Isso é parcialmente verdade. Você escolhe onde quer trabalhar. Se for para setores de P&D, vai trabalhar com coisas bem mais interessantes.
Eu conheço muita gente.
Isso é parcialmente verdade. Você escolhe onde quer trabalhar. Se for para setores de P&D, vai trabalhar com coisas bem mais interessantes.
Eu conheço muita gente.
Sim, eu tento não fazer generalizações. Entretanto, eu conheço muita gente, pois como já expliquei, sou professor de especialização e, portanto, entro em contato com pelo menos 40 alunos já formados por ano.
Mas, como já constatei, talvez eu tenha uma impressão regional. E fico feliz se eu estiver mesmo errado.
[quote=Mitidiero]Eu acredito que se o cara interessado faz SI, e o desinteressado faz CC, quem vai ter mais chances de entrar no mercado?
Eu fiz SI numa faculdade HORRENDA, mas SEMPRE estive no mercado de trabalho por causa da minha dedicação e NUNCA tive dificuldades, veja bem: O CURSO não faz nada, quem faz e se esforça é a pessoa, por isso, independente do curso que faça, se a pessoa é dedicada, ela SEMPRE vai ter facilidade no mercado de trabalho.[/quote]
Um cara interessado em SI e um interessado em CC, quem tem mais chances no mercado?
Um cara numa interessado numa faculdade HORRENDA e um interessado numa faculdade ótima, quem tem mais chances no mercado?
E em qual faculdade você acha que haverá mais gente desinteressada? Numa faculdade ruim, que desestimule os alunos com falta de infra-estrutura, ou num boa faculdade, onde isso não seja um problema? Onde hajam programas de iniciação de estágio, parcerias com empresas e programas de iniciação científica?
Não estou negando que alguém possa superar as dificuldades, tanto que sou um dos que defende que auto-didatas devem se manter no mercado de informática, que deve continuar não exigindo diploma. Mas ninguém pode negar que uma boa faculdade teria facilitado muito as coisas para você, ou para qualquer um que nela entre.
Empresas grandes, como multinacionais, tem como seu principal mecanismo de contratação parcerias com boas faculdades. É lógico que o mercado anseia por bons profissionais e um cara que se supere sempre vai conseguir emprego. Mas certamente, oportunidades melhores tem mais chances de surgir se você estiver num lugar que te apoie.
[quote=luistiagos]
Bem não é vc que escolhe o que vc quer fazer… É o cliente que pede… Ficaria feliz se me pedissem algo que use uma RNA, um compilador, interpretador ou algo do genero… Porem o maximo que encontrei até agora de interessante mesmo foi um sistema que tinha alguns processamentos de imagem para finalidade artística (acho que nisto eu usei um pouco que aprendi em CC) o resto é sempre sistemas de CRUD, Erp, Crm, Relatórios, Graficos e coisas do genero… E o pior e que não conheço ninguem da area que trabalhou com algo diferente da mesmisse de sempre… Acredito que aqui no Brasil 90% das empresas de software trabalhem apenas com estes tipos de software. [/quote]
Se você deseja trabalhar com coisas mais interessantes então precisa mudar de área. Geralmente quando alguém diz que usa “cálculo” ou “estatística” direto é porque está trabalhando em áreas fora de TI, seja pesquisa ou alguma coisa diferente tipo desenvolvimento de jogos.
Um caso que posso citar referente a isso, foi o que ocorreu em um dos semestres que eu cursei na universidade.
De todas as matérias da grade do semestre, uma em particular foi a que mais me interessou, que era Desenvolvimento Web, onde a idéia era ensinar o básico de desenvolvimento de aplicações Web, utilizando a linguagem PHP. Gostei da idéia e achei que seria interessante.
No final o professor foi obrigado a dar aula de HTML, porque a grande maioria da sala não sabia sequer o que era uma tag, imagine então tentar explicar as coisas mais avançadas. Aí sim a motivação foi pro chinelo, e acho que não fui o único a passar por algo parecido.
Sem duvida trabalhar na area acadêmica tem coisa bem mais interessante…
Nessa área também. Mas não estava me referido a ela.
