jogar lixo no chão, sonegar impostos e afins. Infelizmente essa parte do PJ pode ser até algo errado, mas devemos lembrar que aqui nesse fórum 90% dos usuários são PJ e não é por opção não. Você é brasileiro por opção?

Uma coisa é certa: Galera não pode esperar as coisas cairem do céu em qualquer tipo de contexto. Ficar reclamando não vai levar a lugar nenhum. A melhor maneira de você poder contribuir pra que as coisas melhorem é utilizar o pouco da democracia que existe nesse país, querendo ou não existe gente boa no senado, mas pode ter certeza que são pouco conhecidos porque ou você é da panela ou não é, concorda?

Ah espero que você contribua pro crescimento da nação :slight_smile: Pelo seu texto de resposta anterior (muito bom por sinal) deu a entender que, apesasr das críticas, você não só contribui pagando impostos, mas fazendo coisas que você acha certo, tal como: ensinar pros teus filhos a não dar esmolas, a não contribuir com o tráfico, a ter respeito, humildade, não jogar lixo no chão e afins.

O problema principal é que o pessoal prefere odiar um lugar e dizer que o outro é melhor. Pra mim pessoas fazem o lugar, como alunos fazem uma faculdade. Somos nós que movemos uma cidade, a melhor arma somos nós porque é a gente que faz a diferença. Pena que não são todos que pensam assim e ainda acreditam que jesus vai ressucitar e vai salvar todos…

Esse é o pior problema: Ser Humano. Que é humano numa sociedade que nem a nossa?

Dias melhores virão…

Adolfo_Rodrigues

Proteu Alcebidiano:

Tente a unicamp. Ela fica situada em um dos distritos de campinas (barão geraldo), morei um ano em barão Geraldo e posso lhe falar que é bem tranquilo e seguro…nunca sofri nada por lá.

Uma alternativa legal, caso voce possa escolher o instituto que voce vai ficar é tentar a FEEC (Faculdade de Eng. Elétrica e de Computação), IMECC (Inst. Matematica, estatística e computação cientifica), ou IC (Instituto de Computação). As linhas de pesquisa são excelentes, pode fazer você pensar em ficar para tentar algo acadêmico, no futuro. Estudantes que moram em outras cidades, estados ou países costumam morar juntas e dividem despesas da casa, não vai sair caro para alguém que vem apenas para estudar.

Atualmente estou em um dos laboratórios da FEEC e não tenho do que reclamar, a infra-estrutura é muito boa =)

T+

Concordo com o Proteu. Sou de Campinas e moro hoje em São Paulo, conheço bem as duas cidades.
Se eu fosse você, Dininha, compararia os programas da USP e da Unicamp. Acredito que as duas são as melhores opções, se o seu foco é estudar mesmo. Se escolher a Unicamp, é fácil encontrar uma república em Barão Geraldo pra morar. Você vai gastar muito pouco, ter contato com estudantes de diversas áreas e lugares, e estar num lugar bem legal. O distrito de Barão Geraldo, onde a Unicamp fica localizada, é seguro sim. Não precisa se preocupar mais do que se preocuparia em qualquer cidade grande do mundo. Além disso, há muitos estudantes, bares, etc. Fica bem perto de São Paulo e Campinas (cidades com excelente infra-estrutura). E nada impede que você encontre condições parecidas em São Paulo.
Como disse, para estudar, eu levaria em conta estas duas Universidades. Ambas têm aeroporto e você pode, nos finais de semana e feriados, pegar um avião e conhecer as praiais do nordeste, Fernando de Noronha, Rio de Janeiro, etc.

Quanto ao seu medo em relação à segurança, acho que não é impeditivo. Nós temos muitos problemas em muitas áreas (na segurança, inclusive). Mas também tem assaltos, roubos e mortes em Nova Iorque, Lisboa, Madri, Paris, etc. Conselho: more perto da Universidade que você escolher (porque eu acho o transporte público de São Paulo e principalmente Campinas muito ruins), não ande pelas cidades com muito dinheiro ou objetos caros, faça amizades (vai ser bem fácil) e peça informações antes de ir a lugares desconhecidos. Acho que assim você não vai ter problemas algum e ainda vai ter uma bela experiência de vida.

