De Sistemas de Informação para Ciência da Computação

Olá a todos!

Meu nome é Vinícius, tenho 22 anos, trabalho como desenvolvedor web com JavaEE e estou cursando o primeiro ano de Sistemas de Informação pela PUC-Campinas (bolsista). Estou num terrível dilema: sempre fui muito ligado à matemática, tenho uma facilidade enorme em resolver esses tipos de problema, mas percebi que a graduação em Sistemas de Informação tem uma base matemática muito superficial. Na grade, constam como matérias relacionadas a matemática apenas Matemática Discreta, Introdução à Ciência da Computação, Fundamentos de Cálculo Diferencial e Integral, Programação Linear, Álgebra Linear e Estatística. Ou seja, a base matemática é muito fraca.
Estou começando agora nessa área e tenho receio de passar o resto da minha vida resolvendo problemas idiotas que qualquer um com o mínimo de treinamento poderia resolver, sem poder encontrar novos desafios devido à fraca base teórica que tenho. Daí me ocorreu a idéia de fazer a transferência para um curso de Ciências da Computação, tendo em vista que trabalharei com os fundamentos da computação que eu tanto gosto, inclusive com possibilidade de fazer Mestrado e Doutorado em outras áreas do conhecimento (como Física e Engenharia).

A minha grande dúvida é a seguinte: devo continuar o BSI e me formar, e depois ir atrás das matérias complementares do BCC, ou tentar uma transferência para uma federal em BCC? Ou devo simplesmente largar tudo e virar vendedor de coco?? :smiley:

Se eu fosse você, faria um curso de engenharia elétrica, vai ver bastante matemática, e não vai te impedir de trabalhar com computação, fazendo ciência da computação vai correr o risco de trabalhar em uma empresa de TI e vai acabar fazendo esses sistemas que tem por aí, de controle de estoque, sistema de gerenciamento disso,sistema de gerenciamento daquilo etc…, mas não se iluda não, se gosta mesmo é dos fundamentos da coisa então siga a área acadêmica porque as empresas brasileiras não ligam muito pra isso, na maior parte elas são prestadoras de serviço e não criadoras de tecnologia.

sistemas foca a parte administrativa + TI, o que o mercado quer hoje não é mais aquele nerd que se tranca numa sala e faz um programa, as empresas querem profissionais que saibam se comunicar, interagir com o cliente, que saiba conversar com as pessoas, se você acha que CC vai te formar um nerd e SI vai te formar um ADM babaca, você deve se informar mais sobre o propósito de cada curso, agora, se tu queres matemática, cursa Física, Matemática ou no seguimento elétrico.

Eu disse isso por acaso? O que eu disse é que a base matemática de SI é fraca, que a minha idéia é trabalhar com sistemas computacionais complexos que são próprios da área de Ciências da Computação e da Matemática Computacional.

Engenharia da Computação seria uma boa, no seu caso.

Acho melhor você virar vendedor de Coco.

Estou em uma situação parecida, no meu caso já me formei em SI e senti a mesma falta de base científica no curso além de ser um curso voltado para tecnologias e conceitos atuais, ao contrário de um curso mais clássico que prepara o aluno também para saber se adaptar as mudanças do mercado e da área em questão, embora nesse ponto eu acredito que vai mais do estudante/profissional e não tanto do curso.

Aliada a outras questões, resolvi cursar engenharia eletrônica. A meta inicial era trabalhar com as duas graduações se possível, não descartando uma ou outra. Existe uma grande intersecção ai nesses conjuntos.

Porém agora estou no segundo ano e apesar de gostar de eletrônica e tal, não é com isso que vou trabalhar, já estou com 27 anos, inserido no mercado de TI voltando para aplicações de alto nível, tirando uma situação esporádica ou outra, um networking, dificilmente entrarei nesse mercado puramente eletrônico, não tenho as credenciais para isso, e nem sei se é o que eu quero. Apesar de gostar de eletrônica e tal, ter curso técnico, eu descobri que o que eu gosto mesmo é programação, sistemas.

Por ainda estar no começo do curso, analisando todas matérias que ainda vem pela frente, eu fico me questionando se é a decisão correta. Tenho pensado em pedir uma transferência para Ciências da Computação, por justamente ter esse viés cientifico e lidar muito mais com código.

Também verei muito código no curso de eletrônica, principalmente C e Assembly, mas como não tem enfase em computação na universidade que estudo, é muito menos código, não terei compiladores por exemplo.

Estou ainda a refletir sobre esse assunto, por enquanto vou continuando, pq se o problema era falta de matemática agora não dá para reclamar.

Cara, pelo sua descrição você bateu o martelo que prefere CC a SI e pelo seu perfil você realmente faz muito mais o perfil de CC.

Então o que está esperando? Você realmente QUER isso, então VÁ para CC e SEJA FELIZ ! (Resposta : Tenta transferência para CC)

Axo q tem q fazer alguma Engenharia pq é matemática pura nos dois primeiros anos, pq TI é focado em lógica de programação e vc deve desanimar rapidamente…

Mude para ciência da computação o quanto antes.
A maior parte das faculdades permite que você troque de curso, mesmo as federais.

