O programador/desenvolvedor realmente tem a obrigação de conhecer zilhões de linguagens, frameworks e ferramentas para se adequar ao que é pedido por muitas vagas de emprego, ou é responsabilidade das empresas treinar o funcionário para que ele possa trabalhar com as tecnologias utilizadas pela empresa?
Empresas treinam quando é do interesse dela, obrigado ela ñ tem alguma.
As vezes é mais fácil procurar por um profissional no mercado que já saiba tecnologia xy do que treinar pessoas. [=
Minha opinião é a seguinte: Se eu quero trabalhar numa indústria de operador de empilhadeira, eu tenho que ter feito o curso pra isso, tenho que me responsabilizar por qualquer “cagada” que eu possa fazer dirigindo a empilhadeira.
Mesma coisa pra programação: Se tu quer trabalhar com Java, obviamente tens que saber Java.
Aliás, não leve para o lado pessoal o que vou dizer, já vi muita gente fazendo essa pergunta, e é uma pergunta muito ingênua…
Empresa não é instituição de ensino, não tem obrigação alguma de ensinar, e muito menos de pegar alguém que não sabe nada e ter que ensinar.
Claro, se vê muito disso por aqui, afinal tem empresas que exigem tanta coisa, ou as vezes exigem uma tecnologia pouco usada, e preferem então ensinar alguém que já tem predisposição a se dar bem com tal tecnologia. Mas não dá pra generalizar e achar que toda empresa deve fazer isso…
A questão que pega muito, é que as empresas não querem pegar alguém que tem uma boa base e que pode aprender a usar o novo framework. A curto prazo é mais fácil contratar o cara que sabe programar “de decoreba” em cima daquele framework, do que contratar um cara com pensamento crítico, que vai programar aqui, mas pensando nos impactos que aquele código pode ter daqui a 5 anos, quando o cliente solicitar um monte de mudanças porque o fluxo de vendas dele aumentou…
Aqui na região uma prática que tem dado muito certo é contratar o estagiário, e aproveitando que paga pouco, investir pesado na formação dele. Depois, se o cara foi bem no treinamento e já produz “aceitávelmente”, é contratado. Eu até prefiro assim, é uma prática que dá vantagens a ambos os lados, e geralmente consegue formar um desenvolvedor bem mais preocupado com a visão macro do sistema, do que aquele que só pensa no código das classes que estão abertas na cara dele…
Depende das necessidades da empresa, se ela precisa de um profissional que entre produzindo, ela tenta conseguir um pronto, agora, se ela vai precisar no futuro, ela tenta formar alguém interno (desde que tenha alguém com perfil requerido).
Muitas vezes se contrata alguém com conhecimentos acima do que se usa na empresa para dar um up no grupo.
Outra coisa, veja a diferença entre conhecimento teórico e prática.
É o desenvolvedor que tem que saber. Mas não as linguagens e frameworks, e sim, computação. Se você estiver forte nos conceitos de OO, bancos de dados, padrões, testes, etc… você se dará bem em praticamente qualquer tecnologia. E pode tranquilamente dizer que programa em qualquer coisa que a empresa precisar.
Quanto ao treinamento: só se a tecnologia for MUITO específica da empresa: frameworks internos, tecnologias muito inovadoras que a empresa apostou, etc… no mais, concordo com o que o Rutmann disse. A empresa não é escola.
Se não se dedicou o suficiente para estar preparado quando saiu da faculdade, o problema é exclusivamente seu.
Só se vc é programador/desenvolvedor de uma linguagem que possui zilhões de linguagens, frameworks e ferramentas.
É… ninguem mandou trablhar com Java… quer estudar uma coisa só, estude .NET e seu “pacotão fechado” rs
What?
Está falando de linguagem ou plataforma?
Quando uma pessoa busca por uma vaga, ela busca uma vaga na qual ela se adequa, no caso eu como programo Java busco por vagas que utilizem esta tecnologia… mas como dito antes, se vc tiver uma boa noção de OO, banco etc, vc apenas terá que se adequar (como eu fazia aqui, que passo a fazer ali…). Se for de você não ter noção de programação faça um curso, ou compre um livro da Deitel por uns 300,00 que vale a pena, na maioria das vezes os livros abordam muito mais coisas do que visto em sala.
Agora, programador não precisa conhecer tanta linguagem assim. Tendo uma boa formação básica em conceitos, basta conhecer bem uma linguagem.
Não descuidem da linguagem básica, tem muita gente que está tão viciada nas libs internas ou frameworks específicas que já não conseguem produzir na linguagem original.
E realmente, o único problema que vejo pra quem quer trabalhar com Java são os frameworks.
De resto é tudo igual: dominando bem POO, sabendo trabalhar com SQL e conhecendo alguns conceitos em padrão de projetos você consegue aprender facilmente qualquer framework.
O resto é resto. Não entendi a do “aprender milhares de linguagens”…
Obrigação em ensinar a empresa não tem, mas ela ganha muito se investir em aprendizado e capacitação dos funcionários.
E eu acho estranho esta reclamação toda a respeito da “quantidade de frameworks” que é preciso conhecer. Nas entrevistas que eu fiz, ao menos, a empresa foi coerente. Não é preciso conhecer exatamente o framework especificado, basta demonstrar que você conhece um semelhante e pode aprender o framework que a empresa utiliza rapidamente.
Quanto as linguagens, nem são tantas assim. Partindo do princípio que você tem um foco, conhecendo 2 ou 3 linguagens já se garante na maioria das vagas. Tem muita vaga por aí que só exige conhecimento em Java.
Se preocupe em ter uma base solida em computacao, linguagem ou framework que vc vai utilizar nao sao mais que alguns detalhes; tendo uma base solida e possivel aprender e se adaptar com facilidade. E respondendo a sua pergunta, nao e obrigacao de empresa dar treinamento (por isso existem escolas, universidades e etc). Algumas empresas podem dar algum treinamento quando isso for mais barato do que achar profissionais com determinada qualificacao no mercado; e quando experiencia nao e necessaria. Nenhuma empresa vai confiar algo de alto risco a uma pessoa sem experiencia, mesmo que a empresa pague um curso pra essa pessoa.
No mais, seja vc o mestre do seu destino, nao confie e/ou dependa de empresas, governos e etc.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5pJcwnS1c0I[/youtube]
[]'s