Ale_Doctor

Olá dininha
Bom acho que todos já lhe passaram um noção de vários lugares, cada um com sua opnião, experiência e vivencia.
A minha opnião é a seguinte, moro no interior do estado de São Paulo, em que possui ótimas universidades inclusive as
que vc. possou na qual estão entre as melhores do Brasil.
Pode ter a certeza de que em qualquer uma que for cursar terá os melhores professores com todo apoio de orgão públicos
para bolsas de estudo.
Aqui no interior vejo que há uma diferença entre a capital a começar pelo custo de vida que é menor. A
facilidade que vejo é que vc. morando por exemplo em algumas das cidades do interior do estado de São Paulo,
como São Carlos (USP e UFSCAR), Bauru (UNESP), Riberão Preto (UNESP), Campinas (UNICAMP) entre outras… vc. vai obter
ótimos conhecimentos, com um curso de vida relativamente menor que na capital e ainda caso queira conhecer a cidade de
São Paulo para palestras ou diversão está perto da maior metropole sul-amaricana.
Como já foi dito aqui procure se informar na sua universidade sobre intercambios para facilitar sua vinda e o acesso
nas universidades independente de qual escolher.
Bom quero deixa claro que essa é minha visão e opnião, no sul do Brasil também aconselho como nos amigos já disserão.
Acho que assustaram vc. como certas opniões, que apesar certo modo ter alguma veracidade o Brasil não é o pior nem o
melhor lugar do mundo para se viver mas todos os pais tem problemas e nem por isso as pessoas deixam de viver.
Bom independente da sua escolha boa sorte e se precisar de qualquer ajudar é só falar.

L

Sim, de certa forma sou, to tirando minha segunda cidadania, como filho de português tenho direito a cidadania portuguesa e por consequência européia.
Não diz a frase “Os incomodados que se mudem?” se 95% da população não concorda comigo, então está na hora de eu ir embora…

Espero, do fundo do coração, que não precise…

Mas enfim, é bom ter uma rota de fulga.

[]'s

dininha

Muito obragado a todos, voces ajudaram “um montao”…

eu vou no 2º semestre que deve calhar la para fevereiro.

Universidade Estadual Paulista ? UNESP
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Piauí
Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

O que voces acham desta lista?? é que se eu escolher uma destas universidades posso ir com uma amiga minha o que seria muito melhor em varias vertentes…

Tambem me preocupa muito a realidade politica de um pais, tenho as minhas ideias e convicções e uma delas é mesmo essa: Eu nunca reclamo faço criticas contrutivas e penso em maneiras de melhorar o meu pais ou pelo menos a cidade ou o bairro onde eu vivo!!
A minha frase preferida é “Posso não mudar o mundo mas quero deixa-lo um bocadinho melhor que o encontrei”… se todos nos ensinar-mos aos nossos filhos os valores correctos podemos mudar muita coisa…

[]'s para todos

T

certo!

L

dininha:

O que voces acham desta lista?? é que se eu escolher uma destas universidades posso ir com uma amiga minha o que seria muito melhor em varias vertentes…

Tambem me preocupa muito a realidade politica de um pais, tenho as minhas ideias e convicções e uma delas é mesmo essa: Eu nunca reclamo faço criticas contrutivas e penso em maneiras de melhorar o meu pais ou pelo menos a cidade ou o bairro onde eu vivo!!
A minha frase preferida é “Posso não mudar o mundo mas quero deixa-lo um bocadinho melhor que o encontrei”… se todos nos ensinar-mos aos nossos filhos os valores correctos podemos mudar muita coisa…

[]'s para todos

Posso eu perguntar o inverso?

E em Portugal, como está o mercado de TI?
Como você percebeu minha revolta, to pensando em mudar para aí…

Como é o mercado? Tem sugestões para procura de empregos (sites, etc).

Aguardo resposta…

E boa sorte.