Estava referindo a setores de desenvolvimento de novos produtos.
Empresas grandes como a Siemens, CITS, Positivo, Bosh, Petrobrás tem setores assim.
E todo ano procuram gente.
[quote=luistiagos][quote]
[/quote]
Sem duvida trabalhar na area acadêmica tem coisa bem mais interessante… [/quote]
Será? O trabalho de pesquisador é escrever papers sobre o que for da área de tecnologia e não criar sistemas. Por isso vemos tantas invenções, como por exemplo a interface gráfica ou orientação à objeto, que se populariza somente quando uma empresa investe nelas e seus criadores não vêem um centavo.
Existe até um certo desdém por soluções mais práticas na área acadêmica, onde o que importa é mais teoria.
Eu, por exemplo, não ficaria satisfeito trabalhando assim. Pois para mim a teoria e a prática andam juntas.
Um caso que posso citar referente a isso, foi o que ocorreu em um dos semestres que eu cursei na universidade.
De todas as matérias da grade do semestre, uma em particular foi a que mais me interessou, que era Desenvolvimento Web, onde a idéia era ensinar o básico de desenvolvimento de aplicações Web, utilizando a linguagem PHP. Gostei da idéia e achei que seria interessante.
No final o professor foi obrigado a dar aula de HTML, porque a grande maioria da sala não sabia sequer o que era uma tag, imagine então tentar explicar as coisas mais avançadas. Aí sim a motivação foi pro chinelo, e acho que não fui o único a passar por algo parecido.[/quote]
Dai fica naquela situação se o cara para a matéria para ensinar o que já deveriam saber ele atrasa a matéria para os outros alunos, se continua a matéria os outros alunos se f**** pq não sabem o que já deveriam saber. Neste caso os cursos EAD são vantajosos pois cada um tem seu ritimo de aprendizado…
[quote=Longino][quote=luistiagos][quote]
[/quote]
Sem duvida trabalhar na area acadêmica tem coisa bem mais interessante… [/quote]
Será? O trabalho de pesquisador é escrever papers sobre o que for da área de tecnologia e não criar sistemas. Por isso vemos tantas invenções, como por exemplo a interface gráfica ou orientação à objeto, que se populariza somente quando uma empresa investe nelas e seus criadores não vêem um centavo.
Existe até um certo desdém por soluções mais práticas na área acadêmica, onde o que importa é mais teoria.
Eu, por exemplo, não ficaria satisfeito trabalhando assim. Pois para mim a teoria e a prática andam juntas.[/quote]
Isto que é o problema da area acadêmica… As coisas ficam no embrionário e só saem se alguma empresa investir mesmo na coisa.
Prolog por exemplo é uma excelente linguagem para IA mas nunca nenhuma empresa investiu nele, então ele ficou lá no canto academico abandonado…
Em relação ao que o ViniGodoy disse: a minha idéia é exatamente essa… trabalhar com P&D, mas não seguir totalmente a vida acadêmica. Não gostaria de seguir a vida acadêmica até porque acho pouco estimulante. E a maioria das vagas que me enchem os olhos são para empresas que investem pesado em pesquisa como, por exemplo, o Instituto Eldorado.
A dúvida é: com uma formação mais “humana” (SI), eu seria prejudicado para entrar nesse ramo, mesmo complementando a minha formação por fora?
[quote=Vina]Em relação ao que o ViniGodoy disse: a minha idéia é exatamente essa… trabalhar com P&D, mas não seguir totalmente a vida acadêmica. Não gostaria de seguir a vida acadêmica até porque acho pouco estimulante. E a maioria das vagas que me enchem os olhos são para empresas que investem pesado em pesquisa como, por exemplo, o Instituto Eldorado.
A dúvida é: com uma formação mais “humana” (SI), eu seria prejudicado para entrar nesse ramo, mesmo complementando a minha formação por fora?[/quote]
Na minha opinião sim, você seria prejudicado pela sua formação em SI se seu interesse é pesquisar e criar novas tecnologias, mas isso também depende da área que você quiser pesquisar (leu minha resposta à sua pergunta na página anterior?), mas se você quer apenas programar o que outra pessoa criou, aí acho que você não seria prejudicado.