A maior parte das pessoas que fizeram SI que conheço acabam encontrando muita dificuldade no mercado de trabalho.

só não faço Ciencia ou Engenharia por causa do R$

mais acho 2x melhor que S.I…tanto que o valor do curso é o dobro.

abs

S.I eu aprovo !!!

[quote=ViniGodoy]

A maior parte das pessoas que fizeram SI que conheço acabam encontrando muita dificuldade no mercado de trabalho.[/quote]

Isso pelo menos aqui em SP não acontece, as oportunidades sempre pedem formados (ou estudantes) de CC ou SI.

Não é só dificuldade em ser contratado, mas em depois evoluir na carreira.
Tive diversos alunos de pós (e colegas de trabalho) que reclamaram do fato da carga de programação ter sido muito básica, e de terem sentido que praticamente tiveram que estudar quase tudo por conta própria, pois a faculdade não havia dado o respaldo que precisavam.

O fato é que o curso forma alguém para atuar num cargo de gestão de TI, ou análise de sistemas pura. Acho uma formação um tanto equivocada, uma vez que empresa nenhuma contrata júniores para esses casos (salvo o fato de alguém conseguir uma vaga num programa de trainée, mas isso também é exceção). Também me preocupo muito com cursos com formação mais para o lado da análise, uma vez que com os processos ágeis virando moda, uma analista que não seja só programador tende a ficar cada vez mais raro no mercado.

[quote=ViniGodoy]
A maior parte das pessoas que fizeram SI que conheço acabam encontrando muita dificuldade no mercado de trabalho.[/quote]

Eu ainda não vi uma vaga em que alguém formado em SI não pôde se candidatar, mas eu moro no interior né, não sei de muita coisa. Mas quanto a dificuldade no mercado de trabalho, isso é mais uma questão pessoal, na minha turma quem entrou no ramo eram as pessoas que tinham afinidade com a área, as outras que não entraram, ou queriam o diploma, ou deixaram para a última hora para fazer networking. Eu gostaria de ter feito CC, mas SI foi a opção disponível na época.

É verdade, tem muita gente que já é macaco velho no mercado e fez SI pq tava precisando do diploma e era um curso mais easy, claro que tem as suas dificuldades, mas CC puxa mais, exige que o cara passe mais madrugadas codando, já SI nem tanto. Fora as matemáticas. Pode ser também a preferência por algumas outras disciplinas, algo mais genérico e tal.

É um curso bom para quem quer entrar em banco, grandes corporações, que vão exigir também do cara atividades envolvendo relatórios, reuniões, expedientes mais administrativos. Não que um cara de CC não dê conta, não sei de onde inventaram essa lenda de CC = micreiro nerd que fica quieto no PC programando o dia inteiro.

Acho que o que tem facilitado a vida dos SI’s é o fato do desenvolvimento atual estar bem facilitado comparado com o passado, fora o são google quebrando todos os galhos, revistas, vídeos, etc…a maioria dos sistemas é CRUD…Para implementar um algoritmo mais complexo e performático já complica a vida. Muitos não sabem nem o que é um bubble sort, já no meio da CC é um assunto muito mais natural.

Poder se candidatar != se dar bem depois que entrou.
Tente entrar numa área onde exija programação um pouco mais pesada, e você já vê o pessoal de SI se complicando.

É claro que é possível da pessoa correr atrás. Mas a reclamação é justamente essa: depois de ter feito uma faculdade, ter que correr atrás de tanta coisa (mesmo algumas aparentemente básicas, como entender estruturas de dados).

Cursei Sistemas de Informação e entendo bem o que é isso. Foco em um cargo gerencial sendo que todo mundo começa por baixo, e nem todo mundo quer ser gerente, rs.

Mas como foi citado também, era a opção disponível na época. Não reclamo do que aprendi, mas tenho que dizer que se tivesse um foco mais forte no básico da computação eu não teria que estudar muito do que estudei por conta própria, e que provavelmente ainda terei que estudar.

Galera, agradeço muito as respostas de todos.

O meu grande problema é a minha bolsa. Aqui na minha faculdade (PUC-Campinas) não existe o curso de Ciência da Computação. Logo, eu teria que partir para uma transferência para alguma federal. Só que são pouquíssimas universidades federais que possuem esse curso no período noturno (a Unicamp por exemplo nem tem vagas para transferencia nesse curso).

Uma possibilidade que eu estudo é talvez fazer algumas matérias da Engenharia de Computação e até do curso de Matemática e anexar ao meu currículo para ampliar um pouco mais a minha formação.

Alguem tem outra sugestão ou dica? Grato.

Se você tem essa possibilidade, pode ser uma boa. Especialmente se tiver por lá matérias como Sistemas Operacionais, Estruturas de Dados, Sistemas Distribuídos, etc.