De Sistemas de Informação para Ciência da Computação

[quote=Orocildo]Faço SI e o ViniGoy tem razão. Para sistemas corporativos e tudo que envolve o desenvolvimento dos mesmos(negócio, estrutura de rede que envolve etc.) SI é PERFEITO(Óbvio, o próprio nome já diz). Agora para desenvolvimento de programas de maior complexidade com outros focos fora dos corporativos, SI não é o curso ideal. A abordagem de estrutura de dados e algoritmos importantes é superficial.

Um aspecto é verdadeiro na realidade de SI : Como já li aqui no fórum a visão das pessoas e o mercado é muito simplista. Portanto, infelizmente, muitos procuram SI pois “é mais fácil” que CC. E geralmente quem procura com essa mentalidade são pessoas que não tem o perfil de estudar, se esforçar etc. São aqueles que querem vida fácil. Resultado disso ? O nível dos alunos SI se mostra muito abaixo do que em CC(no geral) . Mas não exatamente pelos cursos em si, mas muito pelo perfil das pessoas que frequentam os cursos. Esse acaba sendo mais um aspecto que alimenta esse sentimento de que CC é melhor que SI, o diferente nível de profissional que chega para competir no mercado. Mas aquilo que disso, creio que seja muito mais pelo perfil dos alunos do que exatamente pelo curso. Mas sobre esse aspecto do perfil do aluno, me refiro de maneira geral, evidente que tem gente que sua muito em SI, encara com seriedade etc. (Eu, por exemplo :slight_smile: )

Mas não creio que seja questão de x é melhor ou y é pior. É a pessoa ter o entendimento do foco do curso e optar por aquilo que crê que seja o melhor para si ou que faça o seu perfil. O problema é que o mercado(e o aluno) é muito imaturo nesse aspecto, no fim de tudo enxerga todos como programadores e aí, evidente, CC da muito mais fundamentação que SI então se conclui que CC é melhor. Mas nem melhor, nem pior, apenas diferentes, com focos distintos.

Essa é a visão que tenho.[/quote]

Não só aplicações corporativas, mas tb mobile, web, redes sociais, enfim, como você falou, tudo que gira em torno do negócio do software.

[quote=Orocildo]Faço SI e o ViniGoy tem razão. Para sistemas corporativos e tudo que envolve o desenvolvimento dos mesmos(negócio, estrutura de rede que envolve etc.) SI é PERFEITO(Óbvio, o próprio nome já diz). Agora para desenvolvimento de programas de maior complexidade com outros focos fora dos corporativos, SI não é o curso ideal. A abordagem de estrutura de dados e algoritmos importantes é superficial.

Um aspecto é verdadeiro na realidade de SI : Como já li aqui no fórum a visão das pessoas e o mercado é muito simplista. Portanto, infelizmente, muitos procuram SI pois “é mais fácil” que CC. E geralmente quem procura com essa mentalidade são pessoas que não tem o perfil de estudar, se esforçar etc. São aqueles que querem vida fácil. Resultado disso ? O nível dos alunos SI se mostra muito abaixo do que em CC(no geral) . Mas não exatamente pelos cursos em si, mas muito pelo perfil das pessoas que frequentam os cursos. Esse acaba sendo mais um aspecto que alimenta esse sentimento de que CC é melhor que SI, o diferente nível de profissional que chega para competir no mercado. Mas aquilo que disso, creio que seja muito mais pelo perfil dos alunos do que exatamente pelo curso. Mas sobre esse aspecto do perfil do aluno, me refiro de maneira geral, evidente que tem gente que sua muito em SI, encara com seriedade etc. (Eu, por exemplo :slight_smile: )

Mas não creio que seja questão de x é melhor ou y é pior. É a pessoa ter o entendimento do foco do curso e optar por aquilo que crê que seja o melhor para si ou que faça o seu perfil. O problema é que o mercado(e o aluno) é muito imaturo nesse aspecto, no fim de tudo enxerga todos como programadores e aí, evidente, CC da muito mais fundamentação que SI então se conclui que CC é melhor. Mas nem melhor, nem pior, apenas diferentes, com focos distintos.

se o curso de CC é igual a S.I, por que o preço do curso é maior ?

Os cursos de CC normalmente tem disciplinas como IA, estruturas de dados, sistemas operacionais, sistemas distribuídos, compiladores, etc… esse tipo de disciplina não ajuda muito na hora de fazer um CRUD web, mas é essencial na hora de otimizar um sistema ou de fazer aplicações mais complexas. E todas são disciplinas onde o aluno acaba tendo que programar. Alguns cursos ensinam até paradigmas alternativos, como funcional ou lógico.