[quote=cfred][quote=Vina]Em relação ao que o ViniGodoy disse: a minha idéia é exatamente essa… trabalhar com P&D, mas não seguir totalmente a vida acadêmica. Não gostaria de seguir a vida acadêmica até porque acho pouco estimulante. E a maioria das vagas que me enchem os olhos são para empresas que investem pesado em pesquisa como, por exemplo, o Instituto Eldorado.
A dúvida é: com uma formação mais “humana” (SI), eu seria prejudicado para entrar nesse ramo, mesmo complementando a minha formação por fora?[/quote]
Na minha opinião sim, você seria prejudicado pela sua formação em SI se seu interesse é pesquisar e criar novas tecnologias, mas isso também depende da área que você quiser pesquisar (leu minha resposta à sua pergunta na página anterior?), mas se você quer apenas programar o que outra pessoa criou, aí acho que você não seria prejudicado.[/quote]
É como já foi dito por aqui o curso de CC tem enfase em desenvolver novas tecnologias e SI em implementar essas tecnologias para o mercado.
Mas como sabemos o Brasil ainda investe muito pouco em novas Tecnologias e as vagas pra P&D são muito poucas e a concorrência muito grande.
[quote=ViniGodoy][quote=Mitidiero]Eu acredito que se o cara interessado faz SI, e o desinteressado faz CC, quem vai ter mais chances de entrar no mercado?
Eu fiz SI numa faculdade HORRENDA, mas SEMPRE estive no mercado de trabalho por causa da minha dedicação e NUNCA tive dificuldades, veja bem: O CURSO não faz nada, quem faz e se esforça é a pessoa, por isso, independente do curso que faça, se a pessoa é dedicada, ela SEMPRE vai ter facilidade no mercado de trabalho.[/quote]
Um cara interessado em SI e um interessado em CC, quem tem mais chances no mercado?
Um cara numa interessado numa faculdade HORRENDA e um interessado numa faculdade ótima, quem tem mais chances no mercado?
E em qual faculdade você acha que haverá mais gente desinteressada? Numa faculdade ruim, que desestimule os alunos com falta de infra-estrutura, ou num boa faculdade, onde isso não seja um problema? Onde hajam programas de iniciação de estágio, parcerias com empresas e programas de iniciação científica?
Não estou negando que alguém possa superar as dificuldades, tanto que sou um dos que defende que auto-didatas devem se manter no mercado de informática, que deve continuar não exigindo diploma. Mas ninguém pode negar que uma boa faculdade teria facilitado muito as coisas para você, ou para qualquer um que nela entre.
Empresas grandes, como multinacionais, tem como seu principal mecanismo de contratação parcerias com boas faculdades. É lógico que o mercado anseia por bons profissionais e um cara que se supere sempre vai conseguir emprego. Mas certamente, oportunidades melhores tem mais chances de surgir se você estiver num lugar que te apoie.[/quote]
A ÚNICA cosia que vai diferenciar uma pessoa da outra, é a quantidade de esforço que ela utiliza pra chegar no objetivo dela, pois, a faculdade, o curso, sobrenome, dinheiro, bla bla bla, são catalizadores, que sempre podem ser substituídos por mais esforço.
E digo mais, eu por não ter uma boa faculdade desenvolvi em mim uma capacidade maior de aprendizado do que a maioria das pessoas que só sabem se prender em cursos, ou no que o professor ensina. Vc pode reparar, os auto-didatas são a maior preciosidade dentro da nossa área, é muito comum ver auto-didatas ou pessoas que cursaram uma faculdade horrível no topo do mercado.
Basta analisar os maiores da nossa área, quais deles tiveram uma carreira acadêmica e ficaram ricos? Quais deles falaram foda-se pra faculdade e chegaram ao topo por conta própria? Faculdade eu fiz, e te digo que ir toda a noite, era um tormento, pois eu sabia que poderia estar estudando algo melhor, ou trabalhando em freelas, ou utilizando meu tempo duma maneira mais proveitosa.
O que eu digo é: Se vc fez SI, CC, EC, não fez faculdade, não importa, TUDO só depende de VC, mais nada.