[]'s

Ale_Doctor

Legal!
Boa Sorte!

maquiavelbona

Qual o seu objetivo principal? Estudar tecnologia ou conhecer o país?
Se for:

• estudar tecnologia: Dificilmente fugirás do circuito de universidades paulistas ( em especial USP, UNICAMP );
  • conhecer o país: Aí poderás escolher outras universidades, recomendando as do Sul e as do Nordeste.

Sobre violência, modo de vida e bla bla bla, já disseram tudo e mais um pouco, só não ache que São Paulo é um campo de guerra pois não é. Aqui mesmo no fórum tem gente daqui que nunca foi assaltado ( eu sou outro exemplo, a não ser quando estava bêbado no metrô e levaram minha carteira com 15 centavos, mas isso é outra história ) e é complicado achar que Sampa é perigoso o dia inteiro em todo lugar. Isso é mais pensamento apocalíptico tendendo a “Mad-Max” ( ou você acham que deveria ter uma cúpula do trovão aqui? ).

Bem, já coloquei minha opinião.

Até!

Bani

dininha:

Eu não iria para o Piauí, a começar pelo clima…
Mas de resto, parecem boas opções.

Veronicaaa

Ola
Dessa sua lista 3 universidades ficam aqui no Rio Grande do Sul. a Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Pelotas e a Fundação Universidade Federal de Rio Grande, eu não conheço elas, mas o pessoal fala muito bem da UFPEL, além do que Pelotas é uma cidade bem boa, apesar de ser interior do Rio Grande do Sul é uma cidade bem grande, com bastante opções de lazer.

Kenobi

Sinceramente, se quer conhecer a cultura de software do Brasil, tem que vir para São Paulo, onde estão as maiores empresas, os eventos como Oracle Days, SunTech Days, Just Java entre muitos outros eventos.

Vai poder conhecer o estilo de vida - Noite, há muitas opções.

Quanto a segurança, três bairros bons ? Acho que o carinha exagerou … há muitos bairros bons em SP só na ZS posso listar: Itaim, Jds ( São três bairros) , Paraíso, Vl. Mariana, Saúde, Vl. Olímpia, Vl.Nova conceição, Moema e por aí vai … tem muita muita opção em SP de bairros bons.

Não precisa ter todo esse medo que a galera coloca.

Só evite evite mesmo a ZL - Zona Leste, e claro bairros muito muito afastados da ZS .

Kenobi

Sinceramente, se quer conhecer a cultura de software do Brasil, tem que vir para São Paulo, onde estão as maiores empresas, os eventos como Oracle Days, SunTech Days, Just Java entre muitos outros eventos.

Quanto a segurança, três bairros bons ? Acho que o carinha exagerou … há muitos bairros bons em SP só na ZS posso listar: Itaim, Jds ( São três bairros) , Paraíso, Vl. Mariana, Saúde, Vl. Olímpia, Vl.Nova conceição, Moema e por aí vai … tem muita muita opção em SP de bairros bons.

Só evite evite mesmo a ZL - Zona Leste, e claro bairros muito muito afastados da ZS .

Kenobi

L

Kenobi:

O que você tem contra a Zona Leste?

Aliás, o que existe na zona leste que não existe em outros lugares?

P.S.: Sou da Zona Oeste…

Leozin

Devemos salientar duas coisas a respeito da ZL:

• Tatuapé é bairro nobre
  • Anália Franco idem

O resto a galera fala mal :frowning: pelo menos pra mim…

recoma

Olá Dininha!! Desconsidere muita coisa do que foi escrito aqui! Nunca pergunte do Brasil para um Brasileiro, pois temos o dito “Complexo de Vira-latas” (baixa auto-estima)…

Se quiseres, passo-te o contacto de alguns amigos/amigas portugueses que moraram aqui no Brasil algum tempo!!

