No curso de Sistemas de Informação (onde eu cursei) eu tive essas matérias, mas não tive Sistemas Distribuídos.
Poder se candidatar != se dar bem depois que entrou.
Tente entrar numa área onde exija programação um pouco mais pesada, e você já vê o pessoal de SI se complicando.
É claro que é possível da pessoa correr atrás. Mas a reclamação é justamente essa: depois de ter feito uma faculdade, ter que correr atrás de tanta coisa (mesmo algumas aparentemente básicas, como entender estruturas de dados).[/quote]
eu estudei si… na verdade eu entrei numa faculdade mais fraquinha na qual tinha mais chances de conseguir bolsa, consegui minha bolsa de 100% em si pensando que si fosse o que cc na realidade é… achava que fosse um curso mais focado em desenvolvimento de software… no final das contas acabei m e virando por fora com o que sei como descrito, más sempre pensei que no caso do pessoal de cc não fosse diferente, que aprender a programar fosse fora da faculdade mesmo… inclusive ja ouvi isso algumas vezes aqui no forum… tem certas faculdades onde você pega a grade de si de uma e está 90% igual a cc da outra… não sabia que faria essa diferença toda… talvez faça mais diferença mesmo em faculdades mais conceituadas…
[quote=Vina]
Uma possibilidade que eu estudo é talvez fazer algumas matérias da Engenharia de Computação e até do curso de Matemática e anexar ao meu currículo para ampliar um pouco mais a minha formação.[/quote]
Posso dizer, por experiência própria, que isso vale a pena.
Embora eu tenha cursado SI, a grade do meu curso continha arquitetura e organização de computadores (vimos praticamente tudo, de flip flops até programação assembly para arquitetura RISC, além de algumas coisas de eletrônica digital e afins. Até uma ULA eu tive que desenvolver, utilizando simuladores de portas lógicas).
Isso faz uma enorme diferença.
Além disso, todos os fundamentos que foram trabalhados visavam o entendimento dos conceitos (só não vimos grafos, infelizmente).
Posso dizer que o curso, em si, me surpreendeu. Claro que havia disciplinas voltadas à gestão e administração, mas, tudo era muito bem mesclado.
Porém, sempre tem aqueles que não tem afinidade com a área, que não possuem interesse algum ou que estão fazendo um curso superior por pressão familiar. De todos aqueles que se esforçaram, pouquíssimos não estão colhendo bons frutos atualmente.
Poder se candidatar != se dar bem depois que entrou.
Tente entrar numa área onde exija programação um pouco mais pesada, e você já vê o pessoal de SI se complicando.
É claro que é possível da pessoa correr atrás. Mas a reclamação é justamente essa: depois de ter feito uma faculdade, ter que correr atrás de tanta coisa (mesmo algumas aparentemente básicas, como entender estruturas de dados).[/quote]
eu estudei si… na verdade eu entrei numa faculdade mais fraquinha na qual tinha mais chances de conseguir bolsa, consegui minha bolsa de 100% em si pensando que si fosse o que cc na realidade é… achava que fosse um curso mais focado em desenvolvimento de software… no final das contas acabei m e virando por fora com o que sei como descrito, más sempre pensei que no caso do pessoal de cc não fosse diferente, que aprender a programar fosse fora da faculdade mesmo… inclusive ja ouvi isso algumas vezes aqui no forum… tem certas faculdades onde você pega a grade de si de uma e está 90% igual a cc da outra… não sabia que faria essa diferença toda… talvez faça mais diferença mesmo em faculdades mais conceituadas…[/quote]
Eu conheço algumas em que cc é a mesma coisa que si. Não deveria ser assim, mas existem muitas.
[quote=drsmachado][quote=Vina]
Uma possibilidade que eu estudo é talvez fazer algumas matérias da Engenharia de Computação e até do curso de Matemática e anexar ao meu currículo para ampliar um pouco mais a minha formação.[/quote]
Posso dizer, por experiência própria, que isso vale a pena.