E, claro, só pelo fato de você programar mais, você já sairá um pouco mais preparado do que o cara que quase não programou a faculdade inteira.

Mas concordo com vcs. Uma faculdade fraca pode ser fraca em qualquer curso. O importante é ver certinho a ementa, e ver o que você pode cursar de adicional. Não só pelo currículo, mas para você mesmo se tornar um programador melhor.[/quote]

hehehe… dessas matérias que você citou eu tive todas fazendo SI… lol

[quote=Vina]Olá a todos!

Meu nome é Vinícius, tenho 22 anos, trabalho como desenvolvedor web com JavaEE e estou cursando o primeiro ano de Sistemas de Informação pela PUC-Campinas (bolsista). Estou num terrível dilema: sempre fui muito ligado à matemática, tenho uma facilidade enorme em resolver esses tipos de problema, mas percebi que a graduação em Sistemas de Informação tem uma base matemática muito superficial. Na grade, constam como matérias relacionadas a matemática apenas Matemática Discreta, Introdução à Ciência da Computação, Fundamentos de Cálculo Diferencial e Integral, Programação Linear, Álgebra Linear e Estatística. Ou seja, a base matemática é muito fraca.
Estou começando agora nessa área e tenho receio de passar o resto da minha vida resolvendo problemas idiotas que qualquer um com o mínimo de treinamento poderia resolver, sem poder encontrar novos desafios devido à fraca base teórica que tenho. Daí me ocorreu a idéia de fazer a transferência para um curso de Ciências da Computação, tendo em vista que trabalharei com os fundamentos da computação que eu tanto gosto, inclusive com possibilidade de fazer Mestrado e Doutorado em outras áreas do conhecimento (como Física e Engenharia).

A minha grande dúvida é a seguinte: devo continuar o BSI e me formar, e depois ir atrás das matérias complementares do BCC, ou tentar uma transferência para uma federal em BCC? Ou devo simplesmente largar tudo e virar vendedor de coco?? :D[/quote]

Quer continuar atuando no mercado de trabalho e não pretende virar professor? Se sim continue neste seu curso, pois em CC vai usar menos de 10% que aprendeu no mercado e depois invista em pós, Quer virar professor e dar aulas em faculdades? Troque para Ciências da Computação, ao menos aprendera o que cai na pós-comp.

Agora se vc ama tanto matematica e quer muito dar aula pq não faz de vez uma licenciatura em matematica? ou Matematica Computacional?
Pois CC não abrange todas as areas da matematica…

Muitos cursos de SI tem as matérias, mas com carga horária reduzida, ou com enfoque prático.

De qualquer forma, fico feliz por ver que em boa parte estou enganado. Talvez os enfoques de SI mais gerenciais sejam uma característica mais regional.
Nesse caso, desculpem-me o equívoco.

[quote=luistiagos]Quer continuar atuando no mercado de trabalho e não pretende virar professor? Se sim continue neste seu curso, pois em CC vai usar menos de 10% que aprendeu no mercado e depois invista em pós, Quer virar professor e dar aulas em faculdades? Troque para Ciências da Computação, ao menos aprendera o que cai na pós-comp.

Agora se vc ama tanto matematica e quer muito dar aula pq não faz de vez uma licenciatura em matematica? ou Matematica Computacional?
Pois CC não abrange todas as areas da matematica…[/quote]

Que besteira. Eu já usei praticamente tudo que se vê num curso de ciência no mercado de trabalho.
Se você ficar só nos CRUDs simples, aí talvez realmente só use os tais 10%. Mas aí não reclame de ter salário baixo.

De qualquer forma, você vai usar muito de ciência se for trabalhar na indústria, se for trabalhar com engenharia, se for trabalhar com jogos, se for trabalhar com vigilância e, até mesmo, se for trabalhar com sistemas web de grande volume, ou na parte de programação de servidores ou BI.

[quote=ViniGodoy][quote=luistiagos]Quer continuar atuando no mercado de trabalho e não pretende virar professor? Se sim continue neste seu curso, pois em CC vai usar menos de 10% que aprendeu no mercado e depois invista em pós, Quer virar professor e dar aulas em faculdades? Troque para Ciências da Computação, ao menos aprendera o que cai na pós-comp.