Vives em que região de portugal? Estive em Aveiro durante um tempo!

ddduran

A Unicamp é uma boa pedida.

mas ir para UFSC é uma região mais tranquila São Paulo é uma metropole gigante como nenhuma dai de portugal

C

oi
bem fazendo uma pequisa no glooge de universidades de Portugal, vi sua mensangem, e quiria dizer que estou na mesma situação que voçe.Pois quero ir fazer 1° periodo do curso de enfermagem em uma faculdade de portugal,pois não sei uma faculdade dai, então voçe pode me ajudar procurando uma ai e eu te ajudo a encontra uma aqui no brasil.
Des de ja agradeço
entre em contato comigo por email:[email removido]

F

Kenobi:

Kenobi,

Nao querendo polemizar e não querendo puxar o saco pro lado do RS por eu ser daqui. Se essa tua colocação foi referente aos eventos eu concordo, mas se foi referente a produção nacional de SW não concordo. Acredito que Porto Alegre, Recife e Curitiba tambem são polos muito fortes na produção nacional. Nao falo de outros estados como Brasilia, Minas, Rio porque realmente nao conheco.

Tomando como base o RS que é onde vivo e conheco bem, por aqui temos:

Dell, HP, SAP, Elbit (http://www.elbitsystems.com/)

Isso só para falar das multinacionais que mantem centro de desenvolvimento por aqui.

Nao estou dizendo que é melhor ou pior, so acho que SP nao é “O” polo de tecnologia do pais e sim um dos.

]['s

L

ONU: Rio e SP tem metade dos assassinatos no País

Leozin

Olá

Olha, sou do Sul, já fui a Curitiba, Florianópolis, POA, Joinville, Blumenau e, pelas comparações de polos do sul com SP, ainda acho que SP é “O” polo sim. Eu sei que na tecnopuc tem coisas pra caramba e empresas grandes como a HP, a Dell e a m$ mas, ainda sim, em SP o negócio é muito mais punk que qualquer lugar do Brasil. Em SP tem a Oracle, a Sun, a Microsoft, a IBM, Accenture, Tata, CPM Braxis (que eu sei que tem em POA também), a Red Hat e muito, muito mais…

No mercado atual pode-se percebe que o investimento em outras regiões para crescimento na área de tecnologia é maior e tende a “equilibrar” num futuro próximo mas, ainda sim, SP é o maior polo tecnológico do país (e onde melhor se paga). Brasília também é um puta polo, mas os meus amigos de lá não tem falado tão bem de lá ultimamente =/

Também não estou dizendo que SP é melhor ou pior, mas uma coisa é fato: dos polos tecnológicos do Brasil, São Paulo é o que está mais a frente

L

Leozin:
Olá

Olha, sou do Sul, já fui a Curitiba, Florianópolis, POA, Joinville, Blumenau e, pelas comparações de polos do sul com SP, ainda acho que SP é “O” polo sim. Eu sei que na tecnopuc tem coisas pra caramba e empresas grandes como a HP, a Dell e a m$ mas, ainda sim, em SP o negócio é muito mais punk que qualquer lugar do Brasil. Em SP tem a Oracle, a Sun, a Microsoft, a IBM, Accenture, Tata, CPM Braxis (que eu sei que tem em POA também), a Red Hat e muito, muito mais…

No mercado atual pode-se percebe que o investimento em outras regiões para crescimento na área de tecnologia é maior e tende a “equilibrar” num futuro próximo mas, ainda sim, SP é o maior polo tecnológico do país (e onde melhor se paga). Brasília também é um puta polo, mas os meus amigos de lá não tem falado tão bem de lá ultimamente =/

Também não estou dizendo que SP é melhor ou pior, mas uma coisa é fato: dos polos tecnológicos do Brasil, São Paulo é o que está mais a frente

Só uma pergunta: No que um pólo de tecnologia é importante em uma época que a informação está a um toque do teclado?

F

Leozin,

Respeito tua opiniao, mas pergunto. Destas em SP quantas tem laboratorio com producao de software? Só as fabricas de Software Tata, CPM Braxis e a IBM talves. Oracle, MS é so prestacao de servico, e se form por isso tem aqui em Poa tambem, eu mesmo ja prestei um consultoria em nome da Oracle.

Eu continuo achando que a diferenca existe mas que SP nao é o centro do universo.

Kenobi

luidhi:
Kenobi:

O que você tem contra a Zona Leste?