Embora eu tenha cursado SI, a grade do meu curso continha arquitetura e organização de computadores (vimos praticamente tudo, de flip flops até programação assembly para arquitetura RISC, além de algumas coisas de eletrônica digital e afins. Até uma ULA eu tive que desenvolver, utilizando simuladores de portas lógicas).
Isso faz uma enorme diferença.
Além disso, todos os fundamentos que foram trabalhados visavam o entendimento dos conceitos (só não vimos grafos, infelizmente).
Posso dizer que o curso, em si, me surpreendeu. Claro que havia disciplinas voltadas à gestão e administração, mas, tudo era muito bem mesclado.
Porém, sempre tem aqueles que não tem afinidade com a área, que não possuem interesse algum ou que estão fazendo um curso superior por pressão familiar. De todos aqueles que se esforçaram, pouquíssimos não estão colhendo bons frutos atualmente.[/quote]
Sim, tudo que é bem feito vale a pena. No meu caso eu procurei cc porque queria fazer um curso na área de exatas.
Os cursos de CC normalmente tem disciplinas como IA, estruturas de dados, sistemas operacionais, sistemas distribuídos, compiladores, etc… esse tipo de disciplina não ajuda muito na hora de fazer um CRUD web, mas é essencial na hora de otimizar um sistema ou de fazer aplicações mais complexas. E todas são disciplinas onde o aluno acaba tendo que programar. Alguns cursos ensinam até paradigmas alternativos, como funcional ou lógico.
E, claro, só pelo fato de você programar mais, você já sairá um pouco mais preparado do que o cara que quase não programou a faculdade inteira.
Mas concordo com vcs. Uma faculdade fraca pode ser fraca em qualquer curso. O importante é ver certinho a ementa, e ver o que você pode cursar de adicional. Não só pelo currículo, mas para você mesmo se tornar um programador melhor.
[quote=ViniGodoy]Os cursos de CC normalmente tem disciplinas como IA, estruturas de dados, sistemas operacionais, sistemas distribuídos, compiladores, etc… esse tipo de disciplina não ajuda muito na hora de fazer um CRUD web, mas é essencial na hora de otimizar um sistema ou de fazer aplicações mais complexas. E todas são disciplinas onde o aluno acaba tendo que programar. Alguns cursos ensinam até paradigmas alternativos, como funcional ou lógico.
E, claro, só pelo fato de você programar mais, você já sairá um pouco mais preparado do que o cara que quase não programou a faculdade inteira.
Mas concordo com vcs. Uma faculdade fraca pode ser fraca em qualquer curso. O importante é ver certinho a ementa, e ver o que você pode cursar de adicional. Não só pelo currículo, mas para você mesmo se tornar um programador melhor.[/quote]
Vini, você sempre afiram que é importante ter conceitos fortes de computação, pois são essenciais e contribuem para qualquer desenvolvedor. Só pra ficar aqui no fórum, você tem alguma referência bibliográfica pra sugerir a respeito disso? Algum livro bom que explique a base da computação, estruturas de dados, etc., ou livros, né, ja que computação pode ser bem abrangente.
Olha cara, uma coisa que eu te digo:
SI numa faculdade ruim = CC numa faculdade ruim
SI numa faculdade boa = CC numa faculdade boa, só vai mudar O FOCO
Eu fiz SI numa faculdade horrível, era minha única opção, mas sempre procurei compensar por fora, e tudo depende SEMPRE do esforço próprio, e não do curso ou do valor da mensalidade.
O curso que vc faz NÃO TE TORNA UM PROFISSIONAL EQUIVALENTE.
Se o curso é ruim, mas VC é bom, isso que importa, agora um curso bom pra um vagabundo, é dinheiro jogado fora.
Analisa se compensa pra vc, com 22 anos perder + 1 ano, ou se vale a pena finalizar isso, e dar sequência aos estudos pessoais por fora focado no que vc quer.
