Debian-BR CDD - problemas com a interface gráfica

17 respostas
Rubem_Azenha

ola pessoal…
eu sei que aki não é forum de linux, mas tem bastante linuxers aki que talvez possam me ajudar

estou com problemas com a distro Debian-BR CDD 1.0 R4

eu instalei ela normalmente, com o KDE, ok

mas na hora de abrir a interface gráfica, da pau…

a tela fica preta, como se estivesse em estado de espera, com a luz que indica se o monitor esta ligado, amarela

eu tenho uma placa 3d na nvidea, pode ser isso?
como eu instalo a placa “na marra”?

da pra usar apt-get pra instalar os drivers da placa?
onde ficam armazenados os mirros do apt-get e quais são os melhores mirrors?

17 Respostas

cv1

Voce provavelmente esta com um problema na configuracao do seu X server… de uma lida nos guias de configuracao e na documentacao do treco :slight_smile:

F

dae,
Confira os mirros em http://www.apt-get.org/

e quanto ao resto um site loco é o http://www.vivaolinux.com.br/

iSoron

Geralmente o que causa isso é quando voce escolhe uma frequencia errada nas configurações…
Tenta usar os valores mais baixos.

eu tenho uma placa 3d na nvidea, pode ser isso?
como eu instalo a placa “na marra”?

No site da Nvidia tem os drivers. Você baixa, instala e ele gera outro driver de video, o “nvidia” (ao invés do padrão “nv”).
Aí basta entrar em /etc/X11/xorg.conf (ou coisa assim) e trocar o “nv” por “nvidia”:

Section "Device" Identifier "GeForce" #Driver "nv" (antigo) Driver "nvidia"

Na verdade, o instalador já vem com umas instruções melhores que as minhas. :slight_smile:

[]'s
iSoron.

Paulo_Silveira

usa o “xf86config” e manda ele configurar sua placa para VESA. a maioria absoluta eh compativel.

ou entao da um “dpkg-reconfigure xserver-xfree86”. acho que eh mais facil que o xf86config se voce pedir pra ele te perguntar pouco sobre os detalhes do seu hardware

kuchma

Veja o erro que esta dando quando o X cai (abre e fecha). Eu, p.ex., as vezes tenho problemas com as fontes “fixed”… ai eh soh ajeitar isso e ta-da! :smiley:

Marcio Kuchma

Rubem_Azenha

valeu ae

problema no XServer mesmo
eu tentei em casa com o dpgk-recon… e não deu certo, acho que eu escolhi os valores errados… O.o

eu até baixei o driver da nvidea que veio nun arquivo .run
e eu executei sh nvida****.run
ele pediu o diretório do fonte do kernel O.o não faço idéia de onde seja, mas vou procurar

maldição… podia ser que nem no SuSe, conectiva, etc… detecta tudo automaticamente, sem problemas

iSoron

Se ele não achou, é provavel que você não tenha mesmo.
Geralmente na instalação você pode instalar os fontes, se quiser… :wink:

[]'s
iSoron.

Rubem_Azenha

o pior que não tem opção de instalar os fontes :frowning:
maldita distribuição brasileira!

kuchma

microfilo:
o pior que não tem opção de instalar os fontes :frowning:
maldita distribuição brasileira!

Tenta o Kurumin, pra voce pegar o jeito… por baixo eh Debian e o reconhecimento de hardware eh show. Tem tambem o Ubuntu no mesmo esquema.

Marcio Kuchma

Rubem_Azenha

eu tive que usar o VIM para adicionar uns mirros de apt-get e usar o apt-get para instalar o pacote kernel-source

ele baixou um arquivo tar.bz2
descompactei com
tar tf kernel-source-2.8.6.tar.bz2
ele levou 10 minutos e descompatou um monte de coisas
aí eu passei como parametro a pasta onde o kernel esta decompactado para o driver do nvidia e nada, diz a versão do kernel é diferente da do kernel do código-fonte

eu tentei, sem sucesso, dpgk-reconfigure e xfree86cfg

o kurumin é legal, mas tenho traumas dele… tentei apagar o j2re e apaguei todos os hds do meu pc, em um fato bem conhecido por vcs…

caiofilipini

Mas isso você poderia ter feito em qualquer distro… :roll:

cv1

E o que o Kurumin tem de culpa nisso? :?

Sobre o kernel: se funcionou no Kurumin, quer dizer que vc nao precisa necessariamente dos drivers da NVidia. Tente acertar a configuracao do seu X que funciona sem ter que se matar pra compilar kernel, driver e o escambau :wink:

Rubem_Azenha

culpa nenhuma, mas não deixo de estar com traumas
se fosse uma distro em que eu pudesse não intalar algum pacote, isso não teria acontecido :smiley:

vou tentar configurar o x… de novo

keller

olá basta você usar o xf86cfg e usar o driver VESA, funcionara de certeza…

ou tente uma distribuição robusta como o Slackware :lol: valeu? até mais… :wink:

Slack4Ever :smiley:

Rubem_Azenha

eu tentei o slack e levei muito tapa na cara :frowning:

eu to meio sem tempo pra me matar de pesquisar para descobrir como usar essas “distribuções avançadas”
o jeito é usar uma mais simples até eu ter mais tempo

keller

Fedora Core?
Achei bem facil. :smiley:

Rubem_Azenha

ja baixei o kurumin…

Criado 6 de março de 2005
Ultima resposta 9 de mar. de 2005
Respostas 17
Participantes 8