Aliás, o que existe na zona leste que não existe em outros lugares?

P.S.: Sou da Zona Oeste…

Os Carinhas da “ZL” rsss o racinha :slight_smile:

ironpoa

A mina querendo vir pro Brasil, e os caras metendo pilha contra!

O Brasil é um dos melhores países para se morar do mundo. Se
não tivesse a violência que existe hoje, com certeza seria
o melhor país, sem comparação.

Muitos detonam o Brasil, por não conhecer outros países, outros
costumes e principalmente outras culturas. Vivem bitolados
na frente de um computador achando que os USA é tudo!

Eu já viajei bastante, para o exterior e por várias cidades do Brasil, e digo:
País como nosso, não tem igual. Em qualquer lugar que ela vier,
ela vai adorar.

Leozin

luidhi:

Só uma pergunta: No que um pólo de tecnologia é importante em uma época que a informação está a um toque do teclado?

Não sei, num país como o nosso cujo qual os trabalhos ainda exigem presença em fábricas/clientes acho que os polos ainda são de grande importância no crescimento profissional local. E você? o que pensa a respeito?

Sim sim, eu até to contigo, mas assim, não quis dizer que SP é o centro do universo, acredito que se os outros “pólos” fossem fracos, Sâo Paulo iria seguir o mesmo ritmo. Eu disse aquilo antes em relação somente da, atual “soberania em TI” de SP, pelo número de empresas e número de profissionais atuando na área :slight_smile:

W

Concordo e assino embaixo. Nao tem lugar melhor com pessoas mais legais que o Brasil.

L

Leozin:
luidhi:

Não sei, num país como o nosso cujo qual os trabalhos ainda exigem presença em fábricas/clientes acho que os polos ainda são de grande importância no crescimento profissional local. E você? o que pensa a respeito?

Que se realmente isso fosse verdade, sistemas estariam sendo feitos em Silicom Valley ou no MIT, e não numa cidada agrária de Santa Cataria ou numa colônia na India…

Isso é verdade, já prestei muita consultoria levando selo IBM, principalmente Websphere.

Leozin:

Sim sim, eu até to contigo, mas assim, não quis dizer que SP é o centro do universo, acredito que se os outros “pólos” fossem fracos, Sâo Paulo iria seguir o mesmo ritmo. Eu disse aquilo antes em relação somente da, atual “soberania em TI” de SP, pelo número de empresas e número de profissionais atuando na área :)

Apenas oferta de mão-de-obra. Se quixeramobim-PE tivesse o mesmo número de desenvolvedores que tem SP, aí lá seria o pólo de informática.

Mas isso está mudando… Agora privilegia os processos… Pessoas são descartáveis. Programação é commodite. E nós somos um lixo. Salário tá ficando igual a vendedor de Lojas de Eletrodomésticos. Estão privilegiando o cara que mostra os indicadores de lucro no final do mês (geralmente o Gerente).

Pois é, pára que eu quero descer. Antes que viramos uma grande plantação de cana-de-açucar ou de soja para fazer biocombustível…

Vergonha de ser “lisarbiano”. Vergonha dos políticos. Vergonha das consultorias. E sobretudo vergonha de mim, que não faço nada para mudar esse quadro e prefiro fugir.

Abraços

L

Kenobi:

Os Carinhas da “ZL” rsss o racinha :slight_smile:

Isso é verdade… Não entendo porque… Pessoalzinho estranho.

rbamartins

dininha:

[]'s para todos

dininha, eu incluiria nessa lista, tranquilamente, a cidade de Salvador-Bahia e as Universidades seriam essas:
- Universidade Federal da Bahia
- Faculdade Ruy Barbosa
- Universidade Católica do Salvador

Quanto a segurança, aqui é muito mais tranquilo que a maioria das cidades do sul do país.
Quanto a hospitalidade, encontrar um lugar melhor do que aqui vai ser difícil.
Quanto a área de trabalho e estudos, cresce cada vez mais (com a maioria dos outros estados).
Quanto ao custo de vida, se encontra alto em comparação a São Paulo, por exemplo.
Quanto ao trânsito, infinitamente menos caótico que a maioria das outras capitais brasileiras.

