De Sistemas de Informação para Ciência da Computação

[quote=Longino][quote=luistiagos][quote]
Isso é parcialmente verdade. Você escolhe onde quer trabalhar. Se for para setores de P&D, vai trabalhar com coisas bem mais interessantes.
[/quote]

Sem duvida trabalhar na area acadêmica tem coisa bem mais interessante… [/quote]

Será? O trabalho de pesquisador é escrever papers sobre o que for da área de tecnologia e não criar sistemas. Por isso vemos tantas invenções, como por exemplo a interface gráfica ou orientação à objeto, que se populariza somente quando uma empresa investe nelas e seus criadores não vêem um centavo.

Existe até um certo desdém por soluções mais práticas na área acadêmica, onde o que importa é mais teoria.

Eu, por exemplo, não ficaria satisfeito trabalhando assim. Pois para mim a teoria e a prática andam juntas.[/quote]

Sim, a prática e a teoria também andam juntas na área acadêmica, dá uma lida nessa reportagem por exemplo:
http://www.nytimes.com/2008/05/03/technology/03koller.html

[quote=allantrevisan] Deixando minha opinião com relação ao curso de SI e a atuação do graduando na área acadêmica/industria.

Eu por exemplo faço SI e não pretendo atuar no segmento de TI, meu objetivo é trabalhar na industria, em setores de inovação e PeD. Creio eu que se eu não estudasse em uma boa universidade como estudo hoje (claro que ela tem seus problemas) eu não teria a visão que tenho com relação ao segmento da computação. Provavelmente eu não teria tido a chance de conhecer a área de sistemas complexos e simulação social, Sistemas Inteligentes, Autômatos, fundamentos, etc…Por isso creio eu que uma boa formação é essencial sim, afinal de contas existem tópicos que só teremos a oportunidade de conhecer a partir do momento em que eles nos forem apresentados.

Ps: estudo SI na UTFPR de Curitiba. [/quote]

Concordo com você, para a pessoa realmente ver o que é computação independente do curso, seja ele Análise de Sistemas/Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, ou até em cursos de Tecnologia, é necessário a formação em uma boa Universidade que tenha como foco formar um profissional completo, que não esteja apenas interessado em formar para atender imediatamente o mercado, e ensinar a Tecnologia do momento.

[quote] Sim, a prática e a teoria também andam juntas na área acadêmica, dá uma lida nessa reportagem por exemplo:
http://www.nytimes.com/2008/05/03/technology/03koller.html[/quote]

Mas essa Daphne Koller esta fora da realidade da grande parcela da população. Recebeu seu mestrado aos 18 ? É interessante o quanto as pesquisas avançadas integram a computação com as outras áreas do conhecimento como: biologia, socialogia, economia entre outras.

Acho eu que um curso serio de Sistemas de Informação apresenta essa mesma potencialidade, muitos curriculos apresentam disciplinas de economia, sociologia, teoria dos grafos, o que favorece o desenvolvimento de pesquisas com analise de redes sociais, redes complexas e simulação social por exemplo.