Olá, eu sou programador Visual Basic 6, e gostaria de migrar para uma nova linguagem… e gostei muito da filosofia JAVA. A minha dúvida é se dar para programar de forma procedural no JAVA com no VB6? Mesmo que o JAVA me force a utilizar OOP, eu consigo desenvolver um sistema completo? Tipo contas a pagar e recber, sistemas financeiros, controle de estoques, farmácia, padaria… programas pequenos?
Umas dificuldades que eu encontrei no JAVA foi a utilização de GRIDs…
Voce quer programar em Java sem OO?
Cara eu estou começando a programar em Java a pouco tempo…
Talvez você queira programar de forma procedural agora , mas acredito que (caso) você venha a estudar Java e realmente gostar vai ver que não tem vantagem alguma em querer programar assim.

Graças a Deus não. Chega uma hora que vira uma salada e vai começar a ter um monte de problemas, até com limite de caracteres em arquivo de código fonte. Tudo no java é orientado a Objeto. Além do mais, quando aprender OO vai perceber o quanto é mais difícil programar procedural. Eu também vim do VB6.
Véio vai na fé…
Alguns anos atrás eu vim para o Java do VB3.
hauahuahahaua
Abraços
Wanderson 8)
[quote=xwillianss]Olá, eu sou programador Visual Basic 6, e gostaria de migrar para uma nova linguagem… e gostei muito da filosofia JAVA. A minha dúvida é se dar para programar de forma procedural no JAVA com no VB6? Mesmo que o JAVA me force a utilizar OOP, eu consigo desenvolver um sistema completo? Tipo contas a pagar e recber, sistemas financeiros, controle de estoques, farmácia, padaria… programas pequenos?
Umas dificuldades que eu encontrei no JAVA foi a utilização de GRIDs…[/quote]
Eu estou aqui me perguntando, de onde veio a idéia que Java não poderia fazer isso?
Mas respondendo, sim, pode fazer o que você quiser.
poder é claro que pode, mais aconselho gastar um certo tempo com OO por que vale muito a pena… inclusive a curto prazo
cara, vc pode programar como vc quiser. Só que os malefícios serão grandes.
Java e OO estão muito ligados, programar procedural no java é perder tempo.
estude um pouco mais e veja que vc vai ter só benefícios programando com OO.
[]s
Vc consegue sim fazer de forma “procedural”, mas esqueça a metodologia do VB, senão irá fazer vários POGs que refletirão negativamente lá na frente. Outra coisa, a programação OO também tem o seu lado “procedural”. Digo isto para que vc simplesmente não se assuste bastante com a nova metodologia.
Outra coisa, os grids no Java (assim como no C#) são mais poderosos, mas também são terríveis de trabalhar. Eles tentam ser automáticos mas são pouco produtivos. Antes de se aventurar a mexer com eles, estude-os bastante.
Inté.
Ta ai uma coisa interessante. Como ele faria para utilizar a JTable sem usar OO?
Poder, pode, mas não é legal.
De qualquer forma, corra de VB. Vá pra C#, Java, Pascal, C++, Ruby, Python, Scala, Whitespace, seja o que for! Tive amigos bem legais, amigos mesmo que, depois que foram pro VB, viraram um bando de c***.
(o pior de tudo é que é verdade) Vem pro Java cara!
Minha grande dificuldade mesmo é o jTable… mas já estou me convencendo que o JAVA é a melhor opção, pois posso programar meus programinhas(controle de estoque…) sem problemas… eu acho!. :roll:. Mas acho que são coisas como o jTable que agente acaba aprendendo com paciencia e perseverança… só não entendi uma coisa. Porque os hosting para sites em Java são caros? E se eu quiser fazer um site, para a churrascaria da Dona Benta, pra ela divulgar sua feijoada turbinada com pimenta?
Porque você vai precisar de um container de servlets ou um servidor de aplicações e que na maioria das vezes os donos das hospedagens não sabem configurar (os mais fuleiros acham que é igual php), o serviço é uma porcaria e eles te combram a mais por isso. Bom mesmo é ter um servidor próprio.
Se o site da Dona Benta for ser estático, apenas para mostrar a feijoada, para que usar Java ao invés de html “puro”?
[quote=davidbuzatto][quote=xwillianss]
Se o site da Dona Benta for ser estático, apenas para mostrar a feijoada, para que usar Java ao invés de html “puro”?[/quote]
Mas se ela quiser cadastrar todos os clientes que acharam a pimenta ardente? E se ela quiser buscar os clientes que perderam a boca com o ardor da pimenta? Vamos supor que ela queira que o próprio cliente cadastre sua própria receita de feijoada…?
Vou precisar de um banco de dados e alguns servlets e JSPs pra isso… eu acho!
E porque os hostings cobram caros apenas porque entrou nessa configuração o conteiner servlets?
O google tem uma opção interessante. Talvez atenda o site da churrascaria da Dona Benta. Mas se for somente para divulgação, você encontra outras opções interessantes estáticas.
http://code.google.com/intl/pt-BR/appengine/
Mas você deveria considerar estudar OO para usar java. O pessoal aqui está falando que é possível por causa do lado teórico da coisa. Mas no lado prático você enfrentara muitos problemas. Vai ser tentando a usar métodos estáticos para simular tarefas do VB6 e a famosa (e desastrosa) Classe Global cheia de métodos e variáveis estáticas. O Swing (parte Desktop do java) é considerado o melhor exemplo de aplicação de OO na linguagem. Já li que é considerados por muitos uma obra de arte. Usar isso, sem usar OO vai ser mais difícil do que aprender OO. Você vai ser obrigado a aprender Interface e Herança querendo ou não. Não da para usar Swing sem isso, e não vai ser só com a JTable que você terá dificuldade. Aprenda OO, não é tão difícil assim, e Java não é VB.
[quote=mvargens]O google tem uma opção interessante. Talvez atenda o site da churrascaria da Dona Benta. Mas se for somente para divulgação, você encontra outras opções interessantes estáticas.
http://code.google.com/intl/pt-BR/appengine/
Mas você deveria considerar estudar OO para usar java. O pessoal aqui está falando que é possível por causa do lado teórico da coisa. Mas no lado prático você enfrentara muitos problemas. Vai ser tentando a usar métodos estáticos para simular tarefas do VB6 e a famosa (e desastrosa) Classe Global cheia de métodos e variáveis estáticas. O Swing (parte Desktop do java) é considerado o melhor exemplo de aplicação de OO na linguagem. Já li que é considerados por muitos uma obra de arte. Usar isso, sem usar OO vai ser mais difícil do que aprender OO. Você vai ser obrigado a aprender Interface e Herança querendo ou não. Não da para usar Swing sem isso, e não vai ser só com a JTable que você terá dificuldade. Aprenda OO, não é tão difícil assim, e Java não é VB.[/quote]
Valeu, muito obrigado pelas explicações!