Abraços e para finalizar.
O Brasil é um país lindo e cheio de oportunidades, cabe a cada um saber aproveita-las e ser inteligente para mantê-las.

dininha

Oi pessoal, acabei por concorrer para a UF de Rio Grande, espero nao ter cometido nenhum erro mas era a unica hipotese de eu e a minha amiga ficar-mos juntas e penso que uma vez estando no brasil posso sempre visitar outros lugares que devem ser com certeza maravilhosos!

resta-me agora agradecer-vos por toda a ajuda e conselhos prestados neste topico :wink:

voces sao uns queridos e tenho quase a certeza que vou adorar o lizarb :P
T

Parabéns, e esperamos vê-la na UFRGS. Boa sorte, e divirta-se no nosso país ensolarado.

Não esqueça de juntar um dinheirinho para fazer o famoso “passeio de gringo”, que é visitar a Amazônia (navegar pelos igarapés próximos a Belém do Pará, andar pelas passarelas dos hotéis de selva de Manaus, e banhar-se nas poças dos Lençóis Maranhenses). (Esse passeio não é recomendado para quem quer ver algum bicho - os bichos são difíceis de ver na selva - ou índios - eu vi mais índios em São Paulo que lá.).
Os brasileiros em geral não fazem esse passeio porque sai muito caro para eles (e porque não sabem apreciar a natureza :stuck_out_tongue: ).
É pena que está na outra ponta do país, e as viagens de avião aqui são bastante caras.
Um pouco mais perto, mas mais interessante se você gosta de ver bichos, é o Pantanal (em Mato Grosso).
Se quiser ver algo turístico, mas muito mais perto, evite aqueles passeios que os brasileiros adoram fazer (Gramado e outras cidades que parecem ser “européias” aos olhos dos brasileiros).
Vá aos Aparados da Serra e outros lugares de turismo de aventura.

(Estou falando como paulista que nunca foi ao Rio Grande do Sul; quando chegar aí o pessoal deve lhe mostrar algumas coisas mais interessantes.)

leofernandesmo

thingol:
Parabéns, e esperamos vê-la na UFRGS. Boa sorte, e divirta-se no nosso país ensolarado.

Não esqueça de juntar um dinheirinho para fazer o famoso “passeio de gringo”, que é visitar a Amazônia (navegar pelos igarapés próximos a Belém do Pará, andar pelas passarelas dos hotéis de selva de Manaus, e banhar-se nas poças dos Lençóis Maranhenses). (Esse passeio não é recomendado para quem quer ver algum bicho - os bichos são difíceis de ver na selva - ou índios - eu vi mais índios em São Paulo que lá.).
Os brasileiros em geral não fazem esse passeio porque sai muito caro para eles (e porque não sabem apreciar a natureza :stuck_out_tongue: ).
É pena que está na outra ponta do país, e as viagens de avião aqui são bastante caras.
Um pouco mais perto, mas mais interessante se você gosta de ver bichos, é o Pantanal (em Mato Grosso).
Se quiser ver algo turístico, mas muito mais perto, evite aqueles passeios que os brasileiros adoram fazer (Gramado e outras cidades que parecem ser “européias” aos olhos dos brasileiros).
Vá aos Aparados da Serra e outros lugares de turismo de aventura.

(Estou falando como paulista que nunca foi ao Rio Grande do Sul; quando chegar aí o pessoal deve lhe mostrar algumas coisas mais interessantes.)

Só completando…
…se você gosta de Praia venha para Maceió. (Pelo menos praia bonita a gente tem por aqui)

T

Praia é o que não falta aqui no Brasil, tanto é que os conterrâneos dela estão adquirindo tudo o que podem e o que não podem aqui no Brasil - por exemplo, no litoral da Bahia a especulação imobiliária está intensa devido aos portugueses (tanto os milionários quanto os que só são “remediados”) estarem comprando várias propriedades em praias famosas.

Criado 26 de setembro de 2007
Ultima resposta 23 de out. de 2007
Respostas 72
Participantes 29