Olá, eu sou programador Visual Basic 6, e gostaria de migrar para uma nova linguagem… e gostei muito da filosofia JAVA. A minha dúvida é se dar para programar de forma procedural no JAVA com no VB6? Mesmo que o JAVA me force a utilizar OOP, eu consigo desenvolver um sistema completo? Tipo contas a pagar e recber, sistemas financeiros, controle de estoques, farmácia, padaria… programas pequenos?
Umas dificuldades que eu encontrei no JAVA foi a utilização de GRIDs…
Voce quer programar em Java sem OO?
Cara eu estou começando a programar em Java a pouco tempo…
Talvez você queira programar de forma procedural agora , mas acredito que (caso) você venha a estudar Java e realmente gostar vai ver que não tem vantagem alguma em querer programar assim.

Graças a Deus não. Chega uma hora que vira uma salada e vai começar a ter um monte de problemas, até com limite de caracteres em arquivo de código fonte. Tudo no java é orientado a Objeto. Além do mais, quando aprender OO vai perceber o quanto é mais difícil programar procedural. Eu também vim do VB6.
Véio vai na fé…
Alguns anos atrás eu vim para o Java do VB3.
hauahuahahaua
Abraços
Wanderson 8)
[quote=xwillianss]Olá, eu sou programador Visual Basic 6, e gostaria de migrar para uma nova linguagem… e gostei muito da filosofia JAVA. A minha dúvida é se dar para programar de forma procedural no JAVA com no VB6? Mesmo que o JAVA me force a utilizar OOP, eu consigo desenvolver um sistema completo? Tipo contas a pagar e recber, sistemas financeiros, controle de estoques, farmácia, padaria… programas pequenos?
Umas dificuldades que eu encontrei no JAVA foi a utilização de GRIDs…[/quote]
Eu estou aqui me perguntando, de onde veio a idéia que Java não poderia fazer isso?
Mas respondendo, sim, pode fazer o que você quiser.
poder é claro que pode, mais aconselho gastar um certo tempo com OO por que vale muito a pena… inclusive a curto prazo
cara, vc pode programar como vc quiser. Só que os malefícios serão grandes.