DecimalFormat

Um programa recebe dois números inteiros e faz a média, sendo a média em duas casas decimais.

media = (double) total / contador;

Bom isso divide “total” por “contador”, sendo o resultado com duas casas decimais, mas quando vai mostrar o resultado o exemplo faz o seguinte:

J.OptionPane.showMessageDialog ( null, "A média é: " +   
twoDigits.format ( media ), " Média da Classe",   

JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE );

Porque no segundo argumento, em:

"A média é: " + twoDigits.format ( media )

não posso colocar apenas

"A média é: " + media

?

poder vc pode, agora o valor que vc vai exibir nao vai aprecer com a formatação desejada

Tem uma linha :

DecimalFormat twoDigits = new DecimalFormat ( “0.00” )

O que seria “twoDigits” ? Se for um método, porque não tem a seguinte sintaxe:

DecimalFormat.twoDigits

? E “new DecimalFormat” o q é?

c tá aprendendo Java agora né ?!?!

DecimalFormat é uma classe.
twoDigits é um objeto.

tô aprendendo agora, a propósito, o nome dessa sala é ou não iniciates?

Ola Be, deixa eu te explicar certinho!!

Primeiramente note que no comeco do codigo q vc ta falando tem a seguinte linha…

import java.text.DecimalFormat;

esta instrucao importa a classe Decimal Format do pacote text. Certo?

Agora na linha…

DecimalFormat twoDigits = newDecimalFormat( " 0.00 " );

Ele esta criando uma INSTANCIA dessa classe. Td bem

na linha…

JOptionPane.showMessageDialog ( null, 
   "A média é: " + twoDigits.format ( media ), " Média da Classe", 
   JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE ); 

Agora o twoDigits.format( media ) ele esta atribuindo ao metodo twoDigits( aquele q foi criado ) para aproximar a variavel media em 2 casa decimais depois da virgula ( " 0.00 " ). OK?

Mas lembrando q vc pode delimitar quantas casas depois da virgula ele pode aproximar!!! E so aumentar os zeros na declaracao da instancia!!

Ha… pelo exercicio vc tem o livro da Deitel, eu tb tenho!! C vc quizer tirar alguma duvida sobre qualquer exercicio vc me contacta!!

Abracao e te +

Fala Be !

Acho legal vc dar uma olhada na base da linguagem antes de começar ir metendo a mão na massa. Aliás, se vc não tiver nenhuma experiência em orientação a objetos, acho legal ler um pouco a respeito tb, pq Java é totalmente orientado a objetos.

No livro do Deitel acredito que tenha um ou mais capítulos todo voltados a isso.

Qquer dúvida é só postar q a gente ajuda !!

Falou :smiley: ,
Fábio

to estudando pelo deitel, esse exemplo é desse livro, so q ele não explica direito essa parte