Abraços
[quote=Mitidiero]Olha cara, uma coisa que eu te digo:
SI numa faculdade ruim = CC numa faculdade ruim
SI numa faculdade boa = CC numa faculdade boa, só vai mudar O FOCO
Eu fiz SI numa faculdade horrível, era minha única opção, mas sempre procurei compensar por fora, e tudo depende SEMPRE do esforço próprio, e não do curso ou do valor da mensalidade.
O curso que vc faz NÃO TE TORNA UM PROFISSIONAL EQUIVALENTE.
Se o curso é ruim, mas VC é bom, isso que importa, agora um curso bom pra um vagabundo, é dinheiro jogado fora.
Analisa se compensa pra vc, com 22 anos perder + 1 ano, ou se vale a pena finalizar isso, e dar sequência aos estudos pessoais por fora focado no que vc quer.
Abraços[/quote]
Se ele quer uma cadeira de exatas acho que deveria trocar. Um curso que não se gosta não é muito bem aproveitado.
Mas é justamente esse “O FOCO” o problema. Não estou falado que o curso de SI é ruim. Não me interpretem mal. Estou falando que o profissional pode ter dificuldades no início de sua carreira no mercado de trabalho.
Evidentemente, creio que o curso dê muita estrutura para quando o cara sobe. Mas ele vai ter muito o que correr atrás.
Sem falar que o autor falou que o foco dele é mesmo CC.
Os cursos de CC normalmente tem disciplinas como IA, estruturas de dados, sistemas operacionais, sistemas distribuídos, compiladores, etc… esse tipo de disciplina não ajuda muito na hora de fazer um CRUD web, mas é essencial na hora de otimizar um sistema ou de fazer aplicações mais complexas. E todas são disciplinas onde o aluno acaba tendo que programar. Alguns cursos ensinam até paradigmas alternativos, como funcional ou lógico.
Mas concordo com vcs. Uma faculdade fraca pode ser fraca em qualquer curso. O importante é ver certinho a ementa, e ver o que você pode cursar de adicional. Não só pelo currículo, mas para você mesmo se tornar um programador melhor.[/quote]
Bom eu faço Análise de Sistemas. Aqui o curso é bem puxado, realmente tem menos matemática. Mas em questão de disciplinas de programação o curso é igual a Ciência da Computação. Temos disciplinas: Algoritmos e Programação I e II, na primeira o foco da disciplina é a lógica de programação onde resolvemos exercícios geralmente Cálculos, e exercícios da OBI, na segunda aprendemos recursão, ponteiros (exaustivamente), métodos de Ordenação, Heaps, Listas encadeadas, Pilhas, Filas, Tabelas Hash, sendo que aprendemos a montar nossas estruturas diferentes de outros cursos onde só se aprende a usa-las, aqui aprendemos como faze-las, como funcionam, usando a linguagem C. Depois temos a disciplina Estrutura de Dados e Programação, onde é estudados os mais variados tipos de Árvores como Árvore Binária de Busca, AVL, Rubro-Negra, B Árvore, Árvore Patricia, Busca de Padrão e Compactação de Dados, isso em C++ novamente aqui nós mesmo montamos essas estruturas aprendendo seus principais algoritmos, e também as disciplinas Programação Orientada a Objetos e Análise e Projeto de Software Orientado a Objetos, e também disciplinas de Programação para Web.
Disciplina de Inteligência Artificial que possui como pré-requisito a disciplina Probabilidade e Estatística. Em disciplinas de Teoria da Computação, temos logo no Primeiro semestre A disciplina Fundamentos da Teria da Computação (mas que não é apenas uma introdução), que abrange muita coisa que será de grande utilidade pra quem se interessa pela parte teórica (ferramentas como lógica, teoria dos números,Métodos de prova, Indução Matemática, entre muitas outras ), e mais pra frente temos Análise de Algoritmos umas das principais Disciplinas de Teoria da Computação e mais difíceis, onde aqui o foco é a Complexidade de Algoritmos, aprender a projetar e melhorar Algoritmos (sua Complexidade), lembrando que Algoritmos e Programação II e Estrutura de Dados já ha preocupação com a Complexidade dos algoritmos, mas totalmente teórica com muita matemática. Outra disciplina é a Introdução aos Sistemas Digitais, onde aprendemos desde as base Numéricas (Binário, Octal, Hexadecimal, etc), lógica Booleana, Portas Lógicas, Circuitos digitais, Multiplexadores, Latch, Flip-Flop, e muito mais, Depois a Disciplina Arquitetura de Computadores I, onde vemos um pouco de Assembly, e o funcionamento geral do processador, Monociclo, Multiciclo, Pipe Line, etc.