Pois CC não abrange todas as areas da matematica…[/quote]

Que besteira. Eu já usei praticamente tudo que se vê num curso de ciência no mercado de trabalho.
Se você ficar só nos CRUDs, aí talvez realmente só use os tais 10%. Mas aí não reclame de ter salário baixo.[/quote]

Bem não é vc que escolhe o que vc quer fazer… É o cliente que pede… Ficaria feliz se me pedissem algo que use uma RNA, um compilador, interpretador ou algo do genero… Porem o maximo que encontrei até agora de interessante mesmo foi um sistema que tinha alguns processamentos de imagem para finalidade artística (acho que nisto eu usei um pouco que aprendi em CC) o resto é sempre sistemas de CRUD, Erp, Crm, Relatórios, Graficos e coisas do genero… E o pior e que não conheço ninguem da area que trabalhou com algo diferente da mesmisse de sempre… Acredito que aqui no Brasil 90% das empresas de software trabalhem apenas com estes tipos de software.

Acho que si é para quem procura uma carreira técnica, mas sem o estigma de péssimo comunicador e de usar pouco pensamento abstrato, comumente associado com profissionais de cc.

Não entendi esta associação. Pq péssimo comunicador e de usar pouco pensamento abstrato? Acredito que vc esteja “abstraindo” demais as coisas…

Novamente gostaria de agradecer às respostas de todos. Decidi que vou continuar fazendo SI e ao mesmo tempo, puxar algumas matérias por fora com as turmas de Engenharia e até em outras universidades (a Unicamp, por exemplo, tem cursos de inverno gratuitos sobre tópicos bem interessantes).

A minha última dúvida é a seguinte: para as vagas onde são necessários conhecimentos um pouco mais específicos de computação, uma graduação em SI prejudica o candidato? Digo isso porque recebo vários e-mails da faculdade sobre vagas e algumas das mais interessantes pedem a formação em Ciência da Computação.

Abs.

[quote=Vina]Novamente gostaria de agradecer às respostas de todos. Decidi que vou continuar fazendo SI e ao mesmo tempo, puxar algumas matérias por fora com as turmas de Engenharia e até em outras universidades (a Unicamp, por exemplo, tem cursos de inverno gratuitos sobre tópicos bem interessantes).

A minha última dúvida é a seguinte: para as vagas onde são necessários conhecimentos um pouco mais específicos de computação, uma graduação em SI prejudica o candidato? Digo isso porque recebo vários e-mails da faculdade sobre vagas e algumas das mais interessantes pedem a formação em Ciência da Computação.

Abs.[/quote]

O que é uma vaga interessante para você? dê alguns exemplos.

[quote=cfred]
O que é uma vaga interessante para você? dê alguns exemplos.[/quote]
Não consigo acessar meu e-mail aqui no trabalho, mas uma das vagas que me interessou pedia conhecimento em:
-Computação Distribuída
-Mineiração de Dados
-Mineiração de Texto
-Processamento de Linguagem Natural
-Recuperação de Informações

Fora isso, pediam experiência com Java e SQL, nada fora do trivial. Mas é esse tipo de vaga que me chama a atenção, que pedem conhecimentos que fogem do comum em vagas de desenvolvimento.

Mas é justamente esse “O FOCO” o problema. Não estou falado que o curso de SI é ruim. Não me interpretem mal. Estou falando que o profissional pode ter dificuldades no início de sua carreira no mercado de trabalho.

Evidentemente, creio que o curso dê muita estrutura para quando o cara sobe. Mas ele vai ter muito o que correr atrás.

Sem falar que o autor falou que o foco dele é mesmo CC.[/quote]

Eu acredito que se o cara interessado faz SI, e o desinteressado faz CC, quem vai ter mais chances de entrar no mercado?
Eu fiz SI numa faculdade HORRENDA, mas SEMPRE estive no mercado de trabalho por causa da minha dedicação e NUNCA tive dificuldades, veja bem: O CURSO não faz nada, quem faz e se esforça é a pessoa, por isso, independente do curso que faça, se a pessoa é dedicada, ela SEMPRE vai ter facilidade no mercado de trabalho.