Quem fica falando "ah, minha faculdade não me deu base… " Porra, ao invés de reclamar, CORRE ATRÁS, de esse conselho aos seus alunos
Gostei do tópico.
Mas aí é que está. Com o catalizador certo, você chega mais longe mais rápido.
Você está pensando muito na perspectiva do indivíduo. E nessa perspectiva, concordo com você. Mas quando falamos em chances de mercado, você deve pensar é na perspectiva do grupo.
[quote=Mitidiero]E digo mais, eu por não ter uma boa faculdade desenvolvi em mim uma capacidade maior de aprendizado do que a maioria das pessoas que só sabem se prender em cursos, ou no que o professor ensina. Vc pode reparar, os auto-didatas são a maior preciosidade dentro da nossa área, é muito comum ver auto-didatas ou pessoas que cursaram uma faculdade horrível no topo do mercado.
[/quote]
Uma boa faculdade não é aquela que o professor dá de graça o conteúdo para o aluno. Uma boa faculdade também vai fazer o cara ralar e um bocado. O professor irá ensinar e orientar. Sendo o segundo papel tão importante quanto o primeiro.
Eu concordo que um auto-didata pode ir longe. Mas você não pode pegar os poucos indivíduos que estão no topo do mercado, para falar do mercado inteiro. De maneira geral, nas empresas, pessoas graduadas são mais bem remuneradas que pessoas sem graduação, e tem mais chances de contratação (até pq, o currículo, no primeiro emprego, não mostra seu esforço). Da mesma forma, boas faculdades também tem impacto na média salarial dos programadores júniores.
Esforço e dedicação vão dar ao programador destaque na carreira, junto com uma série de atributos pessoais que não estão ligados a ser técnico (falar português direito, ter postura profissional, trabalhar em equipe, etc.). O conhecimento adquirido na faculdade também pode facilitar esse caminho, mas não significa que alguém não possa correr atrás por conta própria.
Definir fatores de sucesso também é uma coisa pessoal. Somente ricos são pessoas de sucesso? Somente famosos?
Ou aquele cara que está num emprego legal, na classe média, tranquilo, é também um cara de sucesso?
[quote]O que eu digo é: Se vc fez SI, CC, EC, não fez faculdade, não importa, TUDO só depende de VC, mais nada.
Quem fica falando "ah, minha faculdade não me deu base… " Porra, ao invés de reclamar, CORRE ATRÁS, de esse conselho aos seus alunos :)[/quote]
Eu aconselho eles nesse sentido o tempo todo.
Inclusive é exatamente o que falei nesse tópico também.
Eu estava observando esse tópico e até então não queria postar, mas depois dessas não acho justo que pessoas leiam e recebam tanta informação escabrosa.
Quem não estudou engenharia vai trabalhar de engenheiro como?
Do jeito como a administradora que derrubou um predio no Rio?
Esses tipos de comentários desencorajam as pessoas a procurarem uma boa instituição de ensino, e isso é a pior coisa que alguém pode passar a outra.
Alguém pode até ter o dom para a coisa, mas se não houver o desenvolvimento desse dom ele não servirá para nada.
Se alguém aqui ler e tiver oportunidade de estudar em uma boa universidade, não a perca. Provavelmente vai se lamentar por toda a vida por a ter perdido. Quem não teve a oportunidade, não desanime e corra atraz.
Uma boa escola vai te fazer crescer como gente. Não é só pelo diploma, mas pelo conhecimento que se adquire tendo contato com pessoas experientes. E não se enganem, faz toda a diferença estudar numa.
Pessoal
Será quem no curso de SI não vê muito programação?
na faculdade onde estudo SI temos:
P1 + lab p1 (pascal / vai mudar para python)
P2 + lab p2 (estrutura de dados com c++ / vai mudar para estrutura de dados com java)
P3 + lab p3 (java)
Praticas de Programação
Metodos avançados de programação
ATAL
Paradigmas de linguagens de programação
e as outras de prache… lógica, engenharia de software e etc…
Mas aí é que está. Com o catalizador certo, você chega mais longe mais rápido.