Na disciplina Sistemas Operacionais vemos como um SO funciona, Gerência e escalonamento de processos, Concorrência, sincronização de processos e deadlock,Gerência de memória: alocação dinâmica de memória,paginação, segmentação e memória virtual. Sistemas de arquivos. Gerência de E/S. Proteção e Segurança. Virtualização, Onde também ha muita programação.
Na disciplina disciplina Redes de Computadores vemos, Protocolos e serviços de comunicação. Terminologia, topologias, modelos de referência. Fundamentos de transmissão de dados, codificações analógica e digital. Protocolos de enlace e tecnologias de redes locais. Comutação por pacotes e redes de longas distâncias. Redes de banda larga (ATM). Roteamento. Interconexão de redes. Protocolo IP. Funções da camada de transporte e protocolos UDP e TCP. Funções da camada de aplicação e protocolos de aplicação TCP/IP. Segurança e autenticação, etc…
Há muitas outras disciplinas como Banco de Dados, Engenharia de Software, Qualidade de Software, Segurança e auditoria de Sistemas, Sistemas de Apoio a Decisão, Cálculo, e algumas de Administração, entre outras.
Segue o link da estrututa Curricular do curso : http://facom.ufms.br/index.php?section=item.course&course=analise&fatherId=57&itemId=73
Concluindo acho que o colega ViniGodoy, se equivocou em dizer que o curso de SI seja ruim para o mercado sendo a principal diferença é essa o CC é mais voltado pra quem quer seguir vida acadêmica/ pesquisa, e o de Análise de Sistemas ou Sistemas de Informação é mais voltado para o mercado, o que não impede nada, pois aqui tem prof. formados em AS com Mestrado e Doutorado em CC, o que geralmente ocorre são faculdades ruins, independente do Curso por Exemplo ha muitas faculdade de Ciência da Computação/Engenharia de Computação/ Análise de Sistemas ou SI, em que o aluno já aprende diretamente a programar em JAVA sem saber o básico que é o C isso porque o único interesse é mandar o aluno o mais rápido possível para o mercado. Acho que o importante é a pessoa escolher uma boa Universidade (geralmente as Federais, ou estaduais como USP, Unicamp), por exemplo aqui na FACOM - UFMS, maior parte dos professores são doutores, que se formaram aqui e depois fizeram os Programas de PÓS nas USP, UNICAMP, e alguns fora do país, claro que deve existir boas Universidade Particulares também.
Até mais.
Bom eu faço Análise de Sistemas…
Concluindo acho que o colega ViniGodoy, se equivocou em dizer que o curso de SI seja ruim para o mercado …
Até mais.[/quote]
O vinigodoy não falou que o curso de si é pior que o curso de cc. Só disse que o curso tem foco diferente. Na questão da grade de exatas, realmente é verdade. Esses quesitos que você citou são o básico de um curso de cc, que possui estatística avançada, compiladores, física, análise de sinais entre outras. Mas isso é porque o foco é diferente mesmo, cc é curso da área de exatas.
De que forma mudar vai fazer encontrar desafios mais “interessantes”?
Me parece que vc não esta em dúvida entre cc x si e sim entre carreira acadêmica x mercado, onde vc é pago para resolver problemas idiotas.
Creio que o problema não é a sigla do curso. Um dos arquitetos de software com os quais trabalho é formado em física(!) e é um dos melhores desenvolvedores que conheço.