[quote=douglaskd][quote=Orocildo]Faço SI e o ViniGoy tem razão. Para sistemas corporativos e tudo que envolve o desenvolvimento dos mesmos(negócio, estrutura de rede que envolve etc.) SI é PERFEITO(Óbvio, o próprio nome já diz). Agora para desenvolvimento de programas de maior complexidade com outros focos fora dos corporativos, SI não é o curso ideal. A abordagem de estrutura de dados e algoritmos importantes é superficial.

se o curso de CC é igual a S.I, por que o preço do curso é maior ?[/quote]

em Araçatuba, de onde vim, SI era mais caro que CC =), e uma diferença ABSURDA hahaha e Engenharia da Computação tb era mais barato que SI (Incrível não?) hahaha

[quote=ViniGodoy]
A maior parte das pessoas que fizeram SI que conheço acabam encontrando muita dificuldade no mercado de trabalho.[/quote]

Pode ser no caso das pessoas que você conhece, mas não é assim de um modo geral.

Pode ser no caso das pessoas que você conhece, mas não é assim de um modo geral.[/quote]
Deduzindo que por mercado de trabalho estamos falando da área de programação, a minha experiência é parecida. Eu cursei SI, e na minha sala de 40 alunos (mais ou menos) somente eu e mais um eramos programadores. A grande maioria do pessoal gostava mais da área de processos de negócio, quando era pra fazer algo relacionado a codificação, a coisa ficava feia.

Mas isso é baseado na minha experiência

[quote=Mitidiero][quote=douglaskd][quote=Orocildo]Faço SI e o ViniGoy tem razão. Para sistemas corporativos e tudo que envolve o desenvolvimento dos mesmos(negócio, estrutura de rede que envolve etc.) SI é PERFEITO(Óbvio, o próprio nome já diz). Agora para desenvolvimento de programas de maior complexidade com outros focos fora dos corporativos, SI não é o curso ideal. A abordagem de estrutura de dados e algoritmos importantes é superficial.

em Araçatuba, de onde vim, SI era mais caro que CC =), e uma diferença ABSURDA hahaha e Engenharia da Computação tb era mais barato que SI (Incrível não?) hahaha[/quote]

Aqui é quase o dobro, e tem mais valor quem faz CC

[quote=douglaskd][quote=Mitidiero][quote=douglaskd][quote=Orocildo]Faço SI e o ViniGoy tem razão. Para sistemas corporativos e tudo que envolve o desenvolvimento dos mesmos(negócio, estrutura de rede que envolve etc.) SI é PERFEITO(Óbvio, o próprio nome já diz). Agora para desenvolvimento de programas de maior complexidade com outros focos fora dos corporativos, SI não é o curso ideal. A abordagem de estrutura de dados e algoritmos importantes é superficial.

em Araçatuba, de onde vim, SI era mais caro que CC =), e uma diferença ABSURDA hahaha e Engenharia da Computação tb era mais barato que SI (Incrível não?) hahaha[/quote]

Aqui é quase o dobro, e tem mais valor quem faz CC[/quote]

Tem valor quem conclui um curso e não a que conclui outro? Conheço gente que nem faculdade fez e da banho em MUITOS que fizeram CC, EC, SI e etc. (E não são exceções, pois um pré-requisito para ser programador é ser auto-didata.)

[quote=Vina][quote=cfred]
O que é uma vaga interessante para você? dê alguns exemplos.[/quote]
Não consigo acessar meu e-mail aqui no trabalho, mas uma das vagas que me interessou pedia conhecimento em:
-Computação Distribuída
-Mineiração de Dados
-Mineiração de Texto
-Processamento de Linguagem Natural
-Recuperação de Informações

Fora isso, pediam experiência com Java e SQL, nada fora do trivial. Mas é esse tipo de vaga que me chama a atenção, que pedem conhecimentos que fogem do comum em vagas de desenvolvimento.[/quote]

Para entender Mineração de Dados e Mineração de Texto, voce vai precisar entender de Aprendizado de Máquina (Machine Learning) para entender de Machine Learning, terá que ser muito bom com matemática, principalmente Probabilidade, Estatística, Álgebra Linear e Cálculo, mas não é saber apenas o básico da graduação sobre esses assuntos, é saber mesmo. Acredito que Processamento de Linguagem Natural também precise entender bastante de Probabilidade, Cadeias de Markov etc…
Eu não conheço seu curso de SI, mas se você se interessa por assuntos que fogem do trivial, acredito que SI não é o curso certo. Indo um pouco mais além, acredito que o melhor seja seguir carreira acadêmica se quiser trabalhar com esses assuntos, pois a maioria das empresas não usa esse tipo de conhecimento para desenvolver seus sistemas.

Inclusive os melhores professores, Mestre e Doutores que eu já vi na nossa área eram formados em Matemática e/ou Física, com especializações em T.I
Mas não nescessariamente são os mais ricos e mais badalados na comunidade.