Você está pensando muito na perspectiva do indivíduo. E nessa perspectiva, concordo com você. Mas quando falamos em chances de mercado, você deve pensar é na perspectiva do grupo.
[quote=Mitidiero]E digo mais, eu por não ter uma boa faculdade desenvolvi em mim uma capacidade maior de aprendizado do que a maioria das pessoas que só sabem se prender em cursos, ou no que o professor ensina. Vc pode reparar, os auto-didatas são a maior preciosidade dentro da nossa área, é muito comum ver auto-didatas ou pessoas que cursaram uma faculdade horrível no topo do mercado.
[/quote]
Uma boa faculdade não é aquela que o professor dá de graça o conteúdo para o aluno. Uma boa faculdade também vai fazer o cara ralar e um bocado. O professor irá ensinar e orientar. Sendo o segundo papel tão importante quanto o primeiro.
Eu concordo que um auto-didata pode ir longe. Mas você não pode pegar os poucos indivíduos que estão no topo do mercado, para falar do mercado inteiro. De maneira geral, nas empresas, pessoas graduadas são mais bem remuneradas que pessoas sem graduação, e tem mais chances de contratação (até pq, o currículo, no primeiro emprego, não mostra seu esforço). Da mesma forma, boas faculdades também tem impacto na média salarial dos programadores júniores.
Esforço e dedicação vão dar ao programador destaque na carreira, junto com uma série de atributos pessoais que não estão ligados a ser técnico (falar português direito, ter postura profissional, trabalhar em equipe, etc.). O conhecimento adquirido na faculdade também pode facilitar esse caminho, mas não significa que alguém não possa correr atrás por conta própria.
Definir fatores de sucesso também é uma coisa pessoal. Somente ricos são pessoas de sucesso? Somente famosos?
Ou aquele cara que está num emprego legal, na classe média, tranquilo, é também um cara de sucesso?
[quote]O que eu digo é: Se vc fez SI, CC, EC, não fez faculdade, não importa, TUDO só depende de VC, mais nada.
Quem fica falando "ah, minha faculdade não me deu base… " Porra, ao invés de reclamar, CORRE ATRÁS, de esse conselho aos seus alunos :)[/quote]
Eu aconselho eles nesse sentido o tempo todo.
Inclusive é exatamente o que falei nesse tópico também. [/quote]
Notei que estamos concordando em muitos aspectos.
Repare bem, o que vc mesmo disse…
Eu reparo que boas faculdades no Brasil, são poucas, e ou as pessoas não tem acesso, basta imaginar que boa parte das pessoas que moram no interior(Eu morava em Araçatuba/SP) não podem sonhar com uma faculdade federal/estadual sem pensar em morar fora e etc, e ao mesmo tempo, as pessoas que ficam nas particulares, tem BOAS chances de ficarem numa faculdade sem uma boa metodologia (Foi o meu caso, não recomendo minha faculdade de jeito nenhum), mas o que faz com que a pessoa dê certo no mercado de trabalho, é ela se esforçar e estudar por conta própria.
É ai que eu digo, o valor da faculdade é o diploma, nada mais, pq todo o conhecimento, experiência, vc pode conseguir por conta própria, vc REALMENTE paga(quando pago) pelo diploma (leve e consideração, que 95% da população não terá acesso a uma faculdade gratuíta, e a maioria das pagas são absurdamente ruins.)
Deixando minha opinião com relação ao curso de SI e a atuação do graduando na área acadêmica/industria.
Eu por exemplo faço SI e não pretendo atuar no segmento de TI, meu objetivo é trabalhar na industria, em setores de inovação e PeD. Creio eu que se eu não estudasse em uma boa universidade como estudo hoje (claro que ela tem seus problemas) eu não teria a visão que tenho com relação ao segmento da computação. Provavelmente eu não teria tido a chance de conhecer a área de sistemas complexos e simulação social, Sistemas Inteligentes, Autômatos, fundamentos, etc…Por isso creio eu que uma boa formação é essencial sim, afinal de contas existem tópicos que só teremos a oportunidade de conhecer a partir do momento em que eles nos forem apresentados.
Ps: estudo SI na UTFPR de Curitiba.