Já vi muita gente formada em engenharia elétrica que nunca implantou uma estrutura de cabeamento em um prédio (entenda-se qualquer construção), mas programa java e/ou C e/ou outras linguagens com a mesma facilidade que eu.
Claro que aptidão pra coisa é fundamental, se você não gosta de colher laranjas, não plante laranjeiras, oras.
É plenamente óbvio que existem coisas das quais não podemos fugir, saber redigir um texto ou fazer cálculos simples é uma obrigação de qualquer um que tenha ao menos o ensino médio (antigo segundo grau, que é o meu caso).
[quote=drsmachado]Creio que o problema não é a sigla do curso. Um dos arquitetos de software com os quais trabalho é formado em física(!) e é um dos melhores desenvolvedores que conheço.
Já vi muita gente formada em engenharia elétrica que nunca implantou uma estrutura de cabeamento em um prédio (entenda-se qualquer construção), mas programa java e/ou C e/ou outras linguagens com a mesma facilidade que eu.
Claro que aptidão pra coisa é fundamental, se você não gosta de colher laranjas, não plante laranjeiras, oras.
É plenamente óbvio que existem coisas das quais não podemos fugir, saber redigir um texto ou fazer cálculos simples é uma obrigação de qualquer um que tenha ao menos o ensino médio (antigo segundo grau, que é o meu caso). [/quote]
Também concordo com o que você disse, a faculdade por melhor que seja ou por pior que ela seja não ira preparar totalmente o cara para o mercado de trabalho.
O mais importante é o esforço da pessoa, seja ela com formação Tecnológica ou Bacharel.
[quote=douglas_arantes]Concluindo acho que o colega ViniGodoy, se equivocou em dizer que o curso de SI seja ruim para o mercado sendo a principal diferença é essa o CC é mais voltado pra quem quer seguir vida acadêmica/ pesquisa, e o de Análise de Sistemas ou Sistemas de Informação é mais voltado para o mercado, o que não impede nada, pois aqui tem prof. formados em AS com Mestrado e Doutorado em CC, o que geralmente ocorre são faculdades ruins, independente do Curso por Exemplo ha muitas faculdade de Ciência da Computação/Engenharia de Computação/ Análise de Sistemas ou SI, em que o aluno já aprende diretamente a programar em JAVA sem saber o básico que é o C isso porque o único interesse é mandar o aluno o mais rápido possível para o mercado. Acho que o importante é a pessoa escolher uma boa Universidade (geralmente as Federais, ou estaduais como USP, Unicamp), por exemplo aqui na FACOM - UFMS, maior parte dos professores são doutores, que se formaram aqui e depois fizeram os Programas de PÓS nas USP, UNICAMP, e alguns fora do país, claro que deve existir boas Universidade Particulares também.
[/quote]
Pelo que você descreveu, seu curso é uma exceção à regra. E não dá para falar do geral pegando pela exceção. Tanto que alguns colegas aqui do GUJ e diversos alunos meus já reclamaram justamente do foco do curso de SI. Quando contratei pessoas, havia uma tendência clara dos alunos vindos de SI irem pior nas provas de programação, seja lá de que faculdade vieram (a única exceção à regra era a PUCPR). E alguns deles não vieram de faculdades ruins.
E não foi um só, nem de uma só faculdade, nem de um estado. Como dou aula na especialização de jogos, com uma ementa forte em programação, muitos alunos vindos de SI reclamam da falta de base. E falam justamente do enfoque do curso, não da qualidade da faculdade em que estudaram.
Eu não disse que o curso era ruim para o mercado, nem que os profissionais estão condenados ao desemprego. Eu disse que o curso traz mais dificuldades para quem vai entrar no mercado. São coisas diferentes o início da sua carreira da sua carreira como um todo. Creio que um profissional de SI, quando enquadrado na sua área, está em vantagem. Especialmente numa empresa preocupada com processos. Creio que a única profissão tão abundante quanto informática, na sociedade moderna, seja a de administração. E, no caso, o cara estará em larga vantagem no futuro por entender dos dois mundos.
