Debugar JavaScript que esta dentro de um JSP

4 respostas
rodantas

Oi será q alguem sabe me responder como eu faço para debugar um arquivo de JavaScript que esta dentro de um JSP?

tentei usar o mozilla venkman mas num deu certo achei um sw mto bom 1st JavaScript editor mas ele não funciona com o JSP…
se tiver uma solução ficaria mto grato…

Abraços,

Rodrigo

4 Respostas

bland

Certa vez me surgiu essa mesma dúvida, e o que me responderam foi:
“Use alert”.
Na teoria pode ser algo absurdo, mas realmente funciona. Você coloca alerts aonde você tenha dúvida no fluxo e analisa.
Bem, debugger para JavaScript eu nunca ouvi falar, mas os alerts funcionam.

Abraço!

rodantas

o ruim do alert é q perde mto mto mto tempo…
e fico pingando o server direto pra cada erro e depois não posso voltar no mesmo loop tenho q esperar executar tudo pra poder voltar aonde eu quero…

se alguem tiver uma solução eu vou ficar mesmo mto grato!

T

JavaScript é coisa do browser, portanto deve ser debugado por alguma IDE que possa falar com o browser.
Por exemplo, se você usa o Internet Explorer pode tentar debugar o JavaScript em uma IDE (“Visual Script Debugger”) que costuma vir com o IE.
Acho que o Firefox também tem uma extensão que é um debugador de javascript. É questão de você fuçar no site de “extensions” do Firefox.

T

Uma coisa muito legal, quando você tem um JavaScript cujo conteúdo foi gerado pelo JSP ou que foi dinamicamente gerado por outro JavaScript, é usar o Firefox e a extensão "Web Developer". É que você consegue ver o JavaScript e os tags HTML gerados dinamicamente se escolher a opção "Web Developer -> View Source -> View Generated Source". Isso já mata muitos problemas que ocorrem porque você não consegue saber o que o "document.write" fez sem ver o "generated source".

Criado 20 de julho de 2006
Ultima resposta 20 de jul. de 2006
Respostas 4
Participantes 3