Certamente um curso como o seu não tratá problemas para você quanto a programação no futuro. E fico muito feliz de saber que existem faculdades onde um curso de SI já é tão próximo de um curso de ciência. Não é de surpreender, pois as faculdades já devem estar ouvindo feedbacks de ex-alunos e corrigindo essa deficiência.
Eu também acho uma simplificação perigosa o papo de “o que vale é o esforço do aluno”. Quem fala assim, denigre a importância de uma boa faculdade.
Uma faculdade ruim vai sim, pesar negativamente em seu currículo. Algumas empresas simplesmente descartam currículos vindos de determinados locais, especialmente no primeiro emprego, quando você não tem outra referência para exibir em seu currículo (até pq, já tiveram muitas experiências ruins com outros “coleguinhas” vindos dessas faculdades que levaram o curso nas coxas). Aí não interessa o quão “esforçado” você foi. Você terá menos penetração também no meio acadêmico, caso queira. Finalmente, você tem mais chances de ter professores ruins, o que pode ser um tanto nocivo, especialmente se eles dão informações equivocadas. Faculdades ruins também geralmente tem núcleos de empregabilidade mais fracos, menos oportunidades de bolsas acadêmicas, menos parcerias com empresas, ferramental menos atualizado e uma biblioteca que muitas vezes deixa a desejar - enfim, estrutura para o aluno que quer se esforçar se dar ainda melhor.
Na minha opinião sistemas de informação está em alta nas empresas.
Nerd, escovador de bit, nem tanto.
Isso me dá um certo medo, rs. Apesar de que se for pensar logicamente, isso é algo que não tem como negar.
Ainda bem que as empresas fazem provas e testes, porque sinceramente, se eu dependesse da minha formação superior, eu provavelmente estaria desempregado, ou com um emprego muito pior do que o meu atual.
Buscar emprego já estando empregado são outros 500… se vc já tem experiência profissional, ela vai contar tanto quanto sua faculdade. O problema é mesmo com os colegas que só tem a faculdade para mostrar no currículo.
Faço SI e o ViniGoy tem razão. Para sistemas corporativos e tudo que envolve o desenvolvimento dos mesmos(negócio, estrutura de rede que envolve etc.) SI é PERFEITO(Óbvio, o próprio nome já diz). Agora para desenvolvimento de programas de maior complexidade com outros focos fora dos corporativos, SI não é o curso ideal. A abordagem de estrutura de dados e algoritmos importantes é superficial.
Um aspecto é verdadeiro na realidade de SI : Como já li aqui no fórum a visão das pessoas e o mercado é muito simplista. Portanto, infelizmente, muitos procuram SI pois “é mais fácil” que CC. E geralmente quem procura com essa mentalidade são pessoas que não tem o perfil de estudar, se esforçar etc. São aqueles que querem vida fácil. Resultado disso ? O nível dos alunos SI se mostra muito abaixo do que em CC(no geral) . Mas não exatamente pelos cursos em si, mas muito pelo perfil das pessoas que frequentam os cursos. Esse acaba sendo mais um aspecto que alimenta esse sentimento de que CC é melhor que SI, o diferente nível de profissional que chega para competir no mercado. Mas aquilo que disso, creio que seja muito mais pelo perfil dos alunos do que exatamente pelo curso. Mas sobre esse aspecto do perfil do aluno, me refiro de maneira geral, evidente que tem gente que sua muito em SI, encara com seriedade etc. (Eu, por exemplo )
Mas não creio que seja questão de x é melhor ou y é pior. É a pessoa ter o entendimento do foco do curso e optar por aquilo que crê que seja o melhor para si ou que faça o seu perfil. O problema é que o mercado(e o aluno) é muito imaturo nesse aspecto, no fim de tudo enxerga todos como programadores e aí, evidente, CC da muito mais fundamentação que SI então se conclui que CC é melhor. Mas nem melhor, nem pior, apenas diferentes, com focos distintos.
Essa é a